28/02/2020

Alimentação saudável também se aprende na escola

Dia-da-alimentacao

Cálculos, ortografia, história local e mundial, sexualidade, saúde, biologia e geografia são alguns dos temas que são ensinados em salas de aula. Porém, além dos avanços sobre sexualidade e outros temas, é necessário também incluir uma abordagem sobre os cuidados com a alimentação, desde cedo.
 
A obesidade já é um dos maiores problemas entre crianças e adolescentes. Sedentários, eles conhecem pouco sobre o funcionamento do corpo humano e abusam demais de comida não saudável.
 
Os pais precisam falar com os filhos, os professores precisam conversar com os alunos, as escolas precisam adaptar os cardápios e oferecer merenda mais saudável e balanceada.
 
Essa conversa deve acontecer para que as crianças e adolescentes tenham mais consciência sobre aquilo que come e sobre os efeitos que uma péssima alimentação terá na sua saúde e o quanto isso pode, inclusive, prejudicar o seu aprendizado.

O que é alimentação saudável?

Trata-se da ingestão de ingredientes ricos em nutrientes, carboidratos, proteínas e vitaminas que o organismo necessita para preservar o bom funcionamento.
 
Alimentos processados e ou industrializados são ricos em gorduras, sódio e açúcar e provocam um desequilíbrio de energia que é nocivo ao corpo humano.
 
Esse desequilíbrio atrelado ao baixo gasto calórico resulta em um acúmulo de peso e outros problemas relacionados.

O que fazer?

Atualmente, muitas escolas privadas já oferecem um cardápio bem balanceado com a ajuda de nutricionistas, realidade bem diferente daquela encontrada na rede pública.
 
Porém, em ambos os casos, o debate sobre os hábitos alimentares ainda é bem raro.
 
A criança hoje ouve que deve comer frutas e legumes, mas não é explicado o benefício direto que está alimentação traz para o corpo. Assim como não é apresentado o efeito de uma comida industrializada.
 
Desta forma, ela vai ter maior consciência sobre como equilibrar o consumo de hambúrguer, pizzas, frutas, verduras, legumes, proteínas e outros ingredientes sempre que for a um restaurante ou tiver que optar por uma refeição em casa.
 
Inclusive, algumas escolas poderiam convidar alunos para participar da confecção da merenda escolar. O aprendizado é sempre mais eficiente na prática.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×