31/10/2021

Alfabetização matemática e colaboração docente a partir da plataforma MEC RED

Image11

Alfabetização matemática e colaboração docente a partir da plataforma MEC RED   

Segundo D’Ambrósio (2003, p.3),

os professores precisam aproximar a disciplina [Matemática] do que é espontâneo, deixar a criança à vontade, propor jogos, distribuir balas, objetos, para que o aluno se sinta bem. A criança adquire habilidades para a matemática em casa, no meio em que vive. Cada um tem seu próprio modo de aplicá-la. Só que na escola dizem que a matemática não se faz do jeito de casa. Rechaçam esse conhecimento que o aluno traz e isso cria conflito.

 

A provocação de D’Ambrósio (2003) sinaliza que os educadores e as educadoras dos primeiros anos de escolaridade exercem um papel singular na alfabetização matemática das crianças. Entendo, ainda, que os pequenos estudantes precisam vivenciar um ambiente genuinamente alfabetizador, no qual a oralidade, a leitura e a escrita também mobilizem os conhecimentos, os saberes e as experiências infantis em relação aos conceitos matemáticos.

Atualmente realizo um estudo (BATISTA, 2021), cujo

objetivo é analisar a abrangência de eixos temáticos, bem como as potencialidades pedagógicas dos recursos educacionais digitais para alfabetização matemática disponíveis na Plataforma MEC RED <https://plataformaintegrada.mec.gov.br/>.Os resultados da pesquisa contribuirão efetivamente para a elaboração de material didático-pedagógico gratuito, destinado a professores e professoras da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 

 

Recomendo que os interessados em disponibilizar gratuitamente os seus produtos educacionais em um repositório institucional nacional, acessem a plataforma MEC RED e obtenham informações detalhadas sobre esse espaço de colaboração docente.

 

Referências

BATISTA, P. S.. Mapeamento de recursos educacionais digitais para alfabetização matemática disponíveis na plataforma MEC RED. CONGRESSO INTERNACIONAL MOVIMENTOS DOCENTES, IV SEPAD E II PRATIC, 2021, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Disponível em: https://youtu.be/UGGAIo0pPuE. Acesso em 30 out. 2021.

D’AMBRÓSIO, U.. Etnomatemática. Diário do Grande ABC, Santo André-SP. 31 out. 2003; Diário na Escola - Santo André: p. 3.

--

Paulo Soares Batista, Belo Horizonte-MG

Especialista em Tutoria em Educação a Distância pela Faculdade de Educação São Luís (FESL), e Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar pelo Instituto Superior Tupy (IST). Professor efetivo da SEE-MG/ Membro RedINET.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×