16/05/2022

Agregando Conhecimento em tempos de pandemia

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Projeto de extensão Agregando Conhecimento em Tempos de Pandemia

Por: Elenir Souza Santos Rocha (Docente associada no IMS-CAT-UFBA); 

Mikaela de Oliveira Veríssimo; Laís Nery Pinheiro; Carlos Daniel de Sousa Rocha; Marta Maria Silva; Ednilce Silva de Eça. (Bolsistas/Colaboradores)

Resumo

Neste projeto tem como objetivo a formação de cidadãos críticos que possam tomar decisões relevantes na sociedade, relativas a aspectos científicos e tecnológicos. Explorando as potencialidades dos discentes, por meio da metodologia de gravação de vídeos com divulgação em redes sociais e apresentação de lives, com assuntos relacionados ao ensino de Química, Biologia, Educação Ambiental, Poluição Ambiental, Língua Portuguesa, Psicologia e Saúde, o que facilitará a aprendizagem dos conteúdos estudados, durante o ano letivo. Toda a equipe executora participará das lives e da gravação dos vídeos, quer seja acompanhando ou mesmo apresentando-os. Serão abordados temas variados, como importância das abelhas, propriedades químicas dos méis, educação ambiental, poluição ambiental, alguns assuntos da química geral, da biologia e da língua portuguesa, dentre outros. O projeto é aberto ao público em geral, principalmente por se tratar de materiais divulgados nas redes sociais, porém, será feita inscrição para aqueles que desejarem acompanhar o projeto para uma melhor aprendizagem e obtenção de certificado. As lives e os vídeos ficarão gravados, para que os participantes que não puderem acompanha-los no momento das apresentações, possam assisti-los posteriormente. Espera-se com este projeto, a melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos discentes, no que diz respeito aos conteúdos estudados.

Introdução

De acordo com atualização efetuada pela Unesco, órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) direcionado para Educação e Cultura, cerca de 1,5 bilhão de estudantes ao redor do planeta chegaram a ter suas atividades educacionais presenciais interrompidas ou reconfiguradas, por conta da COVID-19. O contingente representa mais de 90% de todos os estudantes do planeta. O Brasil, assim como outros países do mundo, não estava preparado para essa alteração na forma de realizar a Educação. A emergência da crise nos obrigou a aprendermos aceleradamente, mesmo sabendo que todos somos quase inexperientes no momento. Neste contexto, o projeto “Agregando Conhecimento em Tempos de Pandemia” visa contribuir com a construção de conhecimento no processo de ensino e aprendizagem, pois com o avanço da pandemia ocasionada pelo Coronavírus, as instituições educacionais necessitaram alterar sua forma de educar, considerando que isto é realizado por gestores, professores, família e educandos. Sabe-se que o processo de ensino e aprendizagem, muitas vezes, está marcado por apelos de renovação, concentrando-se principalmente sobre a importância de se estimular o aluno e a aluna a participarem ativamente do processo de ensino e aprendizagem, buscando respostas aos porquês e a aprenderem a linguagem científica. Apesar de não se constituírem verdades científicas é preciso saber aproveitar e utilizar as concepções trazidas e construídas pelos alunos e alunas, para que ocorra mudança conceitual, e consequentemente, a aprendizagem. Para que este processo aconteça de forma satisfatória, não só os professores, mas também os alunos devem ser produtores de conhecimentos significativos e contextualizados. O aluno necessita, com a ajuda do professor, desenvolver competências específicas, tais como desenvolver a comunicação, viver em comunidade, aprender a pensar, em síntese: aprender a aprender continuamente. Dessa forma, o aluno e a aluna, aprendem a fazer as “suas próprias perguntas”, a propor e a checar hipóteses para problemas relevantes de seu contexto, a perceber as diferenças entre os seres humanos e suas culturas e a desenvolver uma visão integrada de seu mundo.

Objetivos e Justificativa

  • Formar cidadãos críticos que possam tomar decisões relevantes na sociedade, relativas a aspectos científicos e tecnológicos;
  • Utilizar a metodologia de apresentação de lives e vídeos gravados para agregação de conhecimento;
  • Desenvolver, nos participantes, o senso da responsabilidade em época de pandemia Promover discussões e reflexões sobre o ensino-aprendizagem e as possibilidades de inovação metodológica nas áreas do referido projeto;
  • Refletir e discutir questões do cotidiano;
  • Incentivar a participação dos envolvidos;
  • Sistematizar os conhecimentos construídos para possíveis publicações.

Diante da importância do processo de ensino e aprendizagem, faz-se necessário a utilização de estratégias que possibilitem, de forma mais eficaz, a aquisição do conhecimento de forma geral. Assim, este projeto se justifica pela necessidade de mudança na forma de abordar a produção de conhecimento diante da nova realidade que se apresenta para a educação. Portanto, no contexto da pandemia, em que prevalece o ensino online, mediado pelas tecnologias digitais, surge este projeto, como uma possibilidade de explorar melhor as potencialidades do público em geral e dos alunos e alunas do ensino médio e superior participantes do projeto, agregando conhecimentos, por meio da metodologia de gravação de vídeos com divulgação em redes sociais e apresentação de lives, abordando assuntos relacionados à Química, Biologia, Educação Ambiental, Poluição Ambiental, Língua Portuguesa, Psicologia e Saúde. Aliado a disso, esta atividade tem a finalidade de procurar despertar nos participantes do projeto uma consciência crítica sobre os temas e questões estudadas.

Metodologia

Este projeto tem sido desenvolvido por meio de lives e de produção de vídeos e posts para postagens em redes sociais e canais de mídia digital, com assuntos relacionados ao ensino de Química, Biologia, Educação Ambiental, Poluição Ambiental, Língua Portuguesa e Psicologia. Toda a equipe executora participará das lives e da produção dos vídeos, quer seja acompanhando ou mesmo apresentando-os. Serão abordados temas variados, como importância das abelhas, propriedades químicas dos méis, educação ambiental, poluição ambiental, alguns assuntos da química geral, da biologia e da língua portuguesa, da psicologia, da saúde, dentre outros. As lives são apresentadas esporadicamente e são divulgadas com antecedência, para o público em geral e para os participantes do projeto. Os vídeos são produzidos e postados semanalmente nas redes sociais. Os participantes são avisados das postagens. No final de cada semestre é feita 1 (uma) avaliação online para os participantes que se inscreverem, por meio de formulário online disponibilizado na plataforma Google forms, para certificação.

Integração com pesquisa e ensino

O princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão universitária revela-se um permanente desafio no cotidiano das universidades brasileiras. Neste sentido, na forma como vislumbramos neste projeto de extensão tem como pressuposto a clara participação de discentes, docentes e comunidade, em geral, nas atividades e discussões da proposta. Por se tratar de um projeto totalmente online, possibilita a participação de discentes da UFBA e de outras instituições de ensino, não só públicas como particulares e do ensino médio e todos quantos quiserem participar, não apenas como inscritos na proposta como acompanhando as atividades, virtualmente. Pode-se afirmar que neste projeto, agregando conhecimento em tempos de pandemia, há uma integração muito grande, da universidade, com a comunidade, interna e externa, tendo em vista, que as diversas áreas, alcançadas pelo projeto, faz com que o interesse é despertado, para participação das atividades propostas. Dessa forma, ensino, pesquisa e extensão colocam-se como constituintes da proposta deste projeto. O participante deste projeto poderá agregar mais conhecimento, em relação aos conteúdos já vistos na universidade ou no ensino médio, já que o alcance é para todos, bem como, aprofundar em temas pesquisados cientificamente. Inclusive, no contexto da pandemia, as lives na área da Psicologia, possibilita não só a obtenção do conhecimento, como também refletir em algumas questões, como ansiedade, perdas, resiliência, entre outros. Isso acontece em todas as áreas envolvidas na referida proposta.

Impactos esperados para bolsistas

  • Formar cidadãos críticos que possam tomar decisões relevantes na sociedade, relativas a aspectos científicos e tecnológicos;
  • Utilizar a metodologia de apresentação de lives e vídeos gravados para agregação de conhecimento;
  • Desenvolver, nos participantes, o senso da responsabilidade em época de pandemia;
  • Promover discussões e reflexões sobre o ensino-aprendizagem e as possibilidades de inovação metodológica nas áreas do referido projeto;
  • Refletir e discutir questões do cotidiano;
  • Incentivar a participação dos envolvidos;
  • Sistematizar os conhecimentos construídos para possíveis publicações.

Impacto esperado sobre a ampliação da relação bidirecional da UFBA com a sociedade na produção de conhecimento

Como se trata de um projeto online, o alcance da comunidade tem sido bem satisfatório e mais uma vez, a UFBA tem conseguido ultrapassar fronteiras. São inscritos de várias universidades, pós-graduados e sociedade em geral, participando do projeto e agregando conhecimento. Com isso, a universidade se aproxima da comunidade, e possibilita a produção de conhecimento em diversas áreas. Espera-se ao final de cada semestre, com a aplicação de avaliações, que os participantes envolvidos, consigam expressar de forma clara e objetiva, suas reflexões sobre os temas discutidos nas lives e vídeos; Os participantes tenham desenvolvido o senso da responsabilidade e comprometimento em cumprir os deveres relacionados ao projeto que são participar das lives e assistir aos vídeos disponibilizados nas redes sociais pela equipe executora e avaliação no final de cada semestre; Eventos como simpósios, congressos e encontros, onlines e produção de e-books, a partir dos resultados dos eventos, que serão depositados no site do IMS-CAT-UFBA; Os resultados poderão ser divulgados através de publicações científicas e apresentados em congressos, simpósios e eventos educacionais.

Considerações finais

O projeto de extensão agregando conhecimento em tempos de pandemia teve início em 23 de fevereiro de 2021 e teria seu término em 15 de julho de 2022. No entanto a proposta será permanente e os relatórios passarão a ser anuais. Passará a ter o título: Agregando conhecimento em todo o tempo, visto que a pandemia está chegando ao final. Inicialmente colocamos a data final da continuidade da proposta para 08 de dezembro de 2023, mas poderá ser dado prosseguimento ao mesmo, visto que tem contribuído para o agregar de conhecimento. São mais de 200 (duzentos) inscritos na proposta, até o momento. Como resultado parcial deste projeto, temos diversas lives, posts e vídeos, divulgados nas redes sociais do projeto: Instagram e YouTube, que podem ser acessados a qualquer momento, tanto pelos inscritos ativos quanto para os que ainda se inscreverão nos próximos semestres. Outras atividades do projeto ainda serão executadas, como produção de e-books, encontros, entre outros.

Referências Bibliográficas:

SANTOS, E.S. O Professor como Mediador no Processo Ensino Aprendizagem. Revista Gestão Universitária, Edição 40. http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/o-professor-como-mediador-no-processo-ensinoaprendizagem. Acesso em 23 de abril de 2022;

ALVES, L. de L., BORNAT, M. A. MARTINS, M. C. F. Do ensino presencial para o remoto: Os novos desafios dos professores e das Instituições de Ensino Superior. https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68351. Acesso em 23 de abril de 2022;

O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-adistancia/. Acesso em 24 de abril de 2022;

Educação em tempos de ensino remoto. https://jornal.usp.br/artigos/educacao-em-tempos-deensino-remoto/. Acesso em 25 de abril de 2022;

Os principais desafios do aluno no ensino remoto, e como superá-los com a ajuda da BNCC.https://blog.saseducacao.com.br/os-principais-desafios-do-aluno-no-ensino-remoto-e-comosupera-los-com-a-ajuda-dabncc/?gclid=Cj0KCQiA7NKBBhDBARIsAHbXCB5rNAItz5RpydX2xCwqaxFh2BYzsWEU3yafi0lPYB79pP7I3O3CecQaAscxEALw_wcB. Acesso em 22/02/2021. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – ABED: Disponível em: Acesso em 25 de abril de 2022.

COSTA, José Fernando Andrade. Articulação entre pesquisa, ensino e extensão: um desafio que permanece. Disponível em: https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/1970#:~:text=Conclui%2Dse%20que%20o%20potencial,os%20desafios%20presentes%20no%20cotidiano. Acesso em: 27 de abril de 2022.

 

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