13/10/2014

Agência apresenta plataforma voltada à educação tecnológica

Uma das metas do E2T é consolidar os recém-estabelecidos cursos de engenharia aeroespacial no Brasil

 

A Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI) apresentou a autoridades, professores e estudantes, nesta sexta-feira (10), a plataforma Espaço, Educação e Tecnologia (E2T).

A iniciativa, lançada para cumprir políticas previstas no Programa Nacional de Atividades Espaciais (Pnae), tem como foco a educação, o desenvolvimento tecnológico e a formação de recursos humanos.

Uma das metas do E2T é consolidar os recém-estabelecidos cursos de engenharia aeroespacial no Brasil.

"Permitir que diferentes instituições, juntamente com a AEB, possam se envolver com o programa espacial brasileiro vai fazer com que possamos aumentar o número de jovens que se interessam pela atividade espacial", afirmou o secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Alvaro Prata.

Ainda segundo Prata, a expectativa do governo é de que o número de cursos que se dedicam a engenharia espacial cresça nos próximos anos.

O secretário destacou que o País faz parte do "restrito time" de países que demostram competência e avanços na atividade espacial.

"O Brasil tem se envolvido internacionalmente com vários países [na área]. Precisamos de colaboração, mas é a partir do desenvolvimento de uma qualificação interna que teremos estrategicamente meios para atingir nossos objetivos ligados ao programa espacial brasileiro", afirmou.

Nesse sentido, dentro das ações do Pnae, o programa AEB Escola está sendo redirecionado para atuar na linha da educação continuada, com base em modernas estruturas e ferramentas.

Centro Vocacional Tecnológico

Além disso, está previsto para em 2015 o lançamento o primeiro Centro Vocacional Tecnológico (CVT) voltado para o segmento espacial. O CVT Espacial será instalado na área do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal. Ao lado das atividades de capacitação e formação, terá como objetivo contribuir para que a sociedade local passe a ter outro olhar sobre as atividades espaciais do País.

"Essa iniciativa faz parte do Plano Nacional de Atividades Espaciais. Estamos iniciando a montagem da família de CVTs no Brasil utilizando uma infraestrutura já existente. A unidade em Natal, que será instalada até março, será a primeira, mas outras cidades também receberão os centros, incluindo Brasília", afirmou o presidente da AEB, José Raimundo Braga Coelho.

Nanossatélite

O diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da AEB, Carlos Gurgel, apresentou o Ubatubasat, um nanossatélite desenvolvido por estudantes da Escola Municipal Tancredo Neves de Ubatuba (SP).

O equipamento faz parte do programa Sistema Espacial para a Realização de Pesquisas e Experimentos em Nanossatélites (Serpens). De acordo com ele, o Ubatubasat será lançado a partir da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), operação já contratada pela AEB.

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×