08/10/2024

Adiadas inscrições do Hackaton sobre mudanças climáticas

Estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio podem se inscrever até 14 de outubro. Iniciativa visa combater a desinformação sobre o tema e popularizar a ciência.

Foi prorrogado o prazo para inscrições no Hackaton Pop de combate à desinformação sobre mudanças do clima, que faz parte da 21ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Com a mudança, estudantes dos 8º e 9º anos do ensino fundamental e do ensino médio têm até 14 de outubro para enviar as propostas de projetos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo formulário on-line, disponibilizado na página do evento. Será aceita apenas uma proposta por escola.  

Serão selecionadas equipes de três a cinco estudantes e um professor para participar da maratona. A primeira etapa ocorrerá de maneira remota e consiste na avaliação das propostas enviadas pelos inscritos, as quais deverão conter um plano de ação sobre desinformação e mudanças climáticas. Depois disso, uma equipe de cada região do Brasil vai passar para a etapa final, a ser realizada presencialmente, em Brasília (DF), entre 6 e 8 de novembro.  

Para tirar dúvidas sobre as etapas e o funcionamento do Hackaton, foi realizada uma transmissão ao vivo no canal do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) no YouTube. Questionamentos também podem ser feitos pelo e-mail hackaton.pop@ibict.br.  

O Hackaton Pop é organizado pela Secretaria de Políticas Digitais (SPDIGI) da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República (PR), com o MCTI, o MEC, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS). 

Escolas Conectadas – A iniciativa acontece no âmbito do MEC, como parte das ações da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, e pretende estimular a reflexão crítica dos estudantes sobre o uso ético da informação, em alinhamento com a Competência Geral 5 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O item discorre sobre a capacidade dos estudantes de “compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”.    

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC - 07.10.2024

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×