25/03/2025

Adesão de instituições ao PET-Saúde termina em 8 de abril

Instituições de ensino superior devem desenvolver propostas alinhadas ao Programa SUS Digital. Serão priorizadas propostas de grupos tutoriais para educação, pesquisa, desenvolvimento e inovação em informação.

A nova edição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/Informação e Saúde Digital (PET-Saúde/ISD) está com inscrições abertas para projetos até o dia 8 de abril. A iniciativa é uma ação estratégica de implementação do Programa (Trans)Formação para o SUS Digital, vertente de educação permanente do Programa SUS Digital, do Sistema Único de Saúde (SUS). O Edital Conjunto SEIDIGI/SGTES-MS Nº 1/2025 segue as diretrizes do Programa SUS Digital e visa promover a atuação colaborativa, em rede, a partir de grupos tutoriais, aplicada e integrada à transformação digital do SUS. 

A submissão dos trabalhos deve ser realizada pelo coordenador do projeto por meio do preenchimento do formulário eletrônico e do envio do termo de compromisso, devidamente preenchido e assinado pelos representantes da secretaria de saúde e da instituição de ensino superior proponente.   

As instituições devem desenvolver propostas alinhadas aos três eixos do Programa SUS Digital: cultura de saúde digital, formação e educação permanente em saúde; soluções tecnológicas e serviços de saúde digital no âmbito do SUS; e interoperabilidade, análise e disseminação de dados e informações de saúde. 

Os projetos devem ser elaborados em parceria com secretarias de saúde estaduais e municipais, identificando demandas prioritárias para educação, pesquisa, desenvolvimento e inovação em informação e saúde digital. Essa colaboração garantirá que as soluções propostas atendam às reais necessidades do SUS e estejam alinhadas aos Planos de Ação para a Transformação Digital do SUS do Programa SUS Digital. 

Novidade O PET-Saúde, reconhecido entre profissionais de saúde e comunidade acadêmica, traz uma novidade nesta edição: a possibilidade da participação de alunos de cursos como Ciência da Computação; Engenharia de Software; Engenharia Biomédica; Engenharia Elétrica; Ciência de Dados; Direito; Economia, entre outros. 

PET- Saúde Instituído pelas Portarias Interministeriais MS/MEC nº 1.328/2023 e nº 1.329/2023, e suas alterações, o PET-Saúde é uma ação do Ministério da Saúde (MS) e do Ministério da Educação (MEC), conduzida pela Secretaria da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), que visa à qualificação da integração ensino-serviço-comunidade, aprimorando, em serviço, o conhecimento dos profissionais da saúde e dos estudantes dos cursos de graduação na área da saúde.  

“O PET-Saúde Informação e Saúde Digital vai aproximar estudantes, docentes e profissionais do SUS, estimulando-os a inovar, a cocriar novas soluções digitais e a envolver a comunidade na transformação digital do SUS, orientada a facilitar a jornada do usuário do SUS pela rede de serviços, ampliando acesso e a qualidade da atenção à saúde”, afirma a secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad. 

Equidade – Desde 2008, o PET-Saúde contribui com o processo de reorientação da formação para o SUS. Atualmente o PET-Saúde conta com a edição temática Equidade, presente em todas as unidades de Federação, com 150 projetos e mais de 8.200 bolsistas em 664 grupos tutoriais. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do MS - 24.03.2025

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×