26/05/2006

Accor Hotels capacita 5 mil colaboradores pelo ensino a distância

O Número corresponde a 85% dos trabalhadores operacionais da rede no país

Como forma de gerar qualidade de serviço, satisfação e fidelização dos clientes, as empresas estão investindo cada vez mais no aperfeiçoamento de seu capital humano. No setor hoteleiro, capacitar os colaboradores significa prestar um serviço capaz de surpreender os clientes, cada vez mais exigentes nesse nicho de mercado.

Mas oferecer capacitação aos funcionários significa investir em logística. Disponibilizar salas de aula, instrutores, materiais, o que pode acabar saindo caro demais para uma empresa que está presente em todo o país. É o caso do Grupo Accor Hotels, que precisava aperfeiçoar seus colaboradores no padrão de atendimento em todos os hotéis do Brasil. O alto custo de implantação do curso em todas as unidades fez com que a maior rede do setor na América Latina optasse pelo ensino a distância para treinar seu capital humano.

A Accor procurou o Instituto Monitor, escola pioneira em ensino a distância no Brasil, para desenvolver um treinamento em formato de caderno auto-instrucional. Foi então que criaram, em parceria, o programa "Ser Hoteleiro - Vista esta camisa". O projeto foi desenvolvido com quatro módulos. O primeiro, "Um Mundo de Hospitalidade - Praticando o Jeito Accor de Servir", atendeu aos objetivos do Plano de Formação Accor Hotels 2005. Esta primeira fase foi finalizada no ano passado e, atualmente, os funcionários recebem treinamento do segundo módulo sobre papéis e responsabilidades. "O objetivo é treinar, formar e sensibilizar os colaboradores aos quatro temas escolhidos", afirma o coordenador geral do programa e gerente de projetos de Educação da Accor, Jacques Metadier. A expectativa é fazer um módulo por ano.

Os profissionais estudam pelo método a distância, tendo o complemento do ensino por meio de grupos de estudo que se reúnem nos próprios hotéis da marca Accor existentes no Brasil: Sofitel, Novotel, Mercure, Parthenon, Íbis e Formule 1. Durante o encontro, os colaboradores lêem o material didático, tiram dúvidas e praticam exercícios com o ?animador?, um funcionário responsável por estimular e orientar as turmas e que recebe um manual para coordenar as atividades.

O treinamento é feito por meio de um material impresso em formato de histórias em quadrinhos. A primeira fase já capacitou mais de 5 mil funcionários em 130 hotéis Accor no país, o que representa 85% dos colaboradores operacionais da rede.

O Grupo Accor Hotels confirma que o método de formação a distância é um grande aliado no treinamento e capacitação de colaboradores. "Não tínhamos condições financeiras para estudos internos. Pensamos no e-learning, mas teríamos um problema de meio e funcional, devido à quantidade de máquinas que precisaríamos dispor, além do ensino dos colaboradores, já que nem todos sabem usar computador", explica Jacques. Com a viabilidade oferecida pelo Instituto Monitor, os funcionários estão sendo treinados conforme a necessidade inicial da Accor Hotels. "Conseguimos um preço extremamente acessível para treinar mais de 5 mil pessoas em todo o Brasil", conclui.

Os resultados do primeiro módulo foram tão positivos que já foi decidido implantá-lo em outros países da América do Sul. "A expectativa é adaptar e traduzir o material para o espanhol, a fim de que também possa ser utilizado em hotéis fora do país", afirma Jacques.

TREINAMENTO CORPORATIVO

A Accor é um exemplo de como a educação corporativa a distância tem crescido no Brasil. Segundo o Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância ABRAEAD/2006, 95,2% do treinamento corporativo a distância é destinado aos colaboradores de nível operacional.

Para atender esse mercado, o Instituto Monitor desenvolve projetos personalizados de acordo com a necessidade de cada empresa. "Nossa proposta de trabalho não é oferecer cursos, mas promover soluções que integrem as necessidades da empresa em relação ao desenvolvimento de seus colaboradores", afirma Eduardo Alves, diretor de Relações com o Mercado do Instituto Monitor.

Presente no mercado há 67 anos, o Instituto Monitor desenvolve projetos em diversas mídias (internet, cd-rom, material impresso, vídeo, etc.), sempre dando prioridade ao aprendizado e à formação profissional do aluno, para a valorização e o desenvolvimento de habilidades em prol do seu crescimento profissional e da empresa na qual é colaborador.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×