Acaba de ser publicada Pulsional Revista de Psicanálise
Acaba de ser publicada Pulsional Revista de Psicanálise, ano 22; no. 1; março de 2009 – 197, com o tema “Fragmentos, traços, marcas da psicanálise” contendo artigos apresentados no Colóquio Internacional Arquivos da Psicanálise.
Realizado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em agosto de 2004, esse encontro reuniu personalidades de algumas das correntes historiográficas mais representativas do freudismo. Elas aceitaram trazer resultados de suas pesquisas e, pelos importantes textos apresentados neste número da revista, o leitor poderá vislumbrar a diversidade de formulações e interpretações sobre essa história.
Além do Colóquio, o evento contou também com uma Mostra de Filmes e uma Exposição de fotos sobre os primeiros tempos da psicanálise no Brasil. A exposição encontra-se disponível no portal www.psicopatologiafundamental.org.
Essas atividades foram organizadas e coordenadas pela Profa. Dra. Carmen Lucia Montechi Valladares de Oliveira que, agora, edita os artigos contidos em nossa revista. Elas foram realizadas no quadro de seu programa de pós-doutoramento, desenvolvido no Laboratório de Psicopatologia Fundamental do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUC-SP, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP.
Além disso, este número de Pulsional Revista de Psicanálise contém importantes artigos e ensaios, resumo da dissertação de Mestrado de José Carlos Zeppellini Junior sobre demências, resenhas de livros e novidades bibliográficas nacionais e estrangeiras.
Exemplar avulso
Assinatura 2009