25/09/2024

ABORDAGEM EPISTEMOLÓGICA DAS CIÊNCIAS

9eec521b39b48a7bbcff1063ddaf2487

Luci Mara Kumm

Licenciatura Plena em Pedagogia. Especialização em Ludopedagogia e  Literatura na Educação Infantil e Anos Iniciais. Primavera do Leste - MT.

Edilene Regina da Silva

Licenciatura em Química. Especialização em Metodologia do Ensino de Química. Primavera do Leste - MT.

Joselâine Silva Lopes

Cursando Licenciatura em Pedagogia. Primavera do Leste - MT.

Juliana Gomes

Licenciatura Plena em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia e  Educação Infantil. Especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica. Primavera do Leste - MT.

Joana Souza Quinteiro

Licenciatura em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Primavera do Leste - MT.


      No que diz respeito à abordagem epistemológica da História das Ciências, os recursos audiovisuais também podem ser usados em aula, mas de modo diferente. Lançando mão sobre um confronto entre o passado e o presente para revelar a atualidade ou lacunas sobre o conhecimento expresso em filmes e/ou vídeos apresentados. Pode-se discutir, como filmes mais antigos apresentam o conhecimento científico de sua época, e compará-lo com o conhecimento atual. Utilizando mecanismos conceituais, históricos e interdisciplinares para proceder à análise de recursos audiovisuais, o professor pode se valer de conhecimentos da atualidade da ciência para discutir o conhecimento do passado (REZENDE, 2008).

      Assim, para que o professor possa transmitir o conhecimento em sua totalidade e o aluno compreenda as relações entre passado e presente, é necessário que ambas as partes conheçam o passado da ciência sob o qual o presente dela foi construído.

      Apresentar-se-ão objetivos necessários para o ensino da História das Ciências, em observância dos conceitos e aliando-os à interdisciplinaridade e contextualização afim de contribuir para o progresso científico e reflexivo dos conhecimentos dos alunos. Para isso, Napolitano (2006), Fourez (1995) e Kuhn (2007) serão utilizados.

      Em relação ao ensino de História das Ciências, a contribuição desta proposta é gerar uma reflexão que pode chamar a atenção do aluno para o processo de construção das ciências, contribuindo para a formação de imagens sobre ciência que levem em conta o caráter político-social (FOUREZ, 1995), transitório e descontínuo da produção do conhecimento científico (KUHN, 2007).

      Sobre estes aspectos serão levantadas problematizações de conceitos e análise dos resultados obtidos a partir do uso de recursos audiovisuais. O profissional em educação que utiliza em sua prática metodológica, recursos audiovisuais e do cotidiano dos alunos, permite que haja o incentivo à problematização de conceitos, satisfazendo as curiosidades dos alunos e as necessidades reais ou imaginárias dos mesmos (VASCONCELOS; LEÃO, 2010).

      Através do uso das tecnologias o ensino pode se tornar mais agradável e próximo da realidade, uma vez que educação e comunicação tenham uma consistência entre si e que o docente possua conhecimento metodológico para que tal prática seja executada, a fim de buscar relações entre o conteúdo estudado e o cotidiano observado. A escola precisa exercitar as novas linguagens que sensibilize e motivem os alunos (MORAN, 2008).

      Para que a escola mantenha e possa proporcionar diálogos com o aluno, em que ideias, opiniões e discussões possam ser construídas, é preciso oportunizar ao aluno alternativas para trabalhar com material de apoio que utilize as tecnologias em sala de aula, afim de possibilitar a contextualização do conteúdo. Os recursos tecnológicos permitem repensar a prática didático-pedagógica, evitando a ênfase em exercícios de repetição mecânica que contribuem para a passividade do aluno.

      Estes recursos quando trazem a vivência da realidade para a sala de aula, fazem com que haja uma maior compreensão do conhecimento, e no caso da Química, uma melhor compreensão dos fenômenos que ocorrem no mundo físico de forma abrangente, possibilitando ao aluno uma visualização clara daquilo que o cerca, uma vez que este conhecimento encontra-se integrado às informações advindas da tradição cultural, da mídia e da própria escola, bem como o processo histórico que ali está presente (BRASIL, 2000).

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×