Aberta oportunidade de residência artística em Roma
Programa de intercâmbio tem duração de três meses e estimula a experimentação e o desenvolvimento de obras de artes visuais
A Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura, em parceria com a embaixada da Itália no Brasil, obteve uma vaga para residência artística com duração de três meses na Fondazione Memmo, com sede no centro histórico de Roma.
Os interessados devem se inscrever no edital Conexão Cultura Brasil #Intercâmbios até o dia 7 de novembro. Em paralelo, devem entrar em contato com a fundação por meio do e-mail artecontemporanea@fondazionememmo.it e enviar a documentação solicitada, que inclui um plano de estudos, currículo e portfólio.
Sobre a Instituição
A Fondazione Memmo, criada com o objetivo de promover a interação entre artistas estrangeiros e a cidade de Roma, realiza ações para divulgação, preservação e restauração de obras de arte, além de atividades de apoio à investigação científica, em colaboração com museus, universidades e instituições públicas e privadas.
Seu programa de intercâmbio, iniciado em 2012, estimula a experimentação e o desenvolvimento de obras de artes visuais. Durante a residência artística, serão promovidos encontros com outros artistas expoentes da arte contemporânea de Roma, além de visitas a estúdios. A Fundação oferece toda a assistência logística, inclusive acomodação, para o artista residente.
Ao final da residência artística, há a oportunidade de exibir o trabalho desenvolvido por meio de uma exposição na sede da fundação no Palácio Ruspoli, erguido no século XVI. O espaço, localizado em uma das principais vias da Roma histórica, abriga, além da sede da Fundação Memmo, um centro de convenções e um hotel.
Fonte: Ministério da Cultura