27/11/2025

A Sabotagem da Educação Pública

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br

Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/9745921265767806

 

Darcy Ribeiro foi uma pessoa que deixou um forte legado na educação. Como antropólogo, sociólogo, político e escritor brasileiro, trabalhou em defesa dos povos indígenas e pela formação da identidade latino-americana.

Ele deixou claro que o Brasil tem uma dívida histórica com a população indígena e negra e seu trabalho era voltado para a conscientização de todo o povo brasileiro, tanto que duas falas podem ser encaixadas neste contexto.

A primeira é que temos apenas duas opções: “se resignar ou se indignar”, e ele nunca se resignava. A outra fala é que "a crise da educação no Brasil não é uma crise, é um projeto".

Infelizmente, não apenas o Estado de Minas Gerais que tem cometido os erros relacionados à educação, outros Estados governados pela hipocrisia conservadora têm levado a educação pública à falência.

Foquemos no Estado de Minas Gerais, ao qual foi imposto pelo então governador que as escolas públicas sejam obrigadas a aprovarem 97% de seus alunos.

Todas as escolas receberam e-mails da Secretaria de Educação exigindo que o número de reprovações não ultrapasse a 3% dos alunos matriculados... Algumas escolas já lançaram as notas no sistema DED, sendo que há escolas cujos alunos correm risco de ficar reprovados, e a média de reprovação varia entre 25% a 30%, mas agora precisam “dar” notas para que os alunos sejam aprovados, cumprindo assim as exigências do governo.

De acordo com Beatriz Cerqueira[1], esta manipulação é um desrespeito com o corpo docente e pedagógico. Isso porque 2026 será ano eleitoral e esta conduta do governador fará o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB, principal indicador da qualidade da educação no Brasil) ascender, isso porque a nota desta avaliação é feita pelo desempenho dos estudantes e sobre o fluxo escolar, e a intervenção neste fluxo altera de forma significativa o valor do IDEB.

O fato é que se trata de uma ação leviana que reverberará negativamente por toda uma geração, aumentando exponencialmente o número de analfabetos funcionais e, principalmente, a massa de manobra cada vez mais alienada.

Interessante perceber que as falas do Darcy Ribeiro ainda se encontram atualizadas, visto que todo profissional que se preze se sente indignado com essa ação nefasta do governo e nunca resignado, e realmente, a crise na educação pública é de fato um projeto, que alavancará votos, além de dar forças para impor seus projetos como o Projeto Somar e a Militarização das Escolas, isso porque ele poderá alegar que as escolas públicas não estão oferecendo qualidade em seu ensino.

Enfim, o governador de Minas Gerais está destruindo a educação pública e tem ido justamente no seu tendão de Aquiles, que é o corpo docente, por meio de sua desvalorização (financeira e profissional), subtraindo o orgulho em ser professor e deixando a dúvida se até onde vale a pena trabalhar em uma área que se tornou perigosa e/ou insalubre de forma intencional pelos governos conservadores hipócritas.

 

[1] https://www.instagram.com/reel/DRfvjufkZX3/?igsh=Nmx0YWNqNTA2dHRr

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×