11/04/2024

A Psicologia Social Auxiliando a Educação Pública

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente

Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/9745921265767806

www.wolmer.pro.br

 

Paulo Freire é o nosso ícone quando se fala de educação como meio de combater as diferenças sociais, pois para ele existem dois tipos de pedagogia, a do oprimido e a do opressor, esta última, conhecida como pedagogia do dominantes que tende a oferecer uma educação infértil quanto ao protagonismo, aumentando a alienação dos indivíduos que automaticamente sofrem uma segregação por se encontrarem em áreas de vulnerabilidade social.

Partindo desta afirmação, podemos contar com um profissional da psicologia voltado para o social, que é conhecido como psicólogo social, uma vez que ele está voltado para as áreas tanto humana quanto social, buscando explicações psicológicas e sociológicas, já que o ser humano não pode ser visto como uma ilha, ou seja, precisamos socializar e interagir.

Dito isso, nas falas de Van Stralen em seu artigo Psicologia Social: uma especialidade da psicologia?, publicado pela revista  Psicologia & Sociedade, v. 17, n. 1 em  jan. 2005, o psicólogo social é o profissional que buscará a teoria e a práxis para um único cerne que é a transformação social do indivíduo.

Dando uma melhor contribuição as falas acima, Lopes e Nascimento no artigo O que faz uma Psicologia Social? Intervenção na Psicologia Social Brasileira, publicado pela Psicologia & Sociedade, v. 28 em jan. 2016, enfatizam que o psicólogo social busca auxiliar nas intervenções relacionadas ao contexto social auxiliando dessa forma as classes que se encontram em áreas de riscos sociais, ou seja, as classes menos favorecidas, e assim, por meio dessa psicologia, criaram-se metodologias com o intuito de intervir nos grupos e comunidades periféricas minimizando desigualdades sociais tendo como recurso, todo aparato psicológico e social que efetivará a transformação dos contextos sociais aos quais os indivíduos encontram-se inseridos.

Cabe pontuar nas falas de Gergen em seu artigo A psicologia social como história, publicado pela Psicologia & Sociedade, v. 20, n. 3, em setembro de 2008; a psicologia social ao lidar com as interações e/ou socializações, busca redescobrir as relações causais, aguçando assim a sensibilidade do indivíduo para atuações sutis em seu contexto, fazendo-o desconsiderar comportamentos que podem ter sido reprovados em seu passado.

Isto é, é com o auxílio do educador que o psicólogo trabalhará o discernimento do educando, fazendo-o perceber uma das principais leis que é conhecida como causa e efeito, ou seja, suas ações poderão voltar com reações desagradáveis e corretivas quanto as suas decisões.

Em parceria com os educadores, o psicólogo social auxiliará o discente a saber parte de sua história, resgatando assim sua identidade, consciência de classe, alavancando assim o seu protagonismo cognoscente.

Dito isso, pode-se perceber que instituições escolares que contarem com um psicólogo social apresentará tanto no processo ensino-aprendizagem quanto na socialização e interação social um diferencial tanto para a sociedade quanto para o futuro deste jovem.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×