22/07/2025

A Musicalização na Educação Infantil: Contribuições para o Desenvolvimento Integral da Criança

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Andressa Norberto Franquin

Licenciatura em Pedagogia. Especialista em Psicopedagogia com Enfase em AEE. Primavera do Leste, MT.

Adriana da Silva Barros

Licenciatura em Pedagogia. Especialista em Series Iniciais. Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Primavera do Leste, MT.

Cynara Gonçalves Santos

Licenciatura em Pedagogia. Especialista em Docencia em Educacao Infantil. Primavera do Leste, MT.

Ines Preuss da Rocha

Magisterio. Primavera do Leste, MT.

Rosei Pereira da Silva

Licenciatura em Pedagogia. Especialista em Psicopedagogia Institucional. Especialista em Ed. Infantil, Alfabetizaçao e Letramento.  Primavera do Leste, MT.

 


      A musicalização na educação infantil tem se mostrado uma ferramenta pedagógica valiosa para o desenvolvimento global da criança. Muito além de ensinar sons e ritmos, a música promove habilidades cognitivas, sociais, emocionais e motoras que contribuem significativamente para o processo de aprendizagem e formação do sujeito. De acordo com Swanwick (2003), a música é uma forma de linguagem universal que atua diretamente na constituição da subjetividade infantil, promovendo experiências sensoriais e afetivas fundamentais nos primeiros anos de vida.

      No contexto da educação infantil, que compreende crianças de zero a cinco anos, a musicalização é entendida como o processo de inserção da criança no universo musical de maneira lúdica, prazerosa e significativa. Esse processo não visa formar músicos, mas proporcionar experiências sonoras e musicais que favoreçam o desenvolvimento integral da criança. Segundo Ilari (2010), desde muito cedo, os bebês já respondem a estímulos sonoros, o que indica que a música pode atuar como um elemento mediador na construção de vínculos afetivos e na formação de habilidades cognitivas iniciais.

      Dentre os principais benefícios da musicalização na educação infantil, destacam-se: o estímulo à coordenação motora, ao equilíbrio, à linguagem, à atenção, à memória e à criatividade. A música contribui ainda para o desenvolvimento da percepção auditiva e da sensibilidade estética, elementos importantes para a formação cultural e emocional das crianças. Como apontam Fonterrada (2008) e Penna (1990), o contato precoce com práticas musicais enriquece o universo simbólico da criança e amplia suas possibilidades de expressão e comunicação.

      No aspecto social, a musicalização promove a socialização, o respeito às diferenças e o trabalho em grupo. Atividades como cantar em coro, dançar ou tocar instrumentos em conjunto requerem cooperação, escuta e respeito ao outro, valores essenciais na convivência escolar e social. Para Oliveira (2009), a música atua como linguagem que promove a inclusão e o diálogo, contribuindo para a formação de sujeitos mais sensíveis e empáticos.

      A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece a música como linguagem essencial no campo das "Artes" da Educação Infantil, destacando sua importância na expressão das emoções, na construção de identidade e na valorização da diversidade cultural. Assim, a presença da musicalização no cotidiano escolar não deve ser vista como atividade complementar ou recreativa, mas como parte integrante do currículo, capaz de potencializar os campos de experiência previstos na BNCC, como o "corpo, gestos e movimentos" e o "escuta, fala, pensamento e imaginação" (BRASIL, 2017).

      Contudo, a efetiva implementação da musicalização na educação infantil exige a formação adequada dos profissionais da educação. Muitos professores não possuem formação específica em música, o que pode limitar o potencial das atividades musicais em sala de aula. Nesse sentido, é fundamental investir na formação continuada dos docentes e no diálogo interdisciplinar entre pedagogos e profissionais da área musical, como defendem Schafer (1992) e Brito (2003).

      Portanto, a musicalização na educação infantil deve ser compreendida como uma prática pedagógica potente, que dialoga com os princípios do desenvolvimento integral da criança e contribui para a construção de uma educação mais sensível, criativa e significativa. Valorizar a música na infância é investir na formação de sujeitos mais completos, capazes de se expressar e interagir com o mundo de forma autêntica e sensível.


Referências:

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

BRITO, Teca Alencar de. Musicalização infantil: uma abordagem lúdica. São Paulo: Moderna, 2003.

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. Música e educação: uma reflexão sobre a prática do educador musical. São Paulo: Moderna, 2008.

ILARI, Beatriz. Música na infância e adolescência: desenvolvimento musical e educação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

OLIVEIRA, Vera Lúcia de. A música na educação infantil: práticas e reflexões. São Paulo: Cortez, 2009.

PENNA, Maura. Educação musical: caminhos para uma prática pedagógica. Salvador: EDUFBA, 1990.

SCHAFER, R. Murray. O Ouvido Pensante. São Paulo: UNESP, 1992.

SWANWICK, Keith. Ensinar música musicalmente. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

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