07/12/2021

A MÚSICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM INFANTIL

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI

A MÚSICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM INFANTIL

SIMONI QUEIROZ MEIRA MARQUES

NOVA NAZARÉ

2021

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI

A MÚSICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM INFANTIL

SIMONI QUEIROZ MEIRA MARQUES

Trabalho de Conclusão apresentado ao Curso do Centro Universitário UNIFAVENI, como requisito parcial para obtenção do grau de Licenciatura em Arte.

 

NOVA NAZARÉ

2021

RESUMO: A presente pesquisa tem por objetivo apresentar a música e a musicalização como elementos contribuintes para o desenvolvimento da criança na educação infantil, desde muito pequenas, a maioria as crianças convivem com a música, logo a maioria delas possuem o gosto por ouvir e cantar músicas. Nesse sentido, ouvir, aprender uma canção, brincar de roda, são atividades que despertam, estimulam e desenvolvem além do gosto musical. Mas de que forma a música pode contribuir para o desenvolvimento infantil? Qual sua importância no processo de ensino aprendizagem? Esta pesquisa, portanto, é desenvolvida em três momentos. Sendo o primeiro: A educação infantil no Brasil, trazendo um pouco do histórico do seu surgimento. O segundo momento trata-se da fundamentação teórica e a importância da música na aprendizagem das crianças da educação infantil. O terceiro momento, uma breve abordagem sobre a prática da musicalização no espaço da educação infantil. A música pode e deve ser inserida nos conteúdos trabalhando de forma contextualizada em sala de aula e fora dela também, pois ela é uma ferramenta considerável no quesito de linguagem com crianças. Sendo assim consideramos que a música seja uma parte do processo de aprendizagem.

Palavras-chave: Música. Processo. Aprendizagem.

[i]

ABSTRACT: This research aims to present music and musicalization as contributing elements to the development of children in early childhood education, since very young, most children live with music, so most of them have a taste for listening and singing songs. In this sense, listening, learning a song, playing in a circle, are activities that awaken, stimulate and develop beyond musical taste. But how can music contribute to children's development? What is its importance in the teaching-learning process? This research, therefore, is carried out in three stages. The first one: Early childhood education in Brazil, bringing a little history of its emergence. The second moment deals with the theoretical foundation and the importance of music in the learning of children in kindergarten. The third moment, a brief approach on the practice of musicalization in the space of early childhood education. Music can and should be included in the content working in a contextualized way in the classroom and outside it as well, as it is a considerable tool in terms of language with children. Therefore, we consider music to be a part of the learning process.

Keywords: Music. Process. Learning.

                                           

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO

Sabemos que a música faz parte do nosso convívio diário. Ela está presente em diversas situações de nossa vida. Desde bem pequenas, a maioria das crianças convivem com a música, logo boa parte delas possuem o gosto por ouvir e cantar músicas. No entanto, nos dias de hoje, o professor ainda encontra dificuldades em trabalhar música na educação infantil.

A música pode ter várias definições, além do conjunto harmonioso de sons na escola ela também pode ser um elemento importante, mas de que forma a música pode contribuir para o desenvolvimento infantil? Qual sua importância no processo de ensino aprendizagem?

Podemos perceber que no ambiente escolar, a linguagem é a principal ferramenta de comunicação das crianças. E a música é uma linguagem universal, estando presente em todos os povos, independentemente do tempo e do espaço em que se localizam. Dessa forma a criança se socializa em seu meio com mais desenvoltura.

 A música é uma arte presente no cotidiano da criança, ela já traz essa bagagem para a escola. Portanto, ouvir, aprender uma canção, brincar de roda, são atividades que despertam, estimulam e desenvolvem além do gosto musical.  Podemos dizer então que a musicalização é uma grande aliada do professor mediador, para a descoberta e a construção de novos saberes educacionais. Foi pensando nessa perspectiva que abordaremos a música nesse projeto de estudo.

A música tem um papel importantíssimo no desenvolvimento da educação infantil, pois é considerada como um instrumento fundamental para o desenvolvimento humano, auxiliando também a despertar habilidades e as criatividades das crianças proporcionando que as inove sempre, com ampliação nas diversas áreas do cérebro e da linguagem, aperfeiçoando a sensibilidade da criança e a capacidade de concentração nas atividades educacionais.

O objetivo deste estudo é entender mais sobre a importância da música e seus benefícios na educação infantil e reconhecer a música como uma ferramenta fundamental no processo de aprendizagem na educação infantil.

O presente estudo é fruto de uma pesquisa exploratória, sendo de natureza qualitativa e caracterizada como uma pesquisa bibliográfica com base em livros, sites e artigos científicos de diferentes autores.

Esta pesquisa, portanto, é desenvolvida em três momentos. Sendo o primeiro: A educação infantil no Brasil, trazendo um pouco do histórico do seu surgimento. O segundo momento trata-se da fundamentação teórica e a importância da música na aprendizagem das crianças da educação infantil. O terceiro momento, uma breve abordagem sobre a prática da musicalização no espaço da educação infantil.

2 – A EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL

Segundo o historiador Áries (1978), o censo comum, a idéia de infância como um período peculiar de nossas vidas simplesmente não existia não era um sentimento natural ou inerente a condição humana. Essa concepção, esse olhar diferenciado sobre a criança teria começado a se formar com o fim da Idade Média, sendo inexistentes na sociedade desse período, as crianças eram “adultos em miniaturas” à espera de adquirir a estatura normal.

Sabemos que foi uma longa jornada de muita busca por melhorias na educação, para chegarmos até nos dias de hoje, com a educação para todos. Temos hoje vários projetos de governo que auxiliam os desenvolvimentos estudantis, desde os primeiros momentos que a criança é inserida na escola.

A educação e o cuidado na primeira infância têm sido tratados como assuntos prioritários de governo, as creches e pré-escolas é um direito assegurado pela Constituição Federal desde 1988. A partir da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1996, a Educação Infantil passa a ser definida como a primeira etapa da Educação Básica. Sendo assim começa todo desenvolvimento estudantil da criança.

Apesar desses significativos avanços nos campos normativos e legislativos, especificamente em relação à Lei de Diretrizes Bases da Educação - LDB, ainda verificamos grandes desafios a serem enfrentados para a efetivação, na prática, deste importantíssimo direito público subjetivo - a Educação Infantil. No que se refere à Educação Infantil, o Plano Nacional da Educação - PNE (promulgado em janeiro de 2001) estabelece como meta atender, no prazo de cinco anos (2006), 60% das crianças de 4 a 6 anos e 30% das de 0 a 3 anos de idade. Em 2011, esse índice deve chegar a 80% e 50%, respectivamente. De acordo com a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 1999, apenas 9,2% das crianças de 0 a 3 anos e 52,1% das crianças de 4 a 6 anos de idade frequentavam instituições de Educação Infantil.

O PNE aponta várias metas qualitativas. Em primeiro lugar, determina que sejam elaborados, no prazo de um ano, padrões de infraestrutura para o funcionamento adequado das instituições de Educação Infantil. Esses padrões também devem orientar novas autorizações de funcionamento. O Plano define que o executivo municipal deve assumir a responsabilidade pelo acompanhamento, controle e supervisão das creches e pré-escolas.

Também exige a colaboração entre os setores de educação, saúde e assistência, bem como entre os três níveis de governo, no atendimento à criança de 0 a 6 anos de idade. E determina a efetiva inclusão das creches no sistema nacional de estatísticas educacionais. Outra meta importante é assegurar que, em todos os Municípios, além de outros recursos municipais, 10% (dos 25%) das verbas de manutenção e desenvolvimento do ensino sejam aplicados, prioritariamente, na Educação Infantil. Para isso, exige a colaboração da União.

A Constituição Federal criou a obrigatoriedade de atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade em seu artigo 208, inciso IV. Entretanto, até a presente data esse sonho do legislador constituinte de 1988 infelizmente ainda não virou realidade no nosso país.

3 - FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS

Para Charelli e Barreto ( 2005 ) a musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, autodisciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação. 

Segundo o MEC (2008). “Todas as escolas públicas e particulares do Brasil terão de acrescentar, no prazo de três anos, mais uma disciplina na grade curricular obrigatória. A Lei nº 11.769, publicada no Diário Oficial da União no dia 19, altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) — nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 — e torna obrigatório o ensino de música no ensino fundamental e médio. A música é conteúdo optativo na rede de ensino, a cargo do planejamento pedagógico das secretarias estaduais e municipais de educação. No ensino geral de artes, a escola pode oferecer artes visuais, música, teatro e dança”.

Com a alteração da LDB, a música passa a ser o único conteúdo obrigatório, mas não exclusivo. Ou seja, o planejamento pedagógico deve contemplar as demais áreas artísticas.

O MEC recomenda que, além das noções básicas de música, dos cantos cívicos nacionais e dos sons de instrumentos de orquestra, os alunos aprendam cantos, ritmos, danças e sons de instrumentos regionais e folclóricos para, assim, conhecer a diversidade cultural do Brasil. O desafio que surge com a nova lei é a formação de professores. Segundo os dados mais recentes do Censo da Educação Superior, de 2006, o Brasil tem 42 cursos de licenciatura em música, que oferecem 1.641 vagas. Em 2006, 327 alunos formaram-se em música no Brasil (MEC, 2008).

Quando o professor trabalha a música percorrendo todas as áreas do conhecimento há uma interação valiosa no desenvolvimento infantil.

A principal fonte musical para as crianças em idade escolar é a mesma para todas as classes sociais. O papel do educador musical, neste caso, torna-se de extrema importância, pois estará em suas mãos a condução de um processo de construção de ouvintes críticos e conscientes.

“O ambiente sonoro, assim como presença da música em diferentes e variadas situações do cotidiano fazem com que os bebês, e crianças iniciem seu processo de musicalização de forma intuitiva. Adultos cantam melodias curtas, cantigas de ninar, fazem brincadeiras cantadas, com rimas parlendas, reconhecendo o fascínio que tais jogos exercem”. (Brasil, 1998. p.51)

Na escolarização, a criança intensifica sua ação avaliativa sobre o que está ao nível de fantasia, o que é real, o que é conveniente, o que é aconselhável, o que é válido, o que é saudável, ou não. O processo de escolarização sendo propício para explorar a imaginação da criança deve ser bem aproveitado, pois, a partir daí o desenvolvimento infantil se orienta para o discurso verbal e lógico e os centros de interesses passam a ser outros.

É tarefa da escola estender o campo da experiência musical do aluno, oferecendo-lhe, também, meios que diferenciem os contextos sonoros e suas relações nos períodos históricos-sociais.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte, para que a aprendizagem de música faça sentido na formação cultural e cidadã dos alunos, desde as séries iniciais, é necessário que todos tenham oportunidades para participar ativamente como ouvintes, intérpretes, compositores e improvisadores de sequências rítmicas, dentro e fora da sala de aula (PCN/ARTE, 1997).

4 - UMA BREVE ABORDAGEM SOBRE MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 Ao realizarmos um trabalhar voltado para a música na escola, não podemos deixar de considerar os conhecimentos prévios da criança sobre a música, pois sabemos que no seio de sua família também tem musicalização e o professor deve tomar isso como ponto de partida, incentivando a criança a mostrar o que ela já entende ou conhece sobre esse assunto, deve ter uma postura de aceitação em relação à cultura que a criança traz. 

Historicamente desde o nascimento a criança emite sons, pois somos privilegiados de um grande instrumento musical que é a nossa voz. A criança está em contato com o universo sonoro desde a sua formação, (BRITO, p.35, 2003)   

As crianças entram em contato com o mundo naturalmente, agindo com afeto, sensibilidade, cognição, motricidade; e constroem para si um repertório perceptivo de sons, cores, formas texturas, sabores, gestos e, com sentido e organizações diferentes um dos outros. O desenvolvimento dessa expressão infantil acontece junto com seu desenvolvimento afetivo, perceptivo e intelectual e resulta do exercício de conhecimento de mundo. Exercício esse de construir noções a partir das suas experiências sensoriais e/ou corporais.

No cotidiano escolar vai além do aprendizado. Quando aliada ao movimento é capaz de ajudar crianças inibidas ou com problemas de relacionar-se com os demais colegas. Sendo, ela entre as linguagens artísticas, a mais acessível e presente no cotidiano dos alunos.

Uma proposta de ensino que considere esta diversidade precisa abrir espaço para que o aluno vivencie a  música de forma contextualizada e significativa, a final, canções fazem parte do universo infantil e nas escolas de ensino fundamental, atendem a vários propósitos que vão desde hábitos relacionados à rotina escolar, assim como a memorização de conteúdos específicos.

Godoi  apud Loureiro (2011) explica que o aprendizado de música deve ser um ato de desprendimento prazeroso, que comungue com as experiências da criança sem ser uma imposição ou que busque a qualquer custo que a criança domine um instrumento, o qual pode minar sua sensibilidade e criatividade.

Dessa forma, um repertório musical adequado a idade da criança, facilita o seu desenvolvimento cognitivo, abrangendo todo o seu desempenho, auxiliando nas várias áreas do desenvolvimento Infantil.

5 – CONCLUSÂO

De acordo com esse estudo concluímos que a música tem um papel crucial, trazendo como elementos fundamentais para auxiliar o desenvolver pedagógico do professor mediador, agregando valores no processo do desenvolvimento de ensino/aprendizagem dos alunos.

A música pode e deve ser inserida nos conteúdos trabalhando de forma contextualizada em sala de aula e fora dela também, pois ela é uma ferramenta considerável no quesito de linguagem com crianças, portanto é preciso fazer da música parte do ambiente, não só porque seu ensino é amparado por Lei, mas porque a música deixa um ambiente acolhedor.

 Consideramos que a música tem um papel importantíssimo no desenvolvimento humano. Pois é capaz de conciliar o entendimento sobre as coisas mais peculiares. Sendo assim consideramos que a música seja uma parte do processo de aprendizagem. Sabemos que a música vai além da mediação da aprendizagem, sendo uma contribuição prazerosa para a construção do próprio eu, instigando a interação social do meio em que os sujeitos estão inseridos.

6 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Parâmetros Curriculares Nacionais : arte / Secretaria de

Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.130p.

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, v. 3. Conhecimento de Mundo. MEC/SEF, 1998.

BRITO, T. A. Música na educação infantil – propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Editora Petrópolis, 2003.                                                                     

CHIARELI, L.K.M A; BARRETO, S.J. A importância da musicalização na educação infantil e no ensino fundamental. A música como meio de desenvolver a inteligência e a integração do ser.

GODOI, Luis Rodrigo apud LOUREIRO, Alicia Maria Almeida. A importância da música na educação infantil, Londrina 2011.

ÀRIES, Philipe. História social da criança e da família. 2.ed.LCT, 1978. BRASIL, Brasília, DF, Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996.

Ministério da Educação – link disponível em: < http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/222-537011943/11100-sp-#:~:text=Todas%20as%20escolas,m%C3%BAsica%20no%20Brasil.> data: 30/09/2021, as 17:08 horas.

 

 

E-mail:simone.q.m1973@hotmail.com

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