04/04/2019

A MERENDA ESCOLAR SOB A ÓTICA DOS DIVERSOS ATORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CRUZ DAS ALMAS, BAHIA

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A MERENDA ESCOLAR SOB A ÓTICA DOS DIVERSOS ATORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CRUZ DAS ALMAS, BAHIA

                                           

A school meal from the perspective of other actors of a public school city of Cruz das Almas, Bahia        

 

Sandra dos Santos Conceição1

 Girlene Santos de Souza2

1Licenciada em Biologia, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; 2Professora Associada 3, Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

 

Resumo

A alimentação é muito importante, principalmente durante a fase escolar, período em que crianças e adolescentes necessitam de nutrientes para o crescimento, e também para auxiliar nos rendimentos escolares. Nesse sentido, foi criado o Programa Nacional de alimentação Escolar –PNAE, visando supri as necessidades nutricionais dos alunos enquanto estão na escola, visto que, eram grandes os índices de desnutrição no Brasil. Mais tarde, ocorreu uma transição nutricional, em que houve aumento significativo dos índices de sobrepeso e obesidade, e a escola deve estar atenta à isso, incentivando o consumo de alimentos saudáveis. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo analisar como é tratada a questão da merenda escolar em uma escola pública do município de Cruz das Almas - Bahia, buscando identificar se a mesma tem contribuído para a discussão sobre alimentação saudável do escolar. A pesquisa foi do tipo descritiva, com aplicação de questionários para alunos, professores, diretor, merendeira e nutricionistas que atuam na escola pesquisada. Dentre os resultados encontrados, observou-se que grande parte dos alunos não estão satisfeitos com o cardápio da escola, porém eles atribuem à merenda, a função de saciar a fome, melhorar os rendimentos e possibilitar o consumo de alimentos saudáveis. Os professores e a diretora também afirmaram que a merenda escolar desempenha papel importante no rendimento escolar do aluno, e buscam estimular sempre que possível o consumo de alimentos saudáveis. A merendeira busca conscientizar os alunos para o não desperdício de alimentos e a nutricionista planeja um cardápio que atenda os valores nutricionais dos alunos, porém não promove atividades que estimule a construção de hábitos alimentares saudáveis. Diante do exposto acima, conclui-se que a merenda escolar é muito importante para o funcionamento de uma escola, sendo vista como essencial por todas as pessoas que nela interagem, porém sugere-se que sejam realizadas atividades voltadas para a conscientização de hábitos alimentares saudáveis.

Palavras-chave: PNAE. Cardápio; Alimentação saudável; Alunos.

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