A Intervenção da Neuropsicopedagogia Na Educação
FARESE – FACULDADE DA REGIÃO SERRANA
NEUROPSICOPEDAGOGIA
SIMONI QUEIROZ MEIRA MARQUES
A INTERVENÇÃO DA NEUROPSICOPEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO
Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial à obtenção do título especialista em NEUROPSICOPEDAGOGIA
Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial à obtenção do título especialista em NEUROPSICOPEDAGOGIA |
NOVA NAZARÉ - MT
2021
A INTERVENÇÃO DA NEUROPSICOPEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO
Resumo - Esse artigo tem como propósito apresentar a contribuição da Neuropsicopedagogia na educação, auxiliando os pais, professores e todos profissionais envolvidos no desenvolvimento humano, em especial os que trabalham frente à educação. Um dos maiores desafios sociais que a Educação do século XXI tem é a integração e socialização das crianças com dificuldades de aprendizagem. É importante que o educador saiba o processo que pode ajudá-lo nessa jornada, usando estratégias pedagógicas com o objetivo de oferecer ao educando um bom desempenho em seu desenvolvimento educacional, para o educador é de fundamental importância compreender o funcionamento da atividade cerebral do seu aluno, de modo que esse conhecimento científico possa ser um respaldo para as possíveis intervenções pedagógicas, frente aos diversos obstáculos da aprendizagem. A intervenção da Neuropsicopegagogia pode ser uma porta de entrada com uma evolução no que se refere a esse processo, oferecendo novas perspectivas do ensino – aprendizagem. A Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia (SBNPp), em seu código de ética, define a Neuropsicopedagogia em uma ciência transdisciplinar fundamentada nos conhecimentos da neurociência aplicada à educação, com interfaces da Pedagogia e da Psicologia cognitiva, que tem como objeto de estudo a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana numa perspectiva de reintegração pessoal, social e educacional. Esse trabalho foi realizado no intuito de explanar as contribuições que a ciência vem nos dando como suporte no campo educacional. Concluindo-se que o neuropsicopedagogo é grande contribuinte para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem na educação. Oferecendo um suporte embasado na neurociência.
Palavras chave: Educação. Intervenção. Neuropsicopedagogia.
- INTRODUÇÃO
Esse tema foi escolhido a partir de uma necessidade de aprofundar nos conhecimentos de desenvolvimento educacional do ser humano, para sanar dúvidas pessoais (em contexto familiar), aperfeiçoamento profissional e também no intuito de divulgar a importância dessa profissão que ainda não é muito propagada, mas está crescendo e contribuindo no desenvolvimento humano e na área educacional. Tendo em vista que sempre somos sujeitos a deparar com os diferentes aspectos quando se trata da diversidade, tanto, na sociedade e/ou na sala de aula.
Sabemos que um dos maiores desafios sociais que a Educação do século XXI tem hoje é a integração e socialização das crianças com dificuldades de aprendizagem. Dessa forma, para os pais que enfrentam este desafio com algum de seus filhos também é colocada essa difícil tarefa.
É importante que o educador saiba o processo que pode ajudá-lo nessa jornada, usando estratégias pedagógicas com o objetivo de oferecer ao educando um bom desempenho em seu desenvolvimento educacional, para o educador é de fundamental importância compreender o funcionamento da atividade cerebral do seu aluno, de modo que esse conhecimento científico possa ser um respaldo para as possíveis intervenções pedagógicas, frente aos diversos obstáculos da aprendizagem.
A intervenção de um Neuropsicopegagogo pode ser uma porta de entrada com uma evolução no que se refere a esse processo, oferecendo novas perspectivas do ensino – aprendizagem.
O objetivo desse trabalho é apresentar à sociedade a intervenção que o profissional dessa área com seus conhecimentos embasados à neurociência podem contribuir na educação frente ao seu desenvolvimento no ensino-aprendizagem.
- Propor conhecimento baseado em pesquisas;
- Pontuar os pontos positivos dessa modalidade;
- Contribuir com desenvolvimento educacional;
- Entender mais sobre a atuação neuropsicopedagogo na área de desenvolvimento humano e na área educacional;
- Envolver os profissionais da educação com um novo propósito.
Esse artigo tem como propósito apresentar a contribuição da Neuropsicopedagogia na educação, auxiliando os pais, professores e todos profissionais envolvidos no desenvolvimento humano, em especial os que trabalham frente à educação. Com toda ciência em tecnologias que vem se desenvolvendo na sociedade, é preciso ser reflexivo quando o tema é neurociências, pois esse processo de conhecimento pode contribuir muito quando se trata do ensino-aprendizagem no campo educacional.
Ao realizar esse trabalho utilizei como base na pesquisa o método bibliográfico, através de pesquisas fundamentadas em autores reconhecidos.
- A NEUROPSICOPEDAGOGIA
A neuropsicopedagogia surgiu no Brasil em 2008, em Joinville no estado de Santa Catarina. O primeiro projeto que envolvia as Neurociências aplicadas à educação, nomeado de Neuropsicopedagogia, unindo Neurociências, Psicologia e Pedagogia.Inicialmente seu desenvolvimento era Neuropsicopedagogia Institucional com atendimento coletivo, após dois anos se tornou Neuropsicopedagogia Clinica também com atendimento individual.
"A principal finalidade de toda estrutura educacional é promover a aprendizagem e o desenvolvimento do ser humano. Isso, por si só, justifica a constante preocupação, não apenas de psicólogos e educadores como de pesquisadores de outras áreas, com a complexa natureza desses processos. Há várias formas de conceber o desenvolvimento e a aprendizagem como propriedades fundamentais do homem, as quais se relacionam com uma multiplicidade de fatores tanto intra e interindividuais, bem como com aqueles referentes às disponibilidades do meio material (PALANGANA, 2015).
Neuro - vem do grego Neuron “nervo”. Neurociência – é o estudo científico do sistema nervoso.
Psico - também vem do grego - psukhê, -ês, vida, espírito (Exprime a noção de espírito ou actividade mental). Psicologia – é o estudo do comportamento e das funções mentais de grupos ou indivíduos.
Pedagogia- também vem do grego - Paidagogos é formada pela palavra (paidós = criança) e (agogos = condutor). Portanto, pedagogo significa condutor de crianças, aquele que ajuda a conduzir o ensino. Pedagogia – é a ciência que tem como objeto de estudo a educação, o processo de ensino e a aprendizagem.
A Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia (SBNPp), em seu código de ética, define a Neuropsicopedagogia como uma ciência transdisciplinar fundamentada nos conhecimentos da neurociência aplicada à educação, com interfaces da Pedagogia e da Psicologia cognitiva que tem como objeto formal de estudo a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana numa perspectiva de reintegração pessoal, social e educacional.
A transdisciplinaridade é uma abordagem científica que visa à unidade do conhecimento. Desta forma, procura estimular uma nova compreensão da realidade articulando elementos que passam entre, além e através das disciplinas, numa busca de compreensão da complexidade do mundo real (wikipedia16: 08 - 2021-02-15).
2.1 A Contribuição da Neurociência na Aprendizagem
Neurociência é o estudo científico do sistema nervoso. Tradicionalmente, a neurociência tem sido vista como um ramo da biologia. E no que ela pode contribuir na aprendizagem?
Uma das grandes preocupações que o professor tem na sala de aula é “o como fazer o meu aluno aprender”. É bem ai que a neurociências vem contribuindo com o processo dessa nova competência que esse professor do século XXI tem. Sendo assim conhecer a biologia cerebral nas dimensões cognitivas, motoras, emocionais e afetivas é ter um grande aliado que pode contribuir na educação.
Os transtornos específicos do desenvolvimento das habilidades escolares compreendem grupos específicos de transtornos manifestados por comprometimentos e significativos na aprendizagem. [...] Eles não nãos simplesmente uma falta de oportunidade de aprender, e sim, dificuldades decorrentes de desenvolvimento neurológico (HENNEMANN, 2015 p.3).
Através da base científica podemos entender que a neurociência contribui com a pedagogia para que nós educadores na sala de aula possamos compreender que existe uma biologia cerebral, que existe uma anatomia e uma fisiologia, e que precisamos de uma base científica para conhecer “nosso aluno melhor”.
Tieppo, em seu livro, “Uma viagem pelo cérebro – a via rápida para entender neurociência” de 2019, diz que as grandes descobertas sobre do corpo humano em especial o cérebro, foram realizado por pesquisadores renomados, tais como os neurologistas, psicólogos e cientistas como Paul Broca, William James, Wilhelm Wundt, Karl Wernicke, Santiago Ramon & Cajal, Charles Sherrington, Korbinian Brodmann, James Papez, Harvey Cushing, Wilheim Penfield, Egar Moniz, entre outros, debruçaram-se sobre a fisiologia do corpo humano e especialmente sobre o cérebro para explicar processos de aprendizagem, comportamento, desenvolvimento e patologias. Afirmando que, Kandel, no seu livro “Princípios de Neurociência” (Principles of Neural Science), de 1995, diz que a neurociência moderna representa uma fusão da biologia molecular com a neuropsicologia, anatomia, embriologia, biologia celular e a psicologia. Para ele, uma abordagem transdisciplinar é que nos fará avançar no entendimento do cérebro (TIEPPO, 2019 p. 252).
É preciso novos posicionamentos em relação às práticas de ensino, através da discussão crítica dessas práticas e da participação e envolvimento efetivo dos professores é possível uma busca de soluções para a superação dos problemas que se apresentam.
O processo de aprendizagem já não é considerado uma ação passiva de recepção, nem o ensinamento uma simples transmissão de informação. Ao contrário, hoje falamos da aprendizagem interativa, dimensionalidade do saber. A aprendizagem supõe uma construção que ocorre por meio de um processo mental que implica na aquisição de um conhecimento novo. É sempre uma reconstrução interna e subjetiva, processada e construída interativamente (GÓMEZ & TERÁN, 1900 p. 31).
Com os avanços da neurociência é possível haver novos caminhos que podem contribuir de maneira efetiva com um parecer diferente nessa etapa de aprendizagem.
O principal desafio que têm os pais, professor e os profissionais que trabalham com crianças que apresentam dificuldades é ajudá-las a adquirir confiança em si mesma, a acreditar nas suas capacidades. Eles devem saber que as pessoas aprendem de diferentes modos e que sua energia pode ser encaminhada para encontrar estratégias adequadas para a aprendizagem. Por isso, os professores e profissionais que atuam diretamente com crianças que apresentam esse aspecto, têm uma grande responsabilidade. Suas habilidades em observar, em detectar o problema, em saber como dar o feedback e decidir como e quando intervir são de suma importância(GÓMEZ & TERÁN, 1900).
A intervenção de um Neuropsicopegagogo pode ser uma porta de entrada com uma evolução no que se refere a esse processo, oferecendo novas perspectivas do ensino - aprendizagem.
A neurociência oferta subsídios para reorientar as práticas pedagógicas na atualidade com uma nova abordagem de reflexões em relação a aprendizagem.
O neuropsicopedagogo pode aperfeiçoar técnicas usadas com as crianças, a fim de realizar testes, montar estratégias para melhor lidar com esse tipo de problema, o mesmo deve auxiliar pais, professores para realizar trabalhos, brincadeiras, mais lúdicas, para tentar prender e chamar a atenção das crianças com TDAH (OLIVEIRA, 1996).
2.2 A Atuação do Neuropsicopedagogo
A neuropsicopedagogia é uma nova ciência que vem chegando ao mercado de trabalho com novos propósitos dentro do desenvolvimento humano, usando técnicas de estímulos para desenvolver a aprendizagem. No sentido de auxiliar as crianças, adolescentes e até idosos com a estimulação cognitiva.
Com as crianças, a educação precoce, por exemplo, pode ser uma ação educacional que ajuda na prevenção dos desafios do desenvolvimento, pois é usado nesse processo ações globalizado com o individuo suprindo suas necessidades. Esse estímulo é essencialmente uma base em seu desenvolvimento educacional. Usando estratégias através de atividades que interagem com jogos, exercícios, técnicas de estímulos dentre outras que possam aprimorar o conhecimento infantil.
Há duas áreas de atuação: Neupsicopedagogia Institucional e a Neuropsicopedagogia Clinica, ambas segue a mesma fundamentação teórica.
Segundo a Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia – SBNPp no Art. 29. A Neuropsicopedagogia tem características próprias de atuação em seus contextos Institucionais e Clínicas:
I - O contexto Institucional compreende escolas públicas e privadas, além das atividades incluídas no chamado “Terceiras Setor”:
a) Instituições de Ensino Superior que venham a desenvolver projetos de atendimento aos acadêmicos de Neuropsicopedagogia Institucional, para atender às exigências do Ministério de Educação, podem contar com o apoio da SBNPp para estruturar o trabalho técnico de forma a não adentrar no trabalho de outros profissionais especialistas.
II - O contexto clínico compreende atendimento em consultório por encaminhamento particular ou conveniado, assim como em centros, núcleos ou espaços de aprendizagem:
a) Entende-se que, no chamado terceiro setor, pode-se abarcar também o atendimento Clínico.
A Neuropsicopedagogia Institucional – O profissional faz atendimento no coletivo sempre trabalhando com grupos de sujeito atendendo a demanda daquele grupo em relação ao processo de aprendizagem. Sua competência é fazer uma avaliação e/ou triagem, e observações para realizar um plano de intervenção coletiva, esse atendimento pode ser não só em uma instituição como: hospitais, escolas, empresas, clinicas, ONGs (está sem remuneração), e até outros espaços, que tem como princípio desenvolver o trabalhar em grupos.
A Neuropsicopedagogia Clinica – o atendimento com esse profissional será sempre individualizado.
Segundo a SBNPp no Artigo 31. Ao Neuropsicopedagogo com formação na área Clínica, conforme descrito no Capítulo V fica delimitado sua atuação com atendimentos neuropsicopedagógicos individualizados em setting adequado, como consultório particular, espaço de atendimento, posto de saúde, terceiro setor, conforme características institucionais dispostas no Art. 29.
- CONCLUSÃO
Esse trabalho foi realizado no intuito de explanar as contribuições que a neurociência vem nos dando como respaldo no campo educacional, através de pesquisas fundamentadas em autores reconhecidos.
Concluímos com os estudos que o neuropsicopedagogo tem um papel importante na evolução da educação. E que é um grande contribuinte para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem. Oferecendo um suporte embasado na neurociência. Graças aos desenvolvimentos tecnológicos podemos perceber que, se auxiliarmos esse conhecimento à prática pedagógica, teremos bons resultados na área do desenvolvimento humano.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogiga - SBNPp RESOLUÇÃO n° 04 de 04 de maio de 2020, que altera a Resolução 03/2014 . Disponível em: <https://www.google.com/search?q=RESOLU%C3%87%C3%83O+SBNPp+n%C2%B0+04+de+04+de+maio+de+2020%2C+que+altera+a+Resolu%C3%A7%C3%A3o+03%2F2014&oq=RESOLU%C3%87%C3%83O+SBNPp+n%C2%B0+04+de+04+de+maio+de+2020%2C+que+altera+a+Resolu%C3%A7%C3%A3o+03%2F2014&aqs=chrome..69i57.2239j0j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8>
Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Interdisciplinaridade#:~:text=A%20transdisciplinaridade%20%C3%A9%20uma%20abordagem,da%20complexidade%20do%20mundo%20real>
HENNEMANN, Ana L. Considerações sobre o livro Neuropsicopedagogia Clínica - Introdução, Conceitos, Teoria e Prática. Novo Hamburgo, 03 nov/ 2015. Disponível online em: http://neuropsicopedagogianasaladeaula.blogspot.com.br/2015/11/livro-neuropsicopedagogia-clinica.html
"PSICO-", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/psico- [consultado em 17-02-2021].
OLIVEIRA, G. D. C. Psicomotricidade: Educação e Reeducação num enfoque Psicopedagógico. 5ª edição: Petrópolis: Vozes 1996.
GÓMEZ Ana Maria Salgado & TERÁN Nora Espinosa – livro- Dificuldades em Aprendizagem – detecção e estratégia de ajuda. p.31. 1ª edição MMXI cultural..S.A – 1900.
PALANGANA, Isilda Campaner, - livro- Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vigotsk – A Relevância do Social -. Editora: Soraia Bini Cury summus 2015.
TIEPPO, Carla. Uma viagem pelo cérebro: a via rápida para entender a neurociência / Carla Tieppo. -– São Paulo, SP: Conectomus, 2019. p. 252