02/07/2021

A Intervenção da Neuropsicopedagogia Na Educação

FARESE – FACULDADE DA REGIÃO SERRANA

 NEUROPSICOPEDAGOGIA

SIMONI QUEIROZ MEIRA MARQUES

A INTERVENÇÃO DA NEUROPSICOPEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO

 

                                                                                                                           Trabalho de conclusão de curso apresentado                                                                                                                                       como  requisito parcial à obtenção do título                                                                                                                                        especialista em NEUROPSICOPEDAGOGIA

Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial à obtenção do título especialista em NEUROPSICOPEDAGOGIA

NOVA NAZARÉ - MT

2021

A INTERVENÇÃO DA NEUROPSICOPEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO

Resumo - Esse artigo tem como propósito apresentar a contribuição da Neuropsicopedagogia na educação, auxiliando os pais, professores e todos profissionais envolvidos no desenvolvimento humano, em especial os que trabalham frente à educação. Um dos maiores desafios sociais que a Educação do século XXI tem é a integração e socialização das crianças com dificuldades de aprendizagem. É importante que o educador saiba o processo que pode ajudá-lo nessa jornada, usando estratégias pedagógicas com o objetivo de oferecer ao educando um bom desempenho em seu desenvolvimento educacional, para o educador é de fundamental importância compreender o funcionamento da atividade cerebral do seu aluno, de modo que esse conhecimento científico possa ser um respaldo para as possíveis intervenções pedagógicas, frente aos diversos obstáculos da aprendizagem. A intervenção da Neuropsicopegagogia pode ser uma porta de entrada com uma evolução no que se refere a esse processo, oferecendo novas perspectivas do ensino – aprendizagem. A Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia (SBNPp), em seu código de ética, define a Neuropsicopedagogia em uma ciência transdisciplinar fundamentada nos conhecimentos da neurociência aplicada à educação, com interfaces da Pedagogia e da Psicologia cognitiva, que tem como objeto de estudo a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana numa perspectiva de reintegração pessoal, social e educacional. Esse trabalho foi realizado no intuito de explanar as contribuições que a ciência vem nos dando como suporte no campo educacional. Concluindo-se que o neuropsicopedagogo é grande contribuinte para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem na educação. Oferecendo um suporte embasado na neurociência.

Palavras chave: Educação. Intervenção. Neuropsicopedagogia.

  1.  INTRODUÇÃO

Esse tema foi escolhido a partir de uma necessidade de aprofundar nos conhecimentos de desenvolvimento educacional do ser humano, para sanar dúvidas pessoais (em contexto familiar), aperfeiçoamento profissional e também no intuito de divulgar a importância dessa profissão que ainda não é muito propagada, mas está crescendo e contribuindo no desenvolvimento humano e na área educacional. Tendo em vista que sempre somos sujeitos a deparar com os diferentes aspectos quando se trata da diversidade, tanto, na sociedade e/ou na sala de aula.

Sabemos que um dos maiores desafios sociais que a Educação do século XXI tem hoje é a integração e socialização das crianças com dificuldades de aprendizagem. Dessa forma, para os pais que enfrentam este desafio com algum de seus filhos também é colocada essa difícil tarefa.

É importante que o educador saiba o processo que pode ajudá-lo nessa jornada, usando estratégias pedagógicas com o objetivo de oferecer ao educando um bom desempenho em seu desenvolvimento educacional, para o educador é de fundamental importância compreender o funcionamento da atividade cerebral do seu aluno, de modo que esse conhecimento científico possa ser um respaldo para as possíveis intervenções pedagógicas, frente aos diversos obstáculos da aprendizagem.

A intervenção de um Neuropsicopegagogo pode ser uma porta de entrada com uma evolução no que se refere a esse processo, oferecendo novas perspectivas do ensino – aprendizagem.

O objetivo desse trabalho é apresentar à sociedade a intervenção que o profissional dessa área com seus conhecimentos embasados à neurociência podem contribuir na educação frente ao seu desenvolvimento no ensino-aprendizagem.

  • Propor conhecimento baseado em pesquisas;
  • Pontuar os pontos positivos dessa modalidade;
  • Contribuir com desenvolvimento educacional;
  • Entender mais sobre a atuação neuropsicopedagogo na área de desenvolvimento humano e na área educacional;
  • Envolver os profissionais da educação com um novo propósito.

Esse artigo tem como propósito apresentar a contribuição da Neuropsicopedagogia na educação, auxiliando os pais, professores e todos profissionais envolvidos no desenvolvimento humano, em especial os que trabalham frente à educação. Com toda ciência em tecnologias que vem se desenvolvendo na sociedade, é preciso ser reflexivo quando o tema é neurociências, pois esse processo de conhecimento pode contribuir muito quando se trata do ensino-aprendizagem no campo educacional.

Ao realizar esse trabalho utilizei como base na pesquisa o método bibliográfico, através de pesquisas fundamentadas em autores reconhecidos.

  1. A NEUROPSICOPEDAGOGIA

A neuropsicopedagogia surgiu no Brasil em 2008, em Joinville no estado de Santa Catarina. O primeiro projeto que envolvia as Neurociências aplicadas à educação, nomeado de Neuropsicopedagogia, unindo Neurociências, Psicologia e Pedagogia.Inicialmente seu desenvolvimento era Neuropsicopedagogia Institucional com atendimento coletivo, após dois anos se tornou Neuropsicopedagogia Clinica também com atendimento individual.

"A principal finalidade de toda estrutura educacional é promover a aprendizagem e o desenvolvimento do ser humano. Isso, por si só, justifica a constante preocupação, não apenas de psicólogos e educadores como de pesquisadores de outras áreas, com a complexa natureza desses processos. Há várias formas de conceber o desenvolvimento e a aprendizagem como propriedades fundamentais do homem, as quais se relacionam com uma multiplicidade de fatores tanto intra e interindividuais, bem como com aqueles referentes às disponibilidades do meio material (PALANGANA, 2015).

Neuro - vem do grego Neuron “nervo”. Neurociência – é o estudo científico do sistema nervoso.

Psico - também vem do grego - psukhê-ês, vida, espírito  (Exprime a noção de espírito ou actividade mental). Psicologia – é o estudo do comportamento e das funções mentais de grupos ou indivíduos.

Pedagogia- também vem do grego - Paidagogos é formada pela palavra (paidós = criança) e (agogos = condutor). Portanto, pedagogo significa condutor de crianças, aquele que ajuda a conduzir o ensino. Pedagogia – é a ciência que tem como objeto de estudo a educação, o processo de ensino e a aprendizagem.  

 A Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia (SBNPp), em seu código de ética, define a Neuropsicopedagogia como uma ciência transdisciplinar fundamentada nos conhecimentos da neurociência aplicada à educação, com interfaces da Pedagogia e da Psicologia cognitiva que tem como objeto formal de estudo a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana numa perspectiva de reintegração pessoal, social e educacional.

transdisciplinaridade é uma abordagem científica que                                   visa à unidade do conhecimento. Desta forma, procura estimular uma nova compreensão da realidade articulando elementos que passam entre, além e através das disciplinas, numa busca de compreensão da complexidade do mundo real (wikipedia16: 08 - 2021-02-15).   

2.1 A Contribuição da Neurociência na Aprendizagem

   Neurociência é o estudo científico do sistema nervoso. Tradicionalmente, a neurociência tem sido vista como um ramo da biologia. E no que ela pode contribuir na aprendizagem?

         Uma das grandes preocupações que o professor tem na sala de aula é “o como fazer o meu aluno aprender”. É bem ai que a neurociências vem contribuindo com o processo dessa nova competência que esse professor do século XXI tem. Sendo assim conhecer a biologia cerebral nas dimensões cognitivas, motoras, emocionais e afetivas é ter um grande aliado que pode contribuir na educação.

Os transtornos específicos do desenvolvimento das habilidades escolares compreendem grupos específicos de transtornos manifestados por comprometimentos e significativos na aprendizagem. [...] Eles não nãos simplesmente uma falta de oportunidade de aprender, e sim, dificuldades decorrentes de desenvolvimento neurológico (HENNEMANN, 2015 p.3).

Através da base científica podemos entender que a neurociência contribui com a pedagogia para que nós educadores na sala de aula possamos compreender que existe uma biologia cerebral, que existe uma anatomia e uma fisiologia, e que precisamos de uma base científica para conhecer “nosso aluno melhor”.

 Tieppo, em seu livro, “Uma viagem pelo cérebro – a via rápida para entender neurociência” de 2019, diz que as grandes descobertas sobre do corpo humano em especial o cérebro, foram realizado por pesquisadores renomados, tais como os neurologistas, psicólogos e cientistas como Paul Broca, William James, Wilhelm Wundt, Karl Wernicke, Santiago Ramon & Cajal, Charles Sherrington, Korbinian Brodmann, James Papez, Harvey Cushing, Wilheim Penfield, Egar Moniz, entre outros, debruçaram-se sobre a fisiologia do corpo humano e especialmente sobre o cérebro para explicar processos de aprendizagem, comportamento, desenvolvimento e patologias. Afirmando que, Kandel, no seu livro “Princípios de Neurociência” (Principles of Neural Science), de 1995, diz que a neurociência moderna representa uma fusão da biologia molecular com a neuropsicologia, anatomia, embriologia, biologia celular e a psicologia. Para ele, uma abordagem transdisciplinar é que nos fará avançar no entendimento do cérebro (TIEPPO, 2019 p. 252).

É preciso novos posicionamentos em relação às práticas de ensino, através da discussão crítica dessas práticas e da participação e envolvimento efetivo dos professores é possível uma busca de soluções para a superação dos problemas que se apresentam.

O processo de aprendizagem já não é considerado uma ação passiva de      recepção, nem o ensinamento uma simples transmissão de informação. Ao contrário, hoje falamos da aprendizagem interativa, dimensionalidade do saber. A aprendizagem supõe uma construção que ocorre por meio de um processo mental que implica na aquisição de um conhecimento novo. É sempre uma reconstrução interna e subjetiva, processada e construída interativamente (GÓMEZ & TERÁN, 1900 p. 31).

Com os avanços da neurociência é possível haver novos caminhos que podem contribuir de maneira efetiva com um parecer diferente nessa etapa de aprendizagem.

O principal desafio que têm os pais, professor e os profissionais que trabalham com crianças que apresentam dificuldades é ajudá-las a adquirir confiança em si mesma, a acreditar nas suas capacidades. Eles devem saber que as pessoas aprendem de diferentes modos e que sua energia pode ser encaminhada para encontrar estratégias adequadas para a aprendizagem. Por isso, os professores e profissionais que atuam diretamente com crianças que apresentam esse aspecto, têm uma grande responsabilidade. Suas habilidades em observar, em detectar o problema, em saber como dar o feedback e decidir como e quando intervir são de suma importância(GÓMEZ & TERÁN, 1900).

A intervenção de um Neuropsicopegagogo pode ser uma porta de entrada com uma evolução no que se refere a esse processo, oferecendo novas perspectivas do ensino - aprendizagem.

 A neurociência oferta subsídios para reorientar as práticas pedagógicas na atualidade com uma nova abordagem de reflexões em relação a aprendizagem.

O neuropsicopedagogo pode aperfeiçoar técnicas usadas com as crianças, a fim de realizar testes, montar estratégias para melhor lidar com esse tipo de problema, o mesmo deve auxiliar pais, professores para realizar trabalhos, brincadeiras, mais lúdicas, para tentar prender e chamar a atenção das crianças com TDAH (OLIVEIRA, 1996).

2.2 A Atuação do Neuropsicopedagogo

A neuropsicopedagogia é uma nova ciência que vem chegando ao mercado de trabalho com novos propósitos dentro do desenvolvimento humano, usando técnicas de estímulos para desenvolver a aprendizagem. No sentido de auxiliar as crianças, adolescentes e até idosos com a estimulação cognitiva.

Com as crianças, a educação precoce, por exemplo, pode ser uma ação educacional que ajuda na prevenção dos desafios do desenvolvimento, pois é usado nesse processo ações globalizado com o individuo suprindo suas necessidades. Esse estímulo é essencialmente uma base em seu desenvolvimento educacional. Usando estratégias através de atividades que interagem com jogos, exercícios, técnicas de estímulos dentre outras que possam aprimorar o conhecimento infantil.

Há duas áreas de atuação: Neupsicopedagogia Institucional e a Neuropsicopedagogia Clinica, ambas segue a mesma fundamentação teórica.

Segundo a Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia – SBNPp no Art. 29. A Neuropsicopedagogia tem características próprias de atuação em seus contextos Institucionais e Clínicas:

I - O contexto Institucional compreende escolas públicas e privadas, além das atividades incluídas no chamado “Terceiras Setor”:

a) Instituições de Ensino Superior que venham a desenvolver projetos de atendimento aos acadêmicos de Neuropsicopedagogia Institucional, para atender às exigências do Ministério de Educação, podem contar com o apoio da SBNPp para estruturar o trabalho técnico de forma a não adentrar no trabalho de outros profissionais especialistas.

II - O contexto clínico compreende atendimento em consultório por encaminhamento particular ou conveniado, assim como em centros, núcleos ou espaços de aprendizagem:

a) Entende-se que, no chamado terceiro setor, pode-se abarcar também o atendimento Clínico.

A Neuropsicopedagogia Institucional – O profissional faz atendimento no coletivo sempre trabalhando com grupos de sujeito atendendo a demanda daquele grupo em relação ao processo de aprendizagem. Sua competência é fazer uma avaliação e/ou triagem, e observações para realizar um plano de intervenção coletiva, esse atendimento pode ser não só em uma instituição como: hospitais, escolas, empresas, clinicas, ONGs (está sem remuneração), e até outros espaços, que tem como princípio desenvolver o trabalhar em grupos.

A Neuropsicopedagogia Clinica – o atendimento com esse profissional será sempre individualizado.

Segundo a SBNPp no Artigo 31. Ao Neuropsicopedagogo com formação na área Clínica, conforme descrito no Capítulo V fica delimitado sua atuação com atendimentos neuropsicopedagógicos individualizados em setting adequado, como consultório particular, espaço de atendimento, posto de saúde, terceiro setor, conforme características institucionais dispostas no Art. 29.

  1.  CONCLUSÃO

Esse trabalho foi realizado no intuito de explanar as contribuições que a neurociência vem nos dando como respaldo no campo educacional, através de pesquisas fundamentadas em autores reconhecidos.

Concluímos com os estudos que o neuropsicopedagogo tem um papel importante na evolução da educação. E que é um grande contribuinte para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem. Oferecendo um suporte embasado na neurociência. Graças aos desenvolvimentos tecnológicos podemos perceber que, se auxiliarmos esse conhecimento à prática pedagógica, teremos bons resultados na área do desenvolvimento humano.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogiga - SBNPp RESOLUÇÃO n° 04 de 04 de maio de 2020, que altera a Resolução 03/2014 . Disponível em: <https://www.google.com/search?q=RESOLU%C3%87%C3%83O+SBNPp+n%C2%B0+04+de+04+de+maio+de+2020%2C+que+altera+a+Resolu%C3%A7%C3%A3o+03%2F2014&oq=RESOLU%C3%87%C3%83O+SBNPp+n%C2%B0+04+de+04+de+maio+de+2020%2C+que+altera+a+Resolu%C3%A7%C3%A3o+03%2F2014&aqs=chrome..69i57.2239j0j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8>

Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Interdisciplinaridade#:~:text=A%20transdisciplinaridade%20%C3%A9%20uma%20abordagem,da%20complexidade%20do%20mundo%20real>

HENNEMANN, Ana L. Considerações sobre o livro Neuropsicopedagogia Clínica - Introdução, Conceitos, Teoria e Prática. Novo Hamburgo, 03 nov/ 2015. Disponível online em: http://neuropsicopedagogianasaladeaula.blogspot.com.br/2015/11/livro-neuropsicopedagogia-clinica.html

"PSICO-", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/psico- [consultado em 17-02-2021].

OLIVEIRA, G. D. CPsicomotricidade: Educação e Reeducação num enfoque Psicopedagógico. 5ª edição: Petrópolis: Vozes 1996.

GÓMEZ Ana Maria Salgado & TERÁN Nora Espinosa – livro- Dificuldades em Aprendizagem – detecção e estratégia de ajuda. p.31. 1ª edição MMXI cultural..S.A – 1900.

PALANGANA, Isilda Campaner, - livro- Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vigotsk – A Relevância do Social -. Editora: Soraia Bini Cury summus 2015.

TIEPPO, Carla. Uma viagem pelo cérebro: a via rápida para entender a neurociência / Carla Tieppo. -– São Paulo, SP: Conectomus, 2019. p. 252

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