A INSERÇÃO DOS VIDEOS NA EDUCACAO – UMA ARENDIZAGEM ALEM DO VER E OUVIR
Luci Mara Kumm
Licenciatura Plena em Pedagogia. Especialização em Ludopedagogia e Literatura na Educação Infantil e Anos Iniciais. Primavera do Leste - MT.
Edilene Regina da Silva
Licenciatura em Química. Especialização em Metodologia do Ensino de Química. Primavera do Leste - MT.
Joselâine Silva Lopes
Cursando Licenciatura em Pedagogia. Primavera do Leste - MT.
Juliana Gomes
Licenciatura Plena em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia e Educação Infantil. Especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica. Primavera do Leste - MT.
Joana Souza Quinteiro
Licenciatura em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Primavera do Leste - MT.
É importante perceber as reflexões acerca da inserção das novas tecnologias da informação do âmbito educacional, uma vez que dada a contemporaneidade e o avanço tecnológico, tornam-se cada vez mais intensas e necessárias discussões, debates e leituras sobre sua utilização consciente, a fim de oportunizar a construção de um conhecimento significativo, favorecendo possíveis análises e proposições para um ensino pautado na construção social do sujeito, bem como favorecer um ensino autônomo mediado pelo professor. A crescente ampliação do uso das tecnologias da informação nas escolas, tal como a inserção cada vez mais constante no processo de ensino aprendizagem dos alunos, apresentando aspectos históricos que favoreceram a abertura para esta nova realidade.
A integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na sociedade moderna e a facilidade de se produzir e divulgar filmes digitais tornam as atividades baseadas no uso de vídeos cada vez mais recorrentes em sala de aula. A utilização de recursos audiovisuais vem sendo discutida há muito tempo e incorporada ao ensino. Um importante e promissora possibilidade de uso destes acervos trata-se da interdisciplinaridade pouco explorada pelos professores. A tecnologia apresenta-se como um instrumento para colaborar com o desenvolvimento do processo de ensino.
Portanto, surgem novas abordagens metodológicas, evidenciando a necessidade de uma nova concepção educacional, na qual busca a contextualização dos conteúdos e de discussões acerca da natureza histórica e fenomenológica das ciências favorecendo ao aluno uma interpretação aprofundada sobre os acontecimentos.
Uma vez que a utilização de vídeos educacionais, de caráter formativo se tornou ao longo dos tempos uma utilização frequente nos cursos de educação básica e ensino superior, se torna necessária uma reflexão sobre esta nova abordagem metodológica, observando desde o início do processo de ensino aprendizagem, bem como sua influência cognitiva e social na vida do aluno. Os vídeos representam um bom recurso didático ao ensino de conceitos, desde que a seleção dos vídeos e a linguagem adotada sejam adequadas ao tipo de público-alvo a ser atendido. No uso dos vídeos, é importante que sejam feitas abordagens cotidianas, onde o aluno consiga enxergar sua vivência prática naquilo que lhe é apresentado. Isso favorece um maior interesse em aprender um determinado conteúdo.