A Importância do Meio Social para o Desenvolvimento Cognitivo
Importância do Meio Social para o Desenvolvimento Cognitivo
Eva Maria da Silva e Carla Borges Montolvam
A palavra cognição apesar de não ter um conceito único está relacionada à capacidade de adquirir conhecimento sobre o mundo e tudo aquilo que ele engloba, sinteticamente se trata dos processos de absorção do conhecimento por meio do raciocínio, atenção, memória, entre outras funções cerebrais.
Um indivíduo em processo de formação, no caso de crianças de em média até sete anos, está constantemente utilizando do desenvolvimento cognitivo como forma de cultivar traços como personalidade, moral, conceitos, etc. Logo, todo o ambiente com o qual a criança convive e todos aqueles que fazem parte deles pode influenciar nessa formação. É por esse motivo que cada vez mais pesquisas acadêmicas veem atentando os pais e professores à necessidade de explorar mais e de forma mais eficiente a capacidade da criança em absorver informações das mais diversas formas.
Teóricos como Vygotsky via a linguagem e as atividades sociais como principais responsáveis pelo desenvolvimento. A interação social tem um papel indispensável do desenvolvimento cognitivo, cabe àqueles responsáveis pela educação da criança intermediar esse aprendizado ajudando-a a diferenciar o que é certo ou errado, reconhecendo sua cultura e seus aspectos sociais, assim como outros a que deve respeitar.
Há pessoas especificas que geralmente a criança vê como uma referencia, são essas pessoas que mais devem ficar atentas ao seu comportamento diante da mesma. É mais recorrente, por exemplo, que sua figura masculina seja o pai, a figura masculina comumente é aquela que oferece referencias a respeito de postura, comprometimento com metas e responsabilidade. A mãe, ou figura feminina, na maioria das vezes é para a criança uma referencia de cuidado, atenção e respeito. Irmãos mais velhos, por exemplo, podem influenciar em suas escolhas culturais e também na postura diante de colegas. Vínculos afetivos, em geral são extremamente determinantes.
Saber dosar na hora de lhe dar com esse aprendizado também é algo que não pode passar despercebido, não se pode tratar para sempre seu filho ou aluno com um bebê de colo pois dessa forma há muito a se perder e a retardar no desenvolvimento de seu conhecimento, por outro lado, não se pode também tirar da criança a inocência, o modo lúdico como são capazes de enxergar o mundo. A inocência contribui para o que faz das crianças tão mais capazes de aprender, pois não tem como tantos adultos o medo do desconhecido e de novas possibilidades, crianças não tem preconceito.
Portanto, o que vale é buscar o equilíbrio, trazer sempre novos conhecimentos, explorar o mundo junto à criança de forma que ela possa por si só finalizar cada conceito. Vale também, para os educadores, estarem sempre explorando diversas formas de ensino. E para todos, o que vale é estar presente em cada etapa do desenvolvimento, lembrando sempre que mesmo de longe, nosso comportamento influencia sim, no ambiente dessa criança e consequentemente no seu desenvolvimento.
REFERÊNCIA :
VIGOTSKY,L. Mind in society Cambridge, MA: Harvard University press, 1.978.
Contato do autor: evamelcsempre@hotmail.com