A importância do marketing digital para diferentes carreiras e como atingir o sucesso
O mercado está cada vez mais exigindo a presença das empresas na internet e para driblar concorrentes, é preciso investir em marketing digital. Veja como atingir o sucesso com as estratégias certas, independentemente do nicho de mercado!
São milhares de empresas brasileiras que já entenderam que o marketing digital é muito importante para alcançar o sucesso atualmente. A pandemia da Covid-19 só acelerou ainda mais o processo de transformação digital que estava ocorrendo gradativamente.
Hoje grande parte das empresas com presença na internet consideram o marketing digital importante, principalmente para se manterem ativos durante os períodos de crise, e para conquistarem cada vez mais clientes.
Mas muitos empresários ainda o negligenciam ou ignoram, muitos por não saberem qual a importância das estratégias de marketing para o sucesso da empresa.
Afinal, o que é Marketing Digital?
O marketing digital reúne todas as ações feitas com o objetivo de promover produtos e empresas nos meios digitais, ou seja, na internet. Hoje, as possibilidades de aplicação de estratégias são muitas, mas existem algumas técnicas preferidas pelas empresas, pois trazem resultados consistentes. Entre elas o Marketing de Conteúdo, as Redes Sociais e o Marketing de Busca.
Basicamente todas as ações de marketing que conhecemos estão incluídas nas frentes de atuação do marketing digital, como os blogs, redes sociais, busca em sites, newsletters e mais.
Qual a importância do marketing digital para as diferentes carreiras?
Todas as carreiras e diferentes ramos de atuação podem se beneficiar muito com o marketing digital. São diversas as vantagens que as empresas encontram nesta prática.
Listamos algumas delas para demonstrar a importância do marketing digital para as empresas, inclusive, para diferentes carreiras. Confira!
1. Garante uma presença virtual forte da empresa
Hoje a empresa que não tem uma presença virtual dificulta a conquista de novos clientes. Estar presente on-line significa ter constância nos conteúdos postados em redes sociais, estar sempre em comunicação com seu público, além de ter uma boa posição nos mecanismos do Google.
Isso contribui para a reputação da empresa, trazendo novos clientes e fidelizando os clientes antigos. Um bom exemplo é o da agência Gluz Digital que trabalha com conteúdos voltados ao segmento de seguros, como para a Smartia Seguros.
Ao trabalhar com as estratégias certas, a agência coloca seus clientes nas primeiras posições nos buscadores, como o Google. Assim, ao pesquisar por uma palavra-chave relevante, como ‘Preço do seguro Honda Fit’ os usuários encontram a página na posição zero, ou seja, no topo da primeira página.
Ao acessar o conteúdo, a página oferece além da resposta que o usuário busca, mas também informações pertinentes e uma ferramenta de cotação de veículos on-line.
Portanto, investir nas estratégias certas vai além de responder ao que o usuário busca, mas traz sempre um diferencial. Isso ajuda a conquistar novos clientes, bem como fidelizar os antigos, gerando leads qualificados.
2. Construção de audiência qualificada
O marketing digital ajuda sua empresa a alcançar o maior número de pessoas, principalmente em seu público alvo, ou seja, entre os clientes potenciais que se interessam pelo seu serviço ou produto.
Para alcançar o público alvo e gerar leads qualificados, é necessário se comunicar com ele em uma linguagem apropriada. Para isso, atente-se aos canais mais indicados para que os resultados positivos sejam mais expressivos.
Você pode investir em:
- Marketing de conteúdo disponibilizando um blog no site da sua empresa. Nesse, é possível utilizar diferentes estratégias de SEO e oferecer conteúdos com dicas e informações sobre o seu serviço e clientes.
- Redes sociais para realizar publicações apresentando seus produtos e serviços, bem como interagindo com os usuários.
3. Investimento relativamente baixo
Estar nas primeiras posições do Google e ter um bom trabalho de marketing digital não necessita investimento alto. Existem anúncios pagos, porém existem diversas ações que podem ser feitas com esse objetivo sem investimento financeiro.
Ainda assim, as campanhas de anúncios patrocinados ocorrem de acordo com o seu orçamento, ou seja, você estipula o quanto quer investir nestes anúncios.
4. Análise precisa dos resultados das ações de marketing
As plataformas que irá utilizar para realizar o marketing digital trazem análises precisas e completas dos resultados. Isso facilita para verificar quais ações têm melhor rendimento, onde deve investir mais, entre outros assuntos.
Mas, você também pode investir nas seguintes ferramentas:
- Google Analytics
- Adservers
- Google Adwords
- MOZ
Como usar o marketing digital para obter sucesso?
1. Planejamento e pesquisa
Primeiro pesquise quem é seu público alvo, os canais que são mais usados pelo seu público, quais as metas que você deseja alcançar com sua empresa e quanto pretende investir.
Faça pesquisas de mercado utilizando as ferramentas on-line disponíveis para saber o que seu público está buscando, para nortear sua estratégia e seus conteúdos.
2. Interaja nas redes sociais
Interaja e se aproxime de seu público nas redes sociais para criar conexão das pessoas com a marca, além de apresentar ela para mais pessoas. Ofereça também conteúdos relevantes grátis ou degustações de seu produto ou serviço, como e-books e outros.
3. Procure um bom posicionamento no Google
O Google é o mecanismo de busca mais usado e ter um bom posicionamento nele significa conquistar mais pessoas que estão buscando pelo seu serviço. Utilize um site com técnicas de SEO, além de investir em ferramentas grátis do Google para aparecer de forma mais fácil nas pesquisas, como o Google Meu Negócio.