08/10/2021

A importância da matemática para empreendedores

Importancia-matematica-empreendedores

Não dá para menosprezar a importância da matemática para empreendedores. Aliás, até dá: mas as consequências são terríveis por causa disso. Basta ver como 60% de todos os empreendedores que abrem empresas no Brasil acabam falindo em 5 anos de atividade. Afinal, além das dificuldades naturais do mercado brasileiro, a falta de preparo de quem empreende pode ter consequências sérias.

A matemática está presente na vida de empreendedores de muitas formas, desde na maneira como se trabalha com impostos até a fazer a administração natural das suas empresas. Isso significa que todo empreendedor precisa ter graduação em Matemática e ser especialista em cálculo? Não, mas é preciso saber um mínimo sobre o assunto para conseguir gerenciar bem seu negócio.

Quer ver a importância da matemática para empreendedores? Então siga a leitura abaixo com bastante atenção para saber mais sobre o assunto!

A importância da matemática para empreendedores: 5 casos para ter em mente

1. Administrar a empresa

A administração básica da empresa exige muito conhecimento matemático. Necessariamente não é um conhecimento muito avançado, de cálculo ou algo do tipo, mas é preciso ter sim alguma base matemática considerável.

Por exemplo, é vital saber como calcular o fluxo de caixa, pagamentos dos funcionários e por aí vai. Todo esse jogo de zero-um ajuda a garantir que a saúde financeira da empresa estará em dia e ela não terá riscos de falir por causa de má administração.

Normalmente, o importante para garantir uma boa administração na empresa é controlar o fluxo de dinheiro, registrá-lo e fazer contas básicas para garantir que está tudo sobre controle, além de fazer previsões sobre quando a empresa ficará sem dinheiro, caso esse seja o caso.

2. Calcular impostos

Todos os anos, empresas do Brasil inteiro gastam mais de 2.000 horas para poder lidar com suas responsabilidades tributárias. É claro que alguns negócios gastam muito menos, pois têm regimes tributários bem mais simples (os 11 milhões de MEIs e aqueles do Simples Nacional, por exemplo).

No entanto, outras empresas precisam fazer cálculos complexos sobre a venda de cada produto, a precificação deles e muito mais para entender quanto de imposto deve ser pago para a Receita Federal.

E ainda fica pior: é preciso fazer muitas contas para saber qual o regime tributário mais vantajoso ou qual o anexo dentro do Simples Nacional que é o mais vantajoso para cada empresa.

Por exemplo, muitos prestadores de serviço podem se encaixar no Anexo III ou VI do Simples Nacional. A resposta para entender qual é o mais vantajoso dependerá muito do Fator R de cada empresa. Por isso, é importante fazer os cálculos para entender quais os seus custos e então decidir pelo regime tributário mais vantajoso.

3. Calcular custos e lucro

E por fazer em calcular custos, o empreendedor precisa ter os seus custos todos na ponta do lápis, já que eles influenciam no seu lucro e na saúde financeira do seu negócio.

Cada produto de um empreendedor tem um custo específico, que é variável com o tempo e a inflação. O custo impacta na sua margem de lucro e no preço de venda dos produtos, o que tem influência direta no faturamento da empresa.

Por isso, é vital controlar adequadamente todas essas questões para conseguir gerenciar bem a empresa. Basta lembrar, por exemplo, do caso da Pan Am, uma operadora de viagens aéreas dos EUA que conseguiu aumentar a sua taxa de lucro com uma simples mudança: retirar uma azeitona de cada salada servida. Ao fazer isso, a empresa conseguiu economizar milhares de dólares considerando todas as suas viagens e todas as saladas servidas nesse processo.

Isso só foi possível ao usar uma calculadora de matriz para entender os efeitos de cascata de cada custo dentro da empresa. Outros empreendedores podem fazer o mesmo em seus negócios, claro.

4. Fazer previsão de crescimento

Por fim, o uso da matemática ajuda empreendedores a fazer previsão de crescimento com base em diversos fatores, como indicadores da economia e crescimento geral do mercado.

Por exemplo, suponha que a previsão do mercado seja que o país vá crescer, em média, 4%. Considerando que o seu setor sempre cresce 3 pontos percentuais acima da média do PIB, você pode prever um aumento de 7% na sua área. No entanto, como a Selic aumentou e o seu setor depende muito do uso do crédito por parte dos consumidores, talvez seu crescimento fique um pouco reduzido a 5,5% ou 6%.

O que isso significa para a sua empresa? Como os seus impostos serão afetados? E como sua empresa precisará se preparar para isso? Todos esses fatores são determinados majoritariamente pelos cálculos matemáticos feitos pelos empreendedores.

Pronto! Você já viu a importância da matemática para empreendedores e com certeza está considerando estuda um pouco mais de matemática na sua vida para conseguir empreender melhor e gerenciar melhor o seu negócio. É importante conhecer os conceitos básicos e saber quando aplicá-los, mesmo que para isso você use ferramentas específicas.

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×