29/11/2017

A Importância da Educação Física Infantil Para Desenvolvimento Integral da Criança

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL PARA DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA

 

Luciana Santos da Silva, Natalia Dias dos Santos, Rodrigo de Sa Cerqueira, Thiago Gonçalves Meneses, William Souza Santos, Daniela Moraes Scoss

Centro Universitário Ítalo Brasileiro

naty _luka_2008@hotmail.com

RESUMO

Diante da chamada sociedade tecnológica, o brincar e movimentar-se das crianças acaba, muitas vezes, sendo deixado de lado. O presente artigo apresenta a importância da Educação Física no Ensino Infantil, destacado como tal atividade pode promover o desenvolvimento integral da criança na fase da primeira infância, momento este onde é construído o acervo motor de cada ser humano. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura, com as seguintes bases de dados Scielo, EFDeportes e Biblioteca Dante Alighieri. Os descritores utilizados foram Educação Física, desenvolvimento integral e infância e foram utilizados artigos e livros de 2002 à 2017.

Palavras chave Educação infantil, educação física, desenvolvimento integral

ABSTRACT

In the face of the so-called technological society, the play and movement of children is often left behind. This article presents the importance of Physical Education in Early Childhood Education, highlighted as such activity can promote the integral development of the child in the phase of early childhood, moment in which is built the motor collection of each human being. The methodology used was a literature review, with the following Scielo, EF Deportes and Dante Alighieri Library databases. The descriptors used were Physical Education, integral development and childhood and articles and books were used from 2002 to 2017.

Key words Physical Education, integral development and childhood       

INTRODUÇÃO

            Em uma época onde muito se discute acerca das inovações tecnológicas a que a sociedade está submetida, alguns assuntos acabam sendo deixados de lado. Inserção das mídias nas escolas, nas aulas, nos momentos familiares e em todas as esferas da vida, seja por um computador, um game, um tablet ou um celular.

Diversos estudos já têm, inclusive, discutido como isso está afetando a rotina das pessoas, em especial a das crianças e jovens (PAIVA, COSTA, 2015; BONA, 2010).

A influências desta tecnologia tem aspectos benéficos, tais como diversão, apropriação de linguagem específica e possibilidades no ensino, formando novas gerações “caracterizadas por independência de pensamento que estão construindo uma nova cultura” (BONA, 2010, p.27, 28).

Porém o inverso também pode ser atribuído, tais como “crianças se vestindo como adultos, brincadeiras se modificando e desaparecendo, em especial as brincadeiras de rua nos grandes centros, incidência maior de crimes envolvendo menores, meninas modelos com 12 a 13 anos de idade fazendo sucesso” (MAGNABOSCO, SIVA, 2005, s/p).

A criança que precisa da escola para aprender é a mesma que domina a computação. E a atração da escola, sem o brilho, sem a cor e sem o movimento que a eletrônica oferece, se perde e entra em crise. A velocidade de acesso à informação e ao conhecimento vicia a criança na instantaneidade e a velocidade da escola frustra o aluno (MAGNABOSCO, SILVA, 2005, s/p.).

Deixando a tecnologia e focando na criança, o presente artigo apresenta a importância da Educação Física no ensino infantil, destacado como tal atividade pode promover o desenvolvimento integral da criança na fase da primeira infância, momento este onde é construído o acervo motor de cada ser humano.

Esse tema foi escolhido para evidenciar a importância de inserir a atividade física de forma responsável na vida da criança, sabendo que a Educação Física em qualquer faixa etária trás diversos benefícios a saúde, bem-estar e mais qualidade de vida. A Educação Física Infantil faz com que a criança vivencie experiências corporais de diferentes formas, com ações pedagógicas que ajude no seu desenvolvimento, trabalhando seus movimentos mais amplos.

            A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura, com as seguintes bases de dados Scielo, EFDeportes e Biblioteca Dante Alighieri. Os descritores utilizados foram Educação Física, desenvolvimento integral e infância e foram utilizados artigos e livros de 2002 à 2015.

EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL

Uma rotina adequada às suas necessidades, é o que toda criança precisa. Para isto acontecer, é necessário planejamento, estrutura e organização, desta forma será benéfico para seu melhor desenvolvimento (VASCONCELLOS, 2017)

A criança conquista através da percepção todo o universo que a cerca, sente necessidade de explorar o espaço, porque é o momento em que o desenvolvimento da habilidade “andar” está no auge e a fala atinge uma verdadeira importância. Neste estágio o termo projetivo está relacionado ao funcionamento mental que está florescendo na criança. E um período em que se utilizam atos motores para auxiliar a exteriorização do pensamento. Porém, as instituições de ensino infantil precisam ser um espaço aconchegante e seguro proporcionando à criança uma infância mais voltada para o agora e não pensando nela como “adultos em miniaturas” (VASCONCELLOS, 2017, s/d)

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA, a criança é um sujeito, como todo ser humano, que está inserida em uma sociedade, deve ter assegurado uma infância enriquecedora no sentido de seu desenvolvimento, seja psicomotor, afetivo ou cognitivo (BRASIL, 2010).

Toda criança precisa ser estimulada em seu desenvolvimento, no sentido da aquisição de habilidades motoras, mentais e sociais básicas, como engatinhar, sorrir, piscar os olhos, andar, reconhecer cores e sons, entre outras (VASCONCELLOS, 2017).

            Basei (2008, p.1) afirma que “a legislação da educação brasileira estabelece que a Educação Básica compreende três níveis de ensino: a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. A Educação Infantil, refere-se às instituições de atendimento às crianças de 0 a 6 anos de idade, e são mais comumente conhecidas como creches e pré-escolas”.

A educação infantil leva em conta o desenvolvimento das esferas cognitiva, motora e afetiva, e é precisamente neste período da vida que existem as possibilidades ótimas para desenvolver todas as potencialidades do indivíduo. E necessário estimular a criança mediante um processo organizado, sistematizado e, por fim, pedagógico da atividade motora, desde pequenos irão adquirir os conhecimentos fundamentais para seu adequado desenvolvimento (RODRIGUES, 2008, p.1).

Com a possibilidade de proporcionar diversidade de experiências às crianças, a Educação Física promove situações onde ela cria, inventa, descobre, reelabora. (BASEI, 2008). Ainda segundo a autora (p.1), “(...) é um espaço para que, através de situações de experiências – com o corpo, com materiais e de interação social – as crianças descubram os próprios limites, enfrentem desafios, conheçam e valorizem o próprio corpo, relacionem-se com outras pessoas, percebam a origem do movimento, expressem sentimentos, utilizando a linguagem corporal.

O profissional dessa área possui ferramentas valiosas para provocar estímulos que levem ao desenvolvimento de forma bastante prazerosa: a brincadeira e o jogo, dessa forma, percebem-se que a escola e, neste caso específico, a educação física, tem um papel fundamental no aprendizado e, consequentemente, no desenvolvimento dos indivíduos, desde que estabeleça situações desafiadoras para seus alunos (CAMPÃO, CECCONELLO, 2008, p.4)

De acordo com Campão e Cecconello (2008), os jogos e brincadeira utilizados na Educação Física funcionam como instrumento auxiliar no desenvolvimento nos planos motor, afetivo ou cognitivo, o que pode proporcionar hábitos de vida saudável e qualidades de vida futura.

DESENVOLVIMENTO INTEGRAL

Estudos apontam o indivíduo não como um ser fragmentado em sistemas desconexos e sim com um ser global, com sistemas integrados. Para Fonseca (1995 apud CAMPÃO, CECCONELLO, 2008 p.8)

o desenvolvimento global da criança se dá através do movimento, da ação, da experiência e da criatividade, levando-a a conseguir plena consciência de si mesma, da sua realidade corporal que sente, pensa, movimenta-se no espaço, bem como encontra-se com os objetos e gradativamente distingue suas formas e se conscientiza das relações de si mesma com o espaço e o tempo, interiorizando, assim, a realidade

Hamze (2017, s/d) aponta que a “educação é um processo de desenvolvimento global, integrando os vários níveis de conhecimento e de expressão: sensorial, intuitivo, afetivo, racional e transcendental”. Desta forma, deve-se pensar na educação em sua totalidade, com objetivos pautados para a autonomia, para a autenticidade, respeitando os diversos pontos de partida de cada educando. 

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA

De acordo com Campão, Cecconello (2008) a educação física tem um papel de grande na importância na educação infantil, desenvolvendo novas experiências, vivenciando com outras pessoas fora do ambiente familiar. Cria um espaço em que a criança interage e se desenvolve com outras crianças aflorando os aspectos cognitivos, social e afetivo e trabalha o movimento, linguagem corporal, a cultura da criança através de atividades lúdicas, jogos e brincadeiras.

É possível afirmar que o desenvolvimento ocorre em vários domínios, físico, cognitivo e psicossocial e as mudanças ocorridas refletem nas demais. As mudanças ocorridas no corpo, no cérebro, na capacidade sensorial e nas habilidades motoras são consequência do desenvolvimento físico, já o desenvolvimento cognitivo relaciona-se a mudança da capacidade mental tal como a aprendizagem, a memória, o raciocínio, o pensamento e a linguagem, em paralelo temos o desenvolvimento psicossocial que agrega a capacidade para interagir com o meio das relações sociais, que proporciona a formação da personalidade e a aquisição de características próprias.

Para Fonseca (1995) o desenvolvimento global da criança se dá através do movimento, da ação, da experiência e da criatividade, levando a conseguir plena consciência de si mesma, da sua realidade corporal que sente, pensa, movimentasse no espaço, bem como encontrasse com os objetos e gradativamente distingue suas formas e se conscientiza das relações de si mesma com o espaço e o tempo, interiorizando, assim, a realidade.

Segundo Basei ( 2008) através do movimento corporal a criança interage com outras crianças o que demonstra que a educação física na educação infantil devem ser direcionadas, partindo das experiências de movimento em três âmbitos: a experiência corporal que transmite um confronto direto com o próprio corpo em movimento, a experiência material  por meio do movimento torna-se possível a experimentação do meio/objetos, e a experiência de interação social onde se busca o entender-se e comparar-se no sentido de saber relacionar-se com os outros em situações de movimento.

Vasconcellos (2002) afirma que, as crianças desde bebês devem ter uma rotina organizada, estruturada e planejada com o propósito de conforto, segurança, espaço temporal, protegendo a criança do estresse que uma rotina desorganizada pode causar.

Na fase da infância as crianças adquirem diversas maneiras de pensar, de jogar, de brincar, de falar, de escutar e de se movimentar. São essas diferentes linguagens que expressam no seu cotidiano, no seu convívio familiar e social e a partir disso se desenvolve sua cultura e identidade infantil. A criança se expressa com seu corpo, através do movimento. (BASEI, 2008)

A criança utiliza seu corpo e o movimento como forma para interagir com outras crianças e com o meio, produzindo culturas. As aulas de Educação Física na Educação Infantil devem ser direcionadas, partindo das experiências de movimento em três âmbitos: a experiência corporal onde através do expressar-se e do esforçar-se existe um confronto direto com o próprio corpo em movimento, a experiência material onde através do explorar e configurar por meio do movimento torna-se possível a experimentação do meio/objetos, e a experiência de interação social onde se busca o entender-se e comparar-se no sentido de saber relacionar-se com os outros em situações de movimento.( BASEI, 2008, p.5)

Segundo Vasconcellos (2002), a percepção da criança possibilita que ela conquiste todo o universo que a cerca, direciona a necessidade de explorar o espaço, neste momento se desenvolve a habilidade de andar, falar, funcionamento mental e atos motores para auxiliar a exteriorização do pensamento. Porém, as instituições de ensino infantil precisam ser um espaço aconchegante e seguro proporcionando à criança uma infância mais voltada para o agora e não pensando nela como “adultos em miniaturas”.

Conforme Campão, Cecconello (2008) a escola tem a função de facilitar a aprendizagem, estimulando o desenvolvimento integral da criança através do trabalho em torno de desafios, criar, explorar, fazer com que ela desenvolva suas habilidades. A escola funciona como intermediaria integral do aluno desenvolvendo suas habilidades motoras e sua sociabilização.

“A postura didática que o professor Ira adotar para viabilizar as trocas entre a cultura corporal que o educando tem será importante para o desenvolvimento pleno do processo ensino aprendizagem”. (GALLARDO, 2005, p.20)

O professor é o sujeito responsável, por interferir no processo do aluno, afirma Basei (2008), pois, ele tem a função de intermediar o aluno e os objetos/mundo controlando avanço e desenvolvimento da criança.

 Mattos, Neira (2008) explicam que, os professores são os responsáveis pela introdução de conteúdos relativos a cultura motora e corrige os movimentos do aluno ao tratar das habilidades necessárias como pular corda, brincar de amarelinha e jogar queimada. Ensinar por meio do movimento ou pelo movimento, resultado das aprendizagens proporcionadas pelas experiências vividas: conhecer o próprio corpo e seus limites envolvem-se com os demais colegas, arriscar-se e aprender com as emoções do risco etc.

De acordo com Campão, Cecconello (2008) o profissional dessa área é preparado para estimular os alunos com brincadeiras prazerosas, por exemplo, jogo.  

Todavia a educação física representa um papel fundamental no aprendizado e, consequentemente, no desenvolvimento dos indivíduos, desde que estabeleça situações desafiadoras para seus alunos.

Para Gallardo (2005) é relevante que o professor conheça e vivencie tanto a socialização quanto no âmbito familiar do educando. É importante que o professor considere as experiências, vivências e socialização na cultura do educando e principalmente elementos positivos que são característicos das boas relações familiares do educando.  O resgate da memória pode ser uma ferramenta de estimulo devido a fantasias já vivenciadas na pratica corporal do movimento.

Conforme Rodrigues (2008), a educação física, como elemento da educação integral, assume uma postura imprescindível para o desenvolvimento geral do sujeito.

Um programa de educação física, bem estruturado desde as primeiras idades pode contribuir consideravelmente para o desenvolvimento motor sem pretender acelerar este desenvolvimento, aponta Rodrigues (2008). Entretanto, para evitar erros futuros e garantir positividade no resultado, todo educador deve alimentar-se da informação necessária sobre a evolução do desenvolvimento, seus avanços e retrocesso.

O educador tem o dever de oferecer um contexto socioafetivo, além do estimulo, para que a criança se desenvolva normalmente, diante disso o papel da escola no âmbito educacional deve ser o de coordenar esses estímulos, envolvendo os em um clima afetivo que serve para transmitir valores, atitudes e conhecimentos que visam o desenvolvimento integral da criança (CAMPÃO, CECCONELLO, 2008).

CONCLUSÃO

 

Conclui-se que a Educação Física na educação Infantil não é somente despertar o interesse pela pratica de atividades físicas, mas também contribuir para o desenvolvimento integral da criança, fazendo com que ela construa seu acervo motor na primeira infância.

 A atuação do professor de Educação Física na Educação Infantil deve ser dar a partir da cultura da criança, de sua corporeidade e de suas brincadeiras, pois são os meios mais atrativos à criança, também são a base para sua aprendizagem e desenvolvimento integral.

Entende-se que a criança tem como característica principal a intensidade de movimentos, compreende-se como de fundamental importância tratar das especificidades do campo do conhecimento da Educação Física desde a Educação Infantil. Assim, pode-se verificar a necessidade de uma concepção didático-metodológica para ser desenvolvida na Educação Infantil que respeite a criança em seu desenvolvimento, e que trabalhe os aspectos cognitivos, sociais, afetivos e motores de forma integrada.

Em relação ao desenvolvimento dos movimentos fundamentais, a Educação Infantil é a ideal. Esses movimentos devem ser explorados e vivenciados, porque são eles que constituem a base da aquisição motora posterior, possibilitando a vivência do lúdico, do jogo simbólico, tão importantes nessa fase.

Com isso, deve-se enfatizar que as aulas de Educação Física devem ser efetuadas nas escolas. Como um momento onde as crianças podem, através da ludicidade, desenvolver os aspectos físico, cognitivo e psicossocial conjuntamente. Entretanto, elas devem ser planejadas e executadas com objetivos, conteúdos, procedimentos, e avaliação adequados e sistematizados, para que o desenvolvimento seja atingindo da melhor maneira possível. Portanto, não se trata de oferecer brincadeiras aleatoriamente; é o professor de Educação física que apresenta formação especifica para lidar com essas questões. É necessário que se saiba que objetivos atingir, selecionar conteúdos e aplicá-los através de metodologia adequada, favorecendo assim, o processo ensino aprendizagem.

REFERÊNCIAS

BASEI, A.P. A educação física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança. Revista Iberoamericana de Educación nº 47/3 – 25 de octubre de 2008. Disponível em: http://scholar.google.com.br/scholar?hl=ptBR&as_sdt=0,5&qsp=1&q=importancia+educa%C3%A7%C3%A3o+fisica+infantil. Data de acesso: 21/09/2017

BENTO, Antonio. Como Fazer uma revisão de literatura: Considerações teóricas e praticas. Revista JA (Associação Academica da Universidade da Madeira), nº65, Ano VII, p.42-44,2012. Disponível em: http://www3.uma.pt/bento/Repositorio/Revisaodaliteratura.pdf. Data de acesso: 10/09/2017

BONA, V. de. Tecnologia e infância: ser criança na contemporaneidade. 2010. Disponível em: http://www.bdtd.ufpe.br/handle/123456789/3812. Data de acesso: 20 nov 2017.

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FONSECA, V. Manual de Observação psicomotora: Significação psiconeurológica dos fatores psicomotores. Porto Alegre: Artes Médicas. 1995

GALLARDO, Jorge S. et al. Educação física escolar: do berçário ao ensino médio. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

HAMZE, A. Educação como desenvolvimento global. Canal do Educador. Brasil Escola, 2017. Disponível em: http://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/educacao-como-desenvolvimento-global.htm. Data de acesso: 15 nov 2017.

MAGNABOSCO, M.; SILVA, M. C. O fim da infância. Anais do I Simpósio de Tecnologia e Sociedade Curitiba. UTFPR/PPGTE. Disponível em: http://www.utfpr.edu.br/curitiba/estrutura-universitaria/diretorias/dirppg/grupos/tema/35o_fim_infancia.pdf. Data de acesso 20 nov 2017.

MATTOS, Mauro Gomes; NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física Infantil: Construindo o Movimento na Escola. 4ª. ed. São Paulo, 2008.

PAIVA, N. M. N.; COSTA, J. S. Influências da tecnologia na Infância: desenvolvimento ou ameaça? Psicologia Pt. Disponível em http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0839.pdf. Data de acesso: 20 nov 2017.

RODRÍGUEZ, Catalina Gozález. Educação física infantil: motricidade de 1 a 6 anos.3. ed. São Paulo:Phorte,2008.

VASCONCELLOS, Maria de Fatima Barbosa. As Fases Do Desenvolvimento Da Criança De 0 A 06 Anos. Disponível em: http://br.monografias.com/trabalhos-pdf/fases-desenvolvimento-crianca/fases-desenvolvimento-crianca.pdf. Data de acesso: 21/09/2017

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