31/07/2017

A Importância da Arte No Ensino Fundamental

1 TEMA

O Ensino da Arte.

2 DELIMITAÇÃO DO TEMA

A aprendizagem ocorre de maneira individual, onde o indivíduo lida com a obtenção do conhecimento através de experiências passadas que poderão afetar aprendizagens futuras, demonstrando que este processo apresenta caráter cognitivo-construtivista, uma vez que é responsável por modificar comportamentos pessoais.

Durante o processo de ensino-aprendizagem, o aluno se mantem em contato com lições e tarefas que ao longo das etapas escolares contribuem com o desenvolvimento cognitivo, sendo possível alcançar novos e diferentes níveis de crescimento.

O ensino da Arte apresenta papel relevante no processo de ensino aprendizagem, promovendo de maneira significativa o desenvolvimento humano. O aluno que se encontra em contato com esta disciplina consegue dimensionar seus sonhos, melhorar seu potencial comunicativo, fortalecer vínculos afetivos, valorizar as cores e as formas, e aumentar o interesse pelos conteúdos artísticos e musicais, aspectos fundamentais para os indivíduos que desejam buscar o sentido da vida.

3 JUSTIFICATIVA

Atualmente, muitos profissionais pedagógicos têm debatido a respeito da importância da prática das atividades artísticas em sala de aula, a fim de incentivar não somente o desenvolvimento criativo do aluno, mas também valorizar a diversidade cultural dos ambientes onde os alunos se encontram inseridos.

No entanto, a realidade demonstra casos em que o ensino da arte na escola, principalmente no ensino fundamental, é praticado através de uma abordagem equivocada e limitada a atividades descontextualizadas, que não envolvem o aprendizado de sua origem e de seus objetivos para a formação do cidadão.

Além disso, observam-se ainda muitas instituições escolares buscam apenas desenvolver atividades semiprontas, sem elaborar conteúdos mais comprometidos com a estimulação da criatividade do aluno, abandonando a perspectiva de que o ensino da arte contribuiu com a descoberta pelos próprios alunos de seus aspectos pessoais, facilitando as relações sociais mantidas principalmente no ambiente educacional.

Neste sentido, é preciso ressaltar que a função social da escola é oferecer aos alunos oportunidades de aprendizado através da obtenção do conhecimento significativo, exercendo influências positivas no desenvolvimento intelectual e cognitivo do aluno, fundamental para a formação do senso crítico enquanto cidadão de uma sociedade. Dessa maneira, cabe enfatizar ainda que as atividades escolares são fundamentais para a construção da identidade dos indivíduos de acordo com os valores e princípios da democracia e cidadania.

 Portanto, as atividades artísticas e a música podem facilitar o entendimento dos conteúdos programáticos tradicionais, além de promover o desenvolvimento humano. Através da Arte é possível os alunos poderão melhorar seus potenciais de reflexão, questionamento e crítico acerca da sociedade em que vivem.

4 OBJETIVOS

A seguir apresentam-se os objetivos gerais deste estudo.

4.1 OBJETIVO GERAL

- Ressaltar a importância da Arte no ensino fundamental.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Analisar os aspectos que envolvem o ensino da arte nas escolas;

- Identificar o papel social da escola para a formação de futuros cidadãos;

- Demonstrar que o desenvolvimento integral do aluno permite o desenvolvimento de valores fundamentais para a sociedade;

- Identificar os principais desafios do ensino da arte nas escolas.

5 PROBLEMÁTICA

A problemática deste estudo envolve a seguinte questão: qual a importância da Arte para o desenvolvimento intelectual e cognitivo do aluno no ensino fundamental?

6 HIPÓTESE

Considerando que o papel da hipótese, de maneira geral é fundamental para o entendimento da pesquisa, afirma-se que neste estudo a mesma se encontra associada ao fato de que o ensino da Arte permite com que o aluno adquira novas capacidades, contribuindo com seu desenvolvimento integral de modo a melhorar seu potencial criativo e consequentemente sue rendimento escolar como um todo.

7 METODOLOGIA

A pesquisa para Gil (2002) possui a função de auxiliar o processo de busca pelas respostas da problemática proposta no estudo de maneira simples e objetiva, auxiliando no alcance dos objetivos propostos. Dessa maneira, a metodologia é fundamental para explicar determinados fatos que poderão facilitar a observação dos referenciais necessários para concretizar o trabalho.

Dessa maneira, a metodologia deste estudo será realizada através de uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico voltada para a coleta de referenciais consistentes do ensino da Arte no Brasil.

Marconi e Lakatos (2002) afirmam que a pesquisa exploratória bibliográfica contribui com o aprofundamento do conhecimento do pesquisador, visto que este tipo de pesquisa fornece o conhecimento em perspectiva, fato indispensável para o entendimento do tema proposto.

Como instrumentos de pesquisa, serão utilizados livros, artigos, periódicos e sites na internet que abrangem os assuntos abordados no trabalho, a fim de auxiliar no desenvolvimento dos tópicos desejados.

8 REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO

O ensino da arte nas escolas deve manter a finalidade de educação escolar, pois a arte possui o objetivo de ponderar o papel do indivíduo enquanto cidadão e transmissor de conhecimentos, contribuindo com o processo de socialização do aluno na sociedade em que vive.

Conforme relata Lima (2005, p. 02) “parte integrante da cultura, sua utilização apresenta-se de forma relevante e com amplas possibilidades de integração, divulgação e desenvolvimento da cultura popular no contexto escolar em relação com os diversos conteúdos e disciplinas”.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) a Arte voltada para o ensino fundamental contribui com o ensinamento de outras áreas específicas. Este documento relata que:

A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas (PCN, 1997, p. 15).

De modo geral, entende-se que o conhecimento da arte disponibiliza uma visão de mundo focada nas dimensões poéticas e artísticas que libertam o ser humano para se tornarem indivíduos mais flexíveis, críticos e responsáveis.

Dessa maneira, Stabile (1988, p. 08) relata que “todo desenvolvimento da criança deve ter, como ponto de partida, a experimentação e a sensibilização. O que a criança é, o que sente e sabe ela aprende através dos sentidos e dos contatos diretos”. Com isso, a criança engajada em trabalhos artísticos desde o período fundamental consegue potencializar o processo de aquisição do conhecimento científico e técnico associados às suas capacidades de criação e inovação, sendo possível “assumir-se como ser social e histórico, como ser pensante, comunicante, transformador, criador, realizador de sonhos, capaz de ter raiva porque capaz de amar” (FREIRE, 1996, p. 46).

O processo de criação da arte relaciona-se com a organização do mundo e da necessidade do aluno enfrentar desafios de acordo com as etapas de seu desenvolvimento, fato indispensável para a formação do indivíduo enquanto cidadão e fomentador da democracia.

Diante de todos esses benefícios, é fundamental que o ensino da arte promova uma cultura acessível e alcançável aos alunos de todas as instituições escolares, conforme afirma Tourinho:

A defesa do ensino de arte na escola já reuniu inúmeros argumentos, nenhum deles desprezível, mas quase todos alheios aos processos que compreendem a atividade artística (conceber, fazer/ criar, perceber, ler, interpretar), seus produtos (obras, manifestações), ações e reflexões. Esse distanciamento entre argumentos de defesa e a realidade da escola gerou um tratamento curricular da arte que, além de outras implicações, despiu esse ensino da reflexão, da critica e da compreensão histórica, social e cultural dessa atividade na sociedade (TOURINHO, 2002, p. 31).

Neste sentido, entende-se que a Arte envolve um trabalho educativo direcionado ao conhecimento das tendências individuais do ser humano, permitindo que o mesmo amadureça seus valores, melhore sua inteligência e promova a construção de sua personalidade. Quando considerado criador, o aluno poderá aperfeiçoar sua percepção ao mundo a sua volta, sua imaginação e seu raciocínio. Já, enquanto observador da arte poderá transpassar em seus trabalhos, suas emoções e sentimentos armazenados em seu interior, contribuindo para o equilíbrio emocional e consequentemente para o processo de socialização.

Lowenfeld e Brittain, (1977, p. 37) ressaltam: “podemos observar em crianças pequenas que se inclui no seu desenho, podemos perceber o grau de envolvimento com a sua representação, já no caso dos desenhos padronizados não há esse total envolvimento”. Os autores ainda afirmam que a questão essencial para se trabalhar a arte nas escolas é considerar os alunos como universo cultural da sociedade, e não apenas associá-los a verdadeira arte detalhada pelos conteúdos da Arte tradicional.

Assim, afirma-se que a Arte no ensino fundamental poderá ser disseminada através de diferentes modalidades como artes visuais, danças, teatros e músicas, evidenciando uma perspectiva estética e artística, sendo possível produzir trabalhos que deverão valorizar a história e a cultura da sociedade.

REFERÊNCIAS

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LIMA, Eduardo Henrique de Matos. A arte-educação no processo de ensino-aprendizagem através da cultura popular (2005) Disponível em: < http://www.gedest.unesc.net/seilacs/arteeduca_eduardolima.pdf> Acesso em: 25/09/2012

LOWENFELD, V; BRITTAIN, W. L. Desenvolvimento da capacidade criadora. São Paulo, Mestre Jou, 1977.

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN). Introdução aos parâmetros curriculares nacionais (1997) Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf> Acesso em: 25/09/2012

STABILE, Rosa Maria. A expressão Artística na pré-escola. FTD, 1988.

TOURINHO, Irene. Transformações no Ensino da Arte: Algumas questões para reflexão conjunta. In: Ana Mae Barbosa. (Org.). Inquietações e Mudanças no Ensino da Arte. São Paulo: Cortez, 2002, v. 1, p. 27-34.

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