A EVOLUÇÃO DAS CIÊNCIAS
Monica Regina de Souza
Licenciatura em Pedagogia. Especialista em Alfabetização e Letramento. Primavera do Leste, MT.
Elizangela Queiroz Teixeira
Licenciatura em Pedagogia. Especialista em Educação Infantil e Psicopedagogia. Primavera do Leste, MT.
Suellen Cristina Peres de Sousa
Licenciatura Plena em Pedagogia. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Educação Infantil nfantil e Séries Iniciais. Primavera do Leste, MT.
Dairlene Boeno Neres
Licenciatura Plena em Pedagogia. Especialista em Educação Infantil e Series Iniciais. Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Primavera do Leste, MT.
Hugneia Oliveira Faria
Licenciatura Plena em Pedagogia. Licenciatura Plena em Historia. Especialista em Psicopedagogia e Educação Infantil. Primavera do Leste, MT.
A Ciência está constituída de maneira tal em nossas vidas, que mal percebemos suas bases fundamentais de construção e sua presença constantemente reafirmadas em nosso meio, haja vista a natureza indissociável do conhecimento, defendido nas reflexões destas páginas. Tudo tem um saber que podemos considerar científico. No entanto, este cientificismo surge em sua maioria, diante das observações cotidianas; feitas pelos inúmeros atores sociais; ao que Santos (2008, p. 25), traz como pressupostos de que “o conhecimento científico avança pela observação descomprometida e livre, sistemática e tanto quanto possível rigorosa dos fenômenos naturais”.
Embora nossa relação com os construtos da Ciência sejam diários, não sabemos muito sobre sua história – ou parte omitida dela –, produção, interpretação, constituição, as lutas travadas, as construções e reconstruções que são feitas diariamente. No caminhar histórico da Ciência, a revolução industrial contribuiu ativamente com a evolução do conhecimento científico; atribuindo grande poder aos cientistas, fazendo com a tecnologia fosse de certa forma, socialmente institucionalizada.
O reconhecimento da ciência e da tecnologia como campos fundamentais para o convívio em sociedade fez com que sua admissão no ensino estivesse cada vez mais presente no dia a dia de estudantes e educadores, redirecionando completamente os aspectos teórico, prático, didático e organizacional das instituições formais e em alguns limiares os espaços não formais, estimulando a criação de espaços autônomos em áreas como a Física e a Química, exigindo cada vez mais a profissionalização de indivíduos para estas áreas.
O estudo da Biologia, apesar de ter sido introduzido mais tarde, contribuiu historicamente com a evolução da Ciência, principalmente se pensarmos do ponto de vista pré-histórico das civilizações, onde a biologia (representada pela medicina medieval) estava sempre presente no convívio com o ser humano, as plantas e possíveis curas de enfermidades; entretanto, foi se aprimorando e fazendo-se presente no dia a dia 5 contemporâneo com o passar dos anos devido à sua complexidade e algumas incertezas (principalmente as ainda existentes) (CANAVARRO, 1999). longo da história, a Ciência contribuiu com os estudos sobre os fenômenos da natureza, repensaram respostas e modificaram o modo de perceber o mundo. Tais contribuições sofreram e ainda sofrem influências de um contexto político, histórico e social, específico de cada época (CAPRA, 2014).