A EDUCAÇÃO INFANTIL E O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS
Karolynne Peres de Sousa Ramos
Licenciatura em Pedagogia. Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional. Primavera do Leste, MT.
Marijane Batista Dias
Licenciatura em Pedagogia. Especialista em Psicopedagogia e Educação Infantil. Especialista em Alfabetização e letramento. Primavera do Leste, MT.
Valda Rodrigues dos Santos
Licenciatura plena em Pedagogia. Especialista em educação infantil e letramento com ênfase em psicopedagogia. Primavera do Leste, MT.
Paulla Fernanda Praxedes
Licenciatura plena em Pedagogia. Especialista em Educação infantil e Alfabetização. Primavera do Leste, MT.
Maria da Glória Ramos dos Santos
Licenciatura plena em Pedagogia. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Especialista em Educação Especial/ AEE. Primavera do Leste, MT.
O ambiente escolar é uma parte essencial na formação humana. E esse contato deve iniciar já na primeira infância. Nesse período, a Educação Infantil é onde a criança dá seus primeiros passos ao desenvolvimento pleno de suas capacidades sociais.
Se antes a Educação Infantil tinha como papel apenas ser um lugar onde as crianças passam o dia enquanto as famílias trabalham, agora a situação é diferente. Para além de ser um primeiro contato com o ensino formal, a Educação Infantil é responsável pela formação de aspectos físico, psicológico, intelectual e social.
O papel da Educação Infantil e sua importância no desenvolvimento da criança. Embora não seja algo novo na educação brasileira, é comum ainda que haja dúvidas sobre o que é Educação Infantil e qual o seu papel na formação da criança.
A Educação Infantil é a primeira etapa escolar da criança. É onde ela sai do seu núcleo familiar. Ela sai daquele entorno com o pai, a mãe e os familiares e passa por um convívio dentro da escola. Por isso é tão importante.
Assim, é importante proporcionar para as crianças vivências nas quais elas não apenas interagem, mas de fato vivenciam situações dentro da escola. Percebemos que a Educação Infantil é cada vez mais importante para o desenvolvimento da criança no Ensino Fundamental Anos Iniciais. Ela faz muita diferença na forma como essa criança avança nesse segmento e percebeu-se então que era ali uma janela, uma oportunidade de aprendizado que não poderia se perder. A BNCC vem para reforçar esse conceito, de que a criança conhece e explora o mundo também na Educação Infantil e com uma estreita relação com as famílias.
Dessa forma, o cuidado está entrelaçado com a educação, sobretudo neste primeiro momento do ensino dos(as) pequenos(as), onde esse cuidado é inerente às experiências de ensino. Segundo a BNCC, a criança vai aprendendo conforme observa, vivência e é estimulada dentro desses cuidados.
Cuidar é proporcionar essas vivências, proporcionar brincadeiras. E é na Educação Infantil e na escola que a criança vai ter contato com suas potencialidades. E, obviamente, ali no contato contínuo com a família.
Além disso, o brincar vem como uma ferramenta ludica e de representação, onde a criança experimenta o mundo e sua realidade por meio de jogos e brincadeiras. E deve ser um dos eixos estruturantes das práticas pedagógicas, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI).
Dessa forma, a BNCC também coloca o brincar como um dos seis direitos básicos da criança dentro da Educação Infantil, junto com: conviver, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Reforçando, assim, o brincar como direito da criança e dever das famílias e educadores(as).