A Educação Física Escolar no Desenvolvimento da Consciência Corporal e na Promoção da Saúde
A Educação Física Escolar no desenvolvimento da consciência corporal e na promoção da saúde Diogo Cesar Prosdocimi, Iris Maria Santos, Lucas Serralheiro Cardoso, Maria Juliana Lima da Silva, Ana Carolina Siqueira Zuntini
Educação Física Escolar no desenvolvimento da consciência corporal e na promoção da saúde
PROSDOCIMI, D.C.1; SANTOS, I.M 1; CARDOSO, L.S. 1; SILVA, L.J.M. 1; ZUNTINI, A.C.S2.
1 Discentes do Curso de Educação Física – UniÍtalo
2 Orientadora, Bacharel em Fisioterapia pelo UniÍtalo, Especialista em Anatomia Macroscópica pelo Centro Universitário São Camilo, Mestranda em Farmacologia e Fisiologia pela UNIFESP, Docente do Curso de Educação Física do UniÍtalo
Email: grupodeeducadilj@gmail.com
EDUCACÃO FÍSICA ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA CORPORAL E NA PROMOÇÃO DA SAÚDE1
Diogo Cesar Prosdocimi¹
Iris Maria Santos¹
Lucas Serralheiro Cardoso¹
Maria Juliana Lima da Silva¹
Ana Carolina Siqueira Zuntini2
RESUMO
A consciência corporal e promoção de saúde tem sido uma das preocupações mais abordadas e comentadas no cenário atual, onde a pratica de esportes e o culto a saúde e ao corpo se transformaram em prioridades para uma parcela significativa da sociedade. Dentro dessa visão inicial pode-se destacar a importância da Educação Física escolar como um dos incentivadores dessa iniciação se não a maior influência nos primeiros períodos da vida, inserindo a criança na atividade física, esporte e consequentemente a promoção de saúde que a mesma ocasiona, principalmente se continuada posteriormente por toda a vida.
O objetivo deste artigo é demonstrar e embasar o fato do professor de Educação Física ser um promovedor direto da saúde na escola. Foi realizada uma pesquisa literária ao qual buscamos o parecer de profissionais conceituados e referencias dentro da Educação Física. Onde desde o início do segmento, já possuía profissionais que defendiam a posição da educação física como promotor de saúde na época escolar e sua importância para uma consciência corporal desenvolvida na fase adulta.
Conclui-se que os professores são grandes influenciadores de uma vida saudável da infância até a fase adulta por poder proporcionar uma afinidade com atividades físicas / esportes.
Palavras chave: Saúde, Consciência Corporal , Educação Física Escolar
SCHOOL PHYSICAL EDUCATION IN THE DEVELOPMENT OF BODY CONSCIOUSNESS AND THE PROMOTION OF HEALTH1
ABSTRACT
Body awareness and health promotion has been one of the most addressed and commented concerns in the current scenario, where sports practice and health and body worship have become priorities for a significant portion of society. Within this initial vision it is possible to emphasize the importance of Physical Education as one of the motivators of this initiation if not the greater influence in the first periods of life, inserting the child in physical activity, sport and consequently the health promotion that it causes, Especially if continued for a lifetime.
The purpose of this article is to demonstrate and support the fact that the Physical Education teacher is a direct promoter of health in the school. A literary research was conducted to which we sought the opinion of renowned professionals and references within Physical Education. Since the beginning of the segment, already had professionals who defended the position of physical education as a health promoter in the school age and its importance for a body consciousness developed in adulthood.
It is concluded that teachers are great influencers of a healthy life from childhood to adulthood to be able to provide an affinity with physical activities / sports.
Keywords: Health, Body Consciousness, School Physical Education
1 INTRODUÇÃO
Acredita-se, segundo Palma e Palma (2005), que a Educação Física beneficia o processo de educação escolar para a reflexão dos alunos sobre a consciência corporal, percebendo cada um o seu corpo em movimento.
Darido (2005) acredita que os conteúdos da Educação Física Escolar como: lateralidade, noção espacial, tempo de reação e habilidades básicas saltar, correr, pular, saltar e lançar somam a algumas modalidades esportivas como o futebol, basquetebol, handebol e voleibol auxiliando no desenvolvimento das mesmas.
Neira (2007) afirma que a Educação Física analisa o movimento corporal. O papel da Educação Física é pesquisar dentre os grupos sociais, como se expressam pelos movimentos, criando esportes, jogos, lutas, ginásticas, brincadeiras e danças, esclarecer as condições que inspiraram essas criações e experimentá-las, aplicando sobre quais opções e alterações forem necessárias para vivê-las no espaço escolar.
Kunz (2001) acredita que a Educação Física deve desenvolver a Função Social e Política, e diz que ela é fluente a toda a sua ação pedagógica, e que por meio dessa ação, sua especificação poderá ser transformada em tarefas de aprendizagem.
Para Glaser (1981), a Educação Física é "Um aspecto da educação, por parte de um todo, portanto tem como capacidade, formar a pessoa fisicamente, espiritualmente e moralmente”. A concepção de Educação Física está amplamente ligada à própria definição de educação, ou seja, ela nos induz a pensar, associar os conhecimentos que temos com nossas necessidades, é o que propõe o ensino. A constituição do ser como um todo está embasado também com o desenvolvimento do corpo, uma mente sadia requer e precisa de um corpo condizente com o mesmo.
Os professores de educação física podem adicionar uma nova opção frente à estrutura educacional, procurando possibilitar em suas aulas, não só a visão da prática de atividades esportivas e recreativas, mas também, criarem metas voltadas à educação, mediante seleção, organização e desenvolvimento de experimentos que podem sim propiciar aos alunos não apenas situações que os tornem crianças e adolescentes ativos fisicamente, mas, também, que os possibilitem a optarem por um estilo de vida saudável. (GUEDES, 1999).
A prática da Educação Física Escolar no dia a dia oportuniza o desenvolvimento não só das habilidades, mas das competências importantes para conviver melhor em grupo, como a capacidade de compartilhar, trocar, ouvir e aprender uns com os outros (FINCK, 2011).
DARIDO (2004) afirma que no período de transição do ensino fundamental para o ensino médio ocorre um afastamento dos alunos nas aulas de Educação Física com um aumento significativo até o fim do ensino médio. A maioria dos alunos, quando chega à adolescência, começa a não praticar as aulas, por considerá-las chatas e menos atrativas.
BETTI E ZULIANI (2002 apud Martinelli et al, 2006) argumentam que, ao chegarem nos anos finais do Ensino Fundamental, os professores começam a enfrentar alguns problemas, já que os alunos começam a desenvolver uma outra visão do mundo e da sociedade, passando a desconsiderar a importância da Educação Física dentro da escola como disciplina e passam a ter outros interesses.
Segundo MARTINELLI et al (2006), o professor de Educação Física muitas vezes contribui para o desinteresse dos alunos, pois os métodos utilizados para desenvolver as aulas, os conteúdos pouco relevantes e o relacionamento com os alunos, determinam que os alunos não tenham interesse nas aulas.
ALVES (2007) expõe diversos fatores que desmotivam os alunos à prática de Educação Física, como a postura desinteressada do professor, a falta de conhecimento na área, de orientação e de supervisão da escola e a ausência de significado sobre o real papel da Educação Física no contexto escolar.
CRUZ DE OLIVEIRA (2010) identificou três modelos de alunos nas aulas de Educação Física: os que não participam das aulas práticas, os alunos que participam de todas as aulas e aqueles que algumas vezes participam das aulas e outras não.
MARTINILLI et al. (2006) acreditam que se os professores apresentarem a iniciativa de conversar com os alunos a respeito dos conteúdos a serem trabalhados, oferecendo a oportunidade de um planejamento participativo, o interesse dos alunos pelas aulas de Educação Física naturalmente aumentará.
Nesse contexto, o presente estudo se propôs a discutir o papel do da Educação Física escolar no desenvolvimento da consciência corporal e na promoção da saúde, voltado para as crianças de ensino fundamental II.
2 MÉTODOS
O trabalho será desenvolvido com base um uma pesquisa exploratória por meio de revisão de literatura de bases textuais encontradas através de obras literárias em livros físicos e Ebooks, pesquisas em portais e sites vinculados ao assunto. A metodologia de desenvolvimento deste trabalho é dividida em Educação Física Escolar e Consciência Corporal, Educação Física Escolar e Promoção de Saúde e Contribuições da Educação Física Escolar.
3 EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E CONSCIÊNCIA CORPORAL
O papel da educação física escolar tem como função inicial identificar conteúdos, métodos de ensino e de avaliação, necessidades e históricos sociais dos alunos. Caso o professor não exerça essa função, a Educação Física passa a ser uma aula apenas para lazer sem conteúdos definidos para sua prática. Sem um planejamento de organização não é possível desenvolver um objetivo que esteja de acordo com as necessidades dos alunos (OLIVEIRA, 1983 apud DAOLIO, 2004).
Os conteúdos relacionados a educação física devem expandir diversos conhecimentos produzidos pela cultura corporal e conteúdos que contemplem áreas diversificadas para permitir que os alunos compreendam o próprio corpo sem fragmentar o físico e cognitivo (FERREIRA, 2005).
Segundo BETTI e ZULIANI (2002) foram introduzidas na Educação Física no ano de 1992 novas formas para sua prática pedagógica. Em 1996 houve uma reformulação na Educação Física onde assumiu a responsabilidade de formar cidadãos capazes de assumir, produzir, reproduzir e transformar novas formas da cultura corporal do movimento. Os autores ainda afirmam que a educação física escolar tem como concepção educacional formar crianças e jovens para desenvolver a personalidade de serem críticos e conhecedores das diversas formas de comunicações.
É de extrema importância desenvolver a cultura corporal de movimento nas escolas, deve ser tratado como conteúdo para aula e não somente como uma atividade sem objetivo, requer uma prática motivadora e criativa ao contrário do modelo esportivo tradicional da Educação Física, destaca OLIVEIRA (2004).
Com essa mudança na concepção da educação física, DAOLIO (2004) afirma, que a cultura corporal do movimento é o papel principal para a prática da atividade física. Na perspectiva que o movimento corporal é um importante foco de estudo, a educação física e o professor devem exercer a responsabilidade de transmitir e ensinar os conhecimentos que transformam a realidade social.
LARAIA (2006), define a cultura como um complexo de união de conhecimentos ou quaisquer outros hábitos ou capacidades que o ser humano adquire na sociedade em que vive.
O processo educativo da cultura corporal principalmente nas séries iniciais, tem como prática permitir às crianças desenvolverem capacidades de movimentos, criarem, explorarem seu próprio corpo e despertarem também sentimentos de liberdade, união, solidariedade com os colegas. O professor deve criar dentro desse processo educativo possibilidades que as crianças se sintam seguras e confiantes dentro do espaço de aula, pois quando as atividades psicomotoras são trabalhadas adequadamente, favorecem a compreensão da cultura corporal de organização perceptiva e são indispensáveis para as atividades impulsionadas.
4 EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E PROMOÇÃO DE SAÚDE
Acredita-se que na escola, as atividades básicas da Educação Física geram a melhoria nos níveis de aptidão física, porém o uso de esportes mais comuns, muitas vezes aplicados como conteúdos padrão e indiscriminados, pode gerar o desinteresse, e até a exclusão dos alunos menos habilidosos, capacitados ou desprovidos geneticamente, sendo esses alunos os que mais necessitam dos benefícios da atividade física regular (NAHAS, 2001).
NAHAS (2001) defende que a Educação Física Escolar possivelmente é a base educacional para uma vida mais ativa, utilizando conteúdos e proporcionando os conhecimentos em torno da aptidão física e da saúde, considerando que os alunos levarão este conhecimento para o resto da vida.
A Educação Física tem o objetivo de prover exercícios para crianças, colocando-as para praticar apenas por praticar, deixando de ter um porque de uma disciplina escolar para melhora de aptidão física, considerando que a prática dos exercícios podem ser trabalhados fora das escolas como um lazer (NAHAS, 2001).
NETO (1997) colocou como obstáculo para atividade física das crianças alguns fatores como videogames e falta de áreas livres que acabavam induzindo aos hábitos do sedentarismo, porém nos dias atuais, esses obstáculos não interferem mais, pois existem vários jogos onde a criança é obrigada a praticar movimentos como danças e lutas afim de manter a vida ativa.
Os adolescentes que praticam atividades físicas com frequência, tem maior capacidade física para aguentar a pressão das provas escolares, vestibulares, bem como tem sua atenção mais aguçada, o que pode ajudar a melhores resultados no aprendizado escolar (ALVES, 2007).
NAHAS (2001) acredita que a aptidão física nada mais é que a capacidade de realizar atividades físicas, tal aptidão auxilia a propensão de uma vida mais saudável e ativa sendo assim uma característica que possa melhorar fatores como saúde, alimentação, hereditariedade, e principalmente a prática de exercícios físicos.
Portanto, aptidão física ligada à questão da saúde nada mais é do que a aptidão para a vida, incluindo elementos fundamentais para uma vida ativa, afastando os fatores de risco de doenças (NAHAS, 2001).
A prática de atividade física na infância e na adolescência gera diversos benefícios e as experiências positivas consequentes a essa prática são caracterizadas como importantes atributos para o desenvolvimento de habilidades, atitudes e hábitos que auxiliam futuramente para um estilo de vida ativo na fase adulta (GUEDES, GUEDES, 1997).
6 CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE E CONSCIÊNCIA CORPORAL
Entende-se que a Educação Física Escolar tem muitos objetivos, dentre eles, o conhecimento corporal popular e suas variadas formas de expressão cultural, acreditar que o aluno tenha um conhecimento organizado, crítico e autônomo sobre a cultura do movimento (DAÓLIO, 1996), porém, a Educação Física para a promoção de Saúde tem como sua maior intenção mostrar para os alunos a importância de se ter um estilo de vida ativo.
Segundo DE MARCO (1995), a Educação Física é um espaço educativo de fácil promoção das relações interpessoais, da autoestima e da autoconfiança, valorizando o que o indivíduo é capaz de fazer em relação as suas possibilidades e limitações.
DEVIDE (1996) diz que a Educação Física Escolar induz os alunos a se exercitarem, desenvolvendo, além das necessidades à prática, a consciência de sua importância e de seus benefícios para saúde e possibilitar que identifiquem os fatores que os impedem de praticar atividades físicas de forma regular.
GUIDO e MORAES (2010) frisam a Educação Física Escolar como uma das principais soluções para combater à inatividade, sendo que grande parte do tempo as crianças passam na escola, tornando esta disciplina como uma ligação entre o aluno e a atividade física.
Com isso, FERREIRA (2001), afirma que a Educação Física Escolar deve despertar nos alunos a vontade de praticar de forma prazerosa alguma atividade física para que possa ter um estilo de vida ativo.
HALLAL et al. (2003) ressaltam que a aplicação da atividade física deve começar nos primeiros anos de vida, pois evidências mostram que adolescentes que realizam atividade física frequente e que tem uma boa alimentação têm um risco significantemente menor de ter doenças na vida adulta e tem maiores possibilidade de continuarem ativos durante toda a vida.
A atividade física é primordial para a saúde e prevenção de enfermidades, para pessoas em qualquer idade e ajuda na longevidade melhorando a qualidade de vida, através dos benefícios fisiológicos, psicológicos e sociais. (PIZARRO, 2011).
A pratica de atividades físicas é um dos mais importantes fatores a determinar a saúde das pessoas, sendo primordial na redução da mortalidade por todas as causas. Pode definir-se como um conjunto atividades regulares em prol da saúde da pessoa. (NAHAS, 2006).
Assim, o professor de Educação Física, que é um educador e também um profissional de saúde, deve ensinar aos alunos, em relação aos benefícios de um estilo de vida ativo e principalmente na prevenção de doenças. Além disso, o professor de Educação Física deve ser o interlocutor da prática de Atividade Física, tanto dentro como fora da escola, tendo papel fundamental em relação à promoção da saúde, educação e prevenção de doenças, contribuindo assim para hábitos de vida mais saudáveis (KRUG et al., 2009b).
Acredita que a Educação Física escolar se tornou necessária para a matriz curricular devido a sua contribuição explicita no “fortalecimento do organismo”, melhorando a saúde das crianças, proporcionando o desenvolvimento de habilidades úteis à vida (RODRIGUES, 2013).
7 DISCUSSÃO
Os resultados encontrados no presente estudo sugerem que a Educação Física escolar tem o papel fundamental no desenvolvimento da consciência corporal estimulando os alunos a movimentos básicos e a pratica de esportes trazendo assim ao aluno a percepção da importância da pratica da mesma e sua influência direta na promoção de saúde.
8 CONSIDERAÇÕES FINAIS
O objetivo desse trabalho foi realizar um estudo abragente sobre a Educação Fisica escolar no desenvolvimento da consciencia corporal e na promoção da saude.
O primeiro passo do trabalho foi identificar atraves de estudos a influencia que a Educação Fisica exerce sobre uma posterior vida ativa dos alunos e sua importancia para uma vida saudavel atraves de pesquisas literarias e referencias dentro da educação fisica (profissionais da saude). O resultado desse estudo deu origem a concepção e criação desse artigo.
A conclusão final é que atraves da educação fisica, devemos como professores ter como objetivo além da convencional aplicação de conteudo didatico e pratico a consciencia que somos os principais intermediadores para uma vida saudavel e ativa para os alunos no periodo escolar sendo assim uma influencia direta para os outros periodos da vida criando uma afinidade das crianças com a pratica da atividade fisica e consequentemente os beneficios que ela tras.
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