A Educação e a Relativização
Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br
A educação tem um poder intrínseco nela, seja no transformar o ser, tirando-o da mais obscura ignorância e fazendo-o adentrar na seara do conhecimento, vislumbrando ideias, conceitos e rompendo preconceitos, bem como transformando o contexto, norteando-o para um desenvolvimento moral amparado pelas leis e pela ética.
É obvio que existe nesta transformação toda uma relativização, pois o relativismo na educação é algo mais que comum, assim sendo, pode-se perceber nas falas de Nildo Lage[1] em seu texto Relativismo na Educação que esta relativização é amparada por adágios e dissensões, já que as pessoas fazem uso da própria intuição em detrimento à razão, e este ato leva-nos as falácias e errôneas interpretações.
Interessante perceber que esta relativização acontece porque a aprendizagem ocorre por meio de confluências, ou seja, este processo ensino aprendizagem nãos e ampara totalmente na ciência e na razão, e sim no poder de persuasão, o que é concretizado por termos um sistema de ensino manipulador e alienante.
Dito isso, o certo e o errado passam a ser vistos sobre o prisma de quem está observando, ou seja, dependerá sempre da ótica definida pela interpretação, todavia é observado que nossos sentidos nos enganam e uma forma de não nos deixarmos seduzir pelo engano, é através da razão defendida por Platão e o uso do método científico trabalhado por Descartes, já este defendia que não podemos confiar em nossos sentidos.
A educação de qualidade tem que dar condições para que os educandos tenham discernimento para compreender o mundo e nele atuar, pois Harari em seu livro 21 Lições para o Século 21, publicado pela Companhia das Letras em 2018 é enfático quando afirma que "se não somos capazes de compreender o mundo, como podemos esperar saber a diferença entre o certo e o errado, entre justiça e injustiça?", pois é justamente esta falta de discernimento do povo é que deixa nossa nação ser governada por néscios inaptos.
Temos uma herança maldita que é acreditar em ficções, como afirma Harari, e nestas ficções encontram-se as manipulações que hoje são conhecidas como as fake news. Para o autor, as fake news acontecem há séculos, assim sendo, um de seus exemplos é de que temos zero evidência científica de que Eva foi tentada pela serpente, todavia "bilhões de pessoas têm acreditado nessas narrativas durante milhares de anos". O autor ressalta que algumas fake news poderão durar para sempre.
A razão e a ciência devem predominar em todo e qualquer método de aprendizagem evitando assim a manipulação e alienação de nossos educandos, para que este processo ensino aprendizagem ocorra de forma efetiva, fazendo uso do real poder transformador da educação, no qual trabalhará o seu aluno ignóbil em um ser crítico e protagônico, fugindo da alienação, já que um ser alienado é alguém sem individualidade e desprovido de consciência crítica, aumentando desta forma o contingente de domesticados e subalternos
[1] Para mais informações, vide https://www.construirnoticias.com.br/relativismo-na-educacao/