24/06/2024

A educação contemporânea: ponderações

Por Prof. Pedro Vieira Souza Santos

            Do ponto de vista etimológico, o termo educação vem do latim educare, educere, que significa literalmente “direcionar para fora”. A partir dessa base conceitual, pode-se compreender seu emprego no sentido de preparar as pessoas para o mundo, ou seja, conduzi-las para fora de si, evidenciando as diferenças num contexto exterior. Nesse sentido, observamos continuamente a vulnerabilidade das bases qualificadoras da educação.

            Inicialmente, da qualificação integral de profissionais, passando pela formação e adequação realista do currículo e no estímulo ao aluno contemporâneo (na extremidade mais sensível). Tal fato concorda com a afirmativa do escritor austríaco Karl Kraus, que afirmara: “Educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebe, muitos transmitem e poucos possuem.”

            Essa realidade pode ser percebida a partir dos cenários mais simples, como a sala de aula, até o mais complexo, como as administrações públicas educacionais. Do ponto de vista local, pode-se citar a classe como o ambiente que melhor traduz os desafios que os profissionais enfrentam: da falta de interesse dos alunos por termas transversais à lida com a desatenção provocada pelas telas e seus adjacentes.

            A limitação imposta pelo sistema aos professores, desqualifica a construção do saber e impõe o favorecimento de comportamentos cada vez mais prejudiciais na formação básica. A conclusão dos estudos não garante, como deveria, a aptidão ideal ao formando. Martin Luther King Jr. já citava que “a função da educação é ensinar a pensar intensamente e pensar criticamente. Inteligência mais caráter: esse é o objetivo da verdadeira educação.”

            Logo, formar para libertar o indivíduo de suas ignorâncias e favorecer a ascendência a “mundos” melhores deveria ser o objetivo maior de qualquer unidade formadora.  Como diria Maria Montessori “A verdadeira educação é aquela que vai ao encontro da criança para realizar a sua libertação.” Contudo, superar os desafios atuais é mais que um objetivo, trata-se de um propósito garantidor do verdadeiro significado de educar.

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