25/11/2020

A derivação da expectação

190420

A derivação da expectação

Por Pedro Vieira Souza Santos

            Do latim expectatio.onis, a expectação significa a condição de quem espera pela ocorrência de alguma coisa. Tal ânsia pode ser notada em diversos ramos da nossa vida, seja pessoal ou até mesmo profissional. Estamos todos em constante expectativa; cada vez mais ansiosos, focados em realizações e atingimento de objetivos. Mas esse comportamento pauta-se, sobretudo, no fato de que entendemos e definimos o que é necessário em nossa vida. Edith Stein, uma filósofa e teóloga alemã, citara que o que vale a pena possuir, vale a pena esperar. Nesse sentido, a expectativa em ter algo nos gera uma dependência manente.

            E, consequentemente, pode-se gerar em nosso consciente fundamentos capazes de manter-nos concentrados no fito. Assim, quando fixamos o alvo no qual acrescentamos nossos esforços em atingir, devemos lembrar do conselho do Apóstolo Paulo, no qual recomendara “alegrai-vos na esperança”. Logo, no momento em que concretiza-se a posse ou chegada daquilo que almejamos, remonta-se em nossa mente toda e qualquer dedicação investida, nos recordando a definição de galardão. Portanto, todo esse processo de expectação tem como pontos derivados: a perseverança, a alegria e a convicção.

           

Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.
Romanos 15:13

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×