18/01/2023

A CONTRIBUIÇÃO DA NEUROPSICOPEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO

FAVENI

 

 

 EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA E NEUROPSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA 

 

 

 

 

SIMONI QUEIROZ MEIRA MARQUES

 

 

 

 

 

A CONTRIBUIÇÃO DA NEUROPSICOPEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO

 

 

 

 

Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial à obtenção do título especialista em EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA E NEUROPSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA

 

 

 

 

 

 

 

 

NOVA NAZARÉ - MT

2022

A CONTRIBUIÇÃO DA NEUROPSICOPEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO

 

Resumo - Esse artigo tem como finalidade apresentar as contribuições da Neuropsicopedagogia na educação, auxiliando os pais, e todos profissionais da educação envolvidos no desenvolvimento humano, em especialmente aos que trabalham diretamente com alunos. Com o passar dos tempos já tivemos várias conquistas como avanço na educação, porém ainda nos dias de hoje é um desafio para os profissionais da educação enfrentar as dificuldades na aprendizagem de nossos educandos. Sabemos que um dos maiores desafios sociais que a Educação do século XXI tem hoje é a integração e socialização das crianças com dificuldades de aprendizagem. Dessa forma, para os pais que enfrentam este desafio com algum de seus filhos também é colocada essa difícil tarefa. A intervenção da Neuropsicopegagogia pode ser uma porta de entrada com uma evolução no que se refere a esse processo, oferecendo novas perspectivas do ensino – aprendizagem. A Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia (SBNPp), em seu código de ética, define a Neuropsicopedagogia em uma ciência transdisciplinar fundamentada nos conhecimentos da neurociência aplicada à educação, com interfaces da Pedagogia e da Psicologia cognitiva, que tem como objeto de estudo a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana numa perspectiva de reintegração pessoal, social e educacional. Esse trabalho foi desenvolvido com O propósito de apresentar a contribuição da Neuropsicopedagogia na educação com toda ciência em tecnologias que ela oferece e se desenvolvendo na sociedade. Oferecendo um estudo com base à neurociência. Concluímos com esse estudo que o neuropsicopedagogo tem uma grande parcela de contribuição para que as crianças que possuem necessidades de aprimorar e desenvolver seus conhecimentos tem como respaldo para se desenvolverem de uma forma mais plausível.

Palavras chave: Inclusão. Neurociência. Educação. Neuropsicopedagogia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1.  INTRODUÇÃO

Esse tema de pesquisa foi escolhido como estudo porque acompanho as dificuldades dos meus colegas de trabalho quando se trata desenvolvimento educacional. Acredito que essa pesquisa poderá auxiliar os profissionais envolvidos na educação e divulgar o trabalho oferecido por essa área que ainda não é muito conhecida, mas está crescendo e contribuindo no desenvolvimento humano e na área educacional. Tendo em vista que sempre somos sujeitos a deparar com os diferentes aspectos quando se trata da diversidade, tanto, na sociedade e/ou na sala de aula.

É preciso que educador saiba o processo que pode ajudá-lo nessa jornada, usando estratégias pedagógicas com o objetivo de oferecer ao educando um bom desempenho, para o educador é de fundamental a compreensão do funcionamento da atividade cerebral dos seus alunos., de modo que esse conhecimento científico possa ser um respaldo para as possíveis intervenções pedagógicas, frente aos diversos obstáculos da aprendizagem.

Já tivemos várias conquistas como avanço na educação, porém ainda nos dias de hoje é um desafio para os profissionais da educação enfrentar as dificuldades na aprendizagem de nossos educandos. Sabemos que um dos maiores desafios sociais que a Educação do século XXI tem hoje é a integração e socialização das crianças com dificuldades de aprendizagem. Dessa forma, para os pais que enfrentam este desafio com algum de seus filhos também é colocada essa difícil tarefa.

A intervenção de um neuropsicopedagogo que atua na área da educação pode ser um caminho para uma evolução no que se refere a esse processo, oferecendo novas perspectivas do ensino – aprendizagem.

O objetivo deste trabalho é refletir sobre a aprendizagem do aluno com a contribuição da Neuropsicopedagogia no processo educativo O estudo tem como meta  apresentar à contribuição que os profissionais dessa área atuam com seus conhecimentos à base da neurociência trazendo melhoria ao desenvolvimento humano e ao ensino-aprendizagem.

  • Envolver os profissionais da educação com um novo propósito.
  • Contribuir com desenvolvimento educacional
  • Propor conhecimento baseado em pesquisas;
  • Pontuar os pontos positivos dessa modalidade;
  • Entender mais sobre a atuação neuropsicopedagogo na área de desenvolvimento humano e na área educacional;

O propósito desse artigo é apresentar a contribuição da Neuropsicopedagogia na educação, auxiliando os pais, professores e todos profissionais envolvidos no desenvolvimento humano, em especial os que trabalham na educação. Com toda ciência em tecnologias que vem se desenvolvendo na sociedade, é preciso ser reflexivo quando o tema é neurociências, pois esse processo de conhecimento pode contribuir muito quando se trata do ensino-aprendizagem no campo educacional.

Ao realizar essa pesquisa utilizei como base de estudo o método bibliográfico, através de pesquisas fundamentadas em autores reconhecidos.

 

 

  1. A NEUROPSICOPEDAGOGIA

 

O surgimento da neuropsicopedagogia se deu no Brasil em 2008, através um grupo de profissionais na cidade de em Joinville no estado de Santa Catarina. O primeiro projeto que envolvia as Neurociências aplicadas à educação, nomeado de Neuropsicopedagogia, unindo Neurociências, Psicologia e Pedagogia.  Inicialmente seu desenvolvimento era Neuropsicopedagogia Institucional com atendimento coletivo, após dois anos se tornou Neuropsicopedagogia Clinica também com atendimento individual.

"A principal finalidade de toda estrutura educacional é promover a aprendizagem e o desenvolvimento do ser humano. Isso, por si só, justifica a constante preocupação, não apenas de psicólogos e educadores como de pesquisadores de outras áreas, com a complexa natureza desses processos. Há várias formas de conceber o desenvolvimento e a aprendizagem como propriedades fundamentais do homem, as quais se relacionam com uma multiplicidade de fatores tanto intra e interindividuais, bem como com aqueles referentes às disponibilidades do meio material (PALANGANA, 2015).

 

A Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia (SBNPp), em seu código de ética, define a Neuropsicopedagogia como uma ciência transdisciplinar fundamentada nos conhecimentos da neurociência aplicada à educação, com interfaces da Pedagogia e da Psicologia cognitiva que tem como objeto formal de estudo a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana numa perspectiva de reintegração pessoal, social e educacional.

A transdisciplinaridade é uma abordagem científica que visa à unidade do conhecimento. Desta forma, procura estimular uma nova compreensão da realidade articulando elementos que passam entre, além e através das disciplinas, numa busca de compreensão da complexidade do mundo real (wikipedia10: 40 - 2022-01-05).   

2.1 A Neurociência e suas contribuições no Ensino/aprendizagem

  A Neurociência é reconhecida como o estudo científico do sistema nervoso. Tradicionalmente, a neurociência tem sido vista como um ramo da biologia. E como ela pode contribuir no ensino/aprendizagem? Qual a sua importância dentro desse processo do desenvolvimento humano e educacional? A resposta é clara. Através da base científica podemos entender que a neurociência contribui com a pedagogia para que nós educadores na sala de aula possamos compreender que existe uma biologia cerebral, que existe uma anatomia e uma fisiologia, e que precisamos de uma base científica para conhecer, assim podemos entender melhor sobre esse processo.

 Tieppo, em seu livro, “Uma viagem pelo cérebro – a via rápida para entender neurociência” de 2019, diz que as grandes descobertas sobre do corpo humano em especial o cérebro, foram realizado por pesquisadores renomados, tais como os neurologistas, psicólogos e cientistas como Paul Broca, William James, Wilhelm Wundt, Karl Wernicke, Santiago Ramon & Cajal, Charles Sherrington, Korbinian Brodmann, James Papez, Harvey Cushing, Wilheim Penfield, Egar Moniz, entre outros, debruçaram-se sobre a fisiologia do corpo humano e especialmente sobre o cérebro para explicar processos de aprendizagem, comportamento, desenvolvimento e patologias. Afirmando que, Kandel, no seu livro “Princípios de Neurociência” (Principles of Neural Science), de 1995, diz que a neurociência moderna representa uma fusão da biologia molecular com a neuropsicologia, anatomia, embriologia, biologia celular e a psicologia. Para ele, uma abordagem transdisciplinar é que nos fará avançar no entendimento do cérebro (TIEPPO, 2019 p. 252).

 

A neurociências são cinco linhas de estudos, que são: neurociência comportamental, neurociência cognitiva, neurofisiologia, neuroanatomia e neuropsicologia, com esses estudos conseguem nos pôr a par das causas que evidenciam as dificuldades dos nossos alunos com maior necessidade no que se refere ao ensino/aprendizagem.

Uma das grandes preocupações que o professor tem na sala de aula é “o como fazer o meu aluno aprender”. É bem ai que a neurociências vem contribuindo com o processo dessa nova competência que esse professor do século XXI tem. Sendo assim conhecer a biologia cerebral nas dimensões cognitivas, motoras, emocionais e afetivas é ter um grande aliado que pode contribuir na educação.

Os transtornos específicos do desenvolvimento das habilidades escolares compreendem grupos específicos de transtornos manifestados por comprometimentos e significativos na aprendizagem. [...] Eles não nãos simplesmente uma falta de oportunidade de aprender, e sim, dificuldades decorrentes de desenvolvimento neurológico (HENNEMANN, 2015 p.3).

 

É preciso novos posicionamentos em relação às práticas de ensino, através da discussão crítica dessas práticas e da participação e envolvimento efetivo dos professores é possível uma busca de soluções para a superação dos problemas que se apresentam.

O processo de aprendizagem já não é considerado uma ação passiva de      recepção, nem o ensinamento uma simples transmissão de informação. Ao contrário, hoje falamos da aprendizagem interativa, dimensionalidade do saber. A aprendizagem supõe uma construção que ocorre por meio de um processo mental que implica na aquisição de um conhecimento novo. É sempre uma reconstrução interna e subjetiva, processada e construída interativamente (GÓMEZ & TERÁN, 1900 p. 31).

 

Com os avançar dos trabalhos desenvolvidos através da neurociência é possível haver novas possibilidades com novos caminhos que podem contribuir de maneira efetiva com um parecer diferente nessa etapa de aprendizagem.

O principal desafio que têm os pais, professor e os profissionais que trabalham com crianças que apresentam dificuldades é ajudá-las a adquirir confiança em si mesma, a acreditar nas suas capacidades. Eles devem saber que as pessoas aprendem de diferentes modos e que sua energia pode ser encaminhada para encontrar estratégias adequadas para a aprendizagem. Por isso, os professores e profissionais que atuam diretamente com crianças que apresentam esse aspecto, têm uma grande responsabilidade. Suas habilidades em observar, em detectar o problema, em saber como dar o feedback e decidir como e quando intervir são de suma importância (GÓMEZ & TERÁN, 1900).

A intervenção de um Neuropsicopegagogo pode ser uma porta de entrada com uma evolução no que se refere a esse processo, oferecendo novas perspectivas do ensino - aprendizagem.

 A neurociência oferta subsídios para reorientar as práticas pedagógicas na atualidade com uma nova abordagem de reflexões em relação a aprendizagem.

O neuropsicopedagogo pode aperfeiçoar técnicas usadas com as crianças, a fim de realizar testes, montar estratégias para melhor lidar com esse tipo de problema, o mesmo deve auxiliar pais, professores para realizar trabalhos, brincadeiras, mais lúdicas, para tentar prender e chamar a atenção das crianças com TDAH (OLIVEIRA, 1996).

 

 

  1. A área de Atuação do profissional Neuropsicopedagogo

 

A atuação do profissional formado em neuropsicopedagogia é um trabalho com novos propósitos dentro do desenvolvimento humano, usando técnicas de estímulos para desenvolver a aprendizagem. No sentido de auxiliar as crianças, adolescentes e até idosos com a estimulação cognitiva.

Com as crianças, a educação precoce, por exemplo, pode ser uma ação educacional que ajuda na prevenção dos desafios do desenvolvimento, pois é usado nesse processo ações globalizadas com o indivíduo suprindo suas necessidades. Esse estímulo é essencialmente uma base em seu desenvolvimento educacional. Usando estratégias através de atividades que interagem com jogos, exercícios, técnicas de estímulos dentre outras que possam aprimorar o conhecimento infantil.

Sendo assim, a atuação do Neuropsicopedagogo se faz necessária. Após a identificação das dificuldades, este profissional poderá atuar realizando avalição e, em outros momentos intervenções com recursos, que venham a minimizar obstáculos e adequar o ambiente de acordo com as necessidades específicas para que o indivíduo possa ter uma vida considerada o mais normal possível.

2.3 Há duas áreas de Atuação

Há duas áreas de atuação: Neupsicopedagogia Institucional e a Neuropsicopedagogia Clinica, ambas seguem a mesma fundamentação teórica.

Segundo a Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia – SBNPp no Art. 29. A Neuropsicopedagogia tem características próprias de atuação em seus contextos Institucionais e Clínicas:

I - O contexto “Institucional” compreende escolas públicas e privadas, além das atividades incluídas no chamado “Terceiras Setor”(atendimento em clínica, hospitais, etc., mas sempre este o atendimento será com grupo):

a) Instituições de Ensino Superior que venham a desenvolver projetos de atendimento aos acadêmicos de Neuropsicopedagogia Institucional, para atender às exigências do Ministério de Educação, podem contar com o apoio da SBNPp para estruturar o trabalho técnico de forma a não adentrar no trabalho de outros profissionais especialistas.

II - O contexto clínico compreende atendimento em consultório por encaminhamento particular ou conveniado, assim como em centros, núcleos ou espaços de aprendizagem:

a)Entende-se que, no chamado terceiro setor, pode-se abarcar também o atendimento Clínico.

A Neuropsicopedagogia Institucional – O profissional faz atendimento no coletivo sempre trabalhando com grupos de sujeito atendendo a demanda daquele grupo em relação ao processo de aprendizagem. Sua competência é fazer uma avaliação e/ou triagem, e observações para realizar um plano de intervenção coletiva, esse atendimento pode ser não só em uma instituição como: hospitais, escolas, empresas, clinicas, ONGs (esta sem remuneração), e até outros espaços, que tem como princípio desenvolver o trabalhar em grupos.

A Neuropsicopedagogia Clinica – o atendimento com esse profissional será sempre individualizado.

Segundo a SBNPp no Artigo 31. Ao Neuropsicopedagogo com formação na área Clínica, conforme descrito no Capítulo V fica delimitado sua atuação com atendimentos neuropsicopedagógicos individualizados em setting adequado, como consultório particular, espaço de atendimento, posto de saúde, terceiro setor, conforme características institucionais dispostas no Art. 29.

 

 

  1.  CONCLUSÃO

Com os estudos desta pesquisa concluímos que a contribuição da nneuropsicopedagogia na área da educação tem alavancado como um papel crucial demonstrando sua importância na evolução da educação. De acordo com a pesquisa bibliográfica realizada concluir-se que o neuropsicopedagogo, é um profissional que busca conhecimentos acerca dos transtornos, síndromes, patologias e distúrbios incluindo o TDAH. Esse profissional tem condições de identificar quais competências e habilidades o indivíduo se encontra auxiliando e que será acompanhada por familiares, professores, equipe pedagógica e demais que se fazem presentes na vida destes indivíduos.  Oferecendo-lhes um suporte embasado à neurociência.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

HENNEMANN, Ana L. Considerações sobre o livro Neuropsicopedagogia Clínica - Introdução, Conceitos, Teoria e Prática. Novo Hamburgo, 03 nov/ 2015. Disponível online em: http://neuropsicopedagogianasaladeaula.blogspot.com.br/2015/11/livro-neuropsicopedagogia-clinica.html

 

Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogiga - SBNPp RESOLUÇÃO n° 04 de 04 de maio de 2020, que altera a Resolução 03/2014 . Disponível em: <https://www.google.com/search?q=RESOLU%C3%87%C3%83O+SBNPp+n%C2%B0+04+de+04+de+maio+de+2020%2C+que+altera+a+Resolu%C3%A7%C3%A3o+03%2F2014&oq=RESOLU%C3%87%C3%83O+SBNPp+n%C2%B0+04+de+04+de+maio+de+2020%2C+que+altera+a+Resolu%C3%A7%C3%A3o+03%2F2014&aqs=chrome..69i57.2239j0j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8>

 

Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Interdisciplinaridade#:~:text=A%20transdisciplinaridade%20%C3%A9%20uma%20abordagem,da%20complexidade%20do%20mundo%20real>

 

GÓMEZ Ana Maria Salgado & TERÁN Nora Espinosa – livro- Dificuldades em Aprendizagem – detecção e estratégia de ajuda. p.31. 1ª edição MMXI cultural..S.A – 1900.

 

OLIVEIRA, G. D. CPsicomotricidade: Educação e Reeducação num enfoque Psicopedagógico. 5ª edição: Petrópolis: Vozes 1996.

 

 

PALANGANA, Isilda Campaner, - livro- Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vigotsk – A Relevância do Social -. Editora: Soraia Bini Cury summus 2015.

 

TIEPPO, Carla. Uma viagem pelo cérebro: a via rápida para entender a neurociência / Carla 

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