12/08/2023

A CIDADE DE LIMEIRA-SP É PREMIADA POR BUSCA ATIVA DURANTE A PANDEMIA

Sme_limeira

A CIDADE DE LIMEIRA-SP É PREMIADA POR BUSCA ATIVA DURANTE A PANDEMIA

Claudinei Zagui Pareschi[1]

Projeto premiado reduziu em 91% evasão escolar

            O ano de 2020 foi um ano atípico para todos os estudantes do Brasil e do mundo. Em meados de março, como exigência do Governo Federal para contenção do contágio da Covid 19, as aulas presenciais foram suspensas e as secretarias de educação do país passaram a adotar o Ensino Remoto Emergencial. Na cidade de Limeira, interior de São Paulo, não foi diferente.

A Secretaria Municipal de Limeira passou a fazer reuniões remotas a fim de orientar os gestores, professores e demais agentes educacionais sobre as estratégias que seriam adotadas. Posteriormente, criaram o “Plano Adaptativo Curricular” com metas e conteúdos curriculares a fim de orientar as ações pedagógicas durante o período de suspensão das aulas (PARESCHI e MARTINI, 2021). O que poucos esperavam é que este período se estenderia por quase 2 anos.

            As equipes das escolas passaram então, a se organizar para as aulas remotas, fazendo contato com as famílias e criando grupos de WhatsApp. Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME-Limeira), roteiros de estudos foram criados e oferecidos aos estudantes. Alguns professores se revezaram para criar vídeos explicativos e atividades sobre os conteúdos dos roteiros pedagógicos para enviar aos alunos pelo grupo. Outros marcaram um horário com a turma para dar a aula ao vivo online contando com a participação das crianças e com o envolvimento das famílias no caso das crianças menores.

A partir daí, começaram a aparecer os problemas gerais, como a falta de condições de acesso das famílias a internet de qualidade e as tecnologias, a falta de interesse ou tempo por parte das famílias em acompanhar as atividades online; a falta de preparo dos professores em planejar e criar atividades educacionais mediadas pelas tecnologias, dentre outras. Todavia, o que mais chamou a atenção da rede foi a grande quantidade de alunos evadidos, que não estavam participando das atividades online e não mantinham contato com a escola para retirar os roteiros pedagógicos.

A fim de universalizar o acesso a pré-escola e diminuir a evasão escolar foi criado na SME-Limeira o projeto “Nenhum estudante para trás – busca ativa”. Ao detectar a evasão dos estudantes, estratégias foram criadas para que os estudantes não perdessem o ano letivo e tivessem a oportunidade de participar de atividades de recuperação posteriormente, assim que as aulas presenciais retornassem.

O projeto de busca ativa envolveu todos os servidores do serviço social escolar, diretores, professores, coordenadores e monitores que fizeram contato telefônico e visitas as famílias dos estudantes. “O total de 1800 crianças fora da escola foi diminuído para menos de 150 com o projeto. Foi tão significativo que foi premiado pelo Governo do Estado de São Paulo”, disse o Secretário Municipal de Educação de Limeira, André de Francesco, em vídeo institucional de divulgação do projeto.

A rede viu o prêmio de 500 mil reais como um reconhecimento do trabalho feito em conjunto com todos os profissionais da educação que sem empenharam em não deixar nenhum aluno para trás. A assistente social Maria Helvira Arantes Andrade explicou em um vídeo institucional que “o objetivo principal do projeto foi prevenir o abandono e a evasão escolar para que todos os estudantes continuassem aprendendo, mesmo com a suspensão das aulas”.

A diretora escolar Claudirene de Abreu, também em vídeo institucional, verbalizou que foi um grande desafio trazer as famílias para a escola. A equipe escolar foi toda mobilizada a buscar as famílias por meio de redes sociais, grupos de WhatsApp e outros meios a fim de mostrar a importância da escola, a importância de se manter um vínculo com ela para manter a criança conectada a ela.

Com o sucesso da iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de  Limeira, o projeto foi premiado no dia 22 de março de 2022 pelo Governo Estadual. O prêmio comprovou que ações de busca ativa na cidade fez a diferença na vida das crianças. A premiação, no Palácio dos Bandeirantes, foi prestigiada pelo Prefeito Mário Botion; a vice-prefeita, Erika Tank; o secretário de Educação André de Francesco, a diretora pedagógica Adriana Dibbern Capicotto e a chefe do Serviço Social Educacional Maria Helvira Arantes Andrade.

 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×