29/09/2022

A BIOMEDICINA ESTÉTICA TRAZENDO A CONFIANÇA E AUTOESTIMA DE VOLTA PARA MULHERES AFETADAS PELO CÂNCER DE MAMA

MENDONÇA, João Paulo Santos Neves.*;

OLIVEIRA, Isabella Ferreira de.**;

TOBIAS, Brenda Magale.**;


* Professor Orientador. Docente na Universidade de Cuiabá – Campus Primavera do Leste. Mestre em Ciências da Educação. Especialista em Docência do Ensino Superior. Graduado em Química e Pedagogia.
**Graduanda do curso em Estética e Cosmética pela Universidade de Cuiabá – Campus Primavera do Leste.

      O câncer de mama é uma doença que pode afetar severamente mulheres do mundo inteiro, até mesmo de todas as classes sociais, é a causa mais comum de morte. Sabemos que existe alguns tipos de cirurgias para tratar essa doença, normalmente são recomendadas de acordo com a gravidade do tumor, alguns dos casos são necessários passar pela mastectomia (retirada da mama).

      Em estudos recentes mostram que a estética teve um papel importante na vida das pacientes, trazendo confiança para aquelas que muitas vezes preferem permanecer com a doença, por conta da angustia e receio de serem mutiladas. Sabemos que é algo que mexe além da saúde da mulher, como o emocional, psicológico e sexual.

      A reconstrução mamária tem um papel importante na vida dessas mulheres, trazendo uma luz de confiança no fim de todo procedimento cirúrgico. A micropigmentação paramédica, nasceu de um conceito da tatuagem, mas de uma forma mais evoluída, uma maquiagem para fins estéticos e não artísticos como costuma ser a tatuagem, uma possível forma de reconstruir a mama pós-mastectomia.

      Conforme os estudos, a micropigmentação mamaria consiste em redesenhar os mamilos e as aréolas de uma forma realista, tornando o período pós-tratamento mais leve e trazendo novamente para aquelas mulheres a autoestima e mostrando que elas não perderam a essência e sexualidade.

      Este estudo visa mostrar a importância da estética na linha de frente com as pacientes afetadas pela pós-mastectomia, mostrando que além das cirurgias provocarem comorbidades, levam a alterações psicológicas, afetando a percepção da imagem e levando a desconforto e debilidades físicas dessas mulheres. Será citado a importância da biomedicina estética dentro dessa área tão delicada.

 

A ÁREA BIOMÉDICA E SUA IMPORTÂNCIA

      Por mais que a biologia aparenta ser uma área da saúde que atua nos bastidores, é uma especialização que exerce um papel único é importante no combate ao câncer, atuam no desenvolvimento de vacinas e medicamento, também atuam nas pesquisas que contribuem com o tratamento.

      Uma das áreas especificas dentro da biomedicina é a citologia oncótica, dedica-se a analisar as características das células, essas pesquisas auxiliam a descobrir os tipos de câncer precocemente. Os biomédicos habilitados em citologia podem estar atuando nos diagnósticos de alterações morfológicas e cito patológicas, características de câncer de útero.

      Conforme visto em estudos, auxiliam em:

  • Descobrir propensão ao câncer em algumas famílias;
  • Busca inovar em novos métodos de diagnósticos;
  • Desenvolver tratamento para pacientes afetados pela doença;
  • Avaliar o impacto que a doença causou no sistema saúde;

      Não só a especialização em citologia oncótica, há biomédicos especializados em diagnósticos por imagem, atuando através de ressonâncias e tomografias, auxiliando nos diagnósticos.

      Então como mencionado anteriormente em um mesmo laboratório podem ter diversos biomédicos, mas cada profissional atuando em sua determinada especialização, levando aos diagnósticos de um mesmo tumor. Não só a especialização em citologia oncótica, há biomédicos especializados em diagnósticos por imagem, atuando através de ressonâncias e tomografias, auxiliando nos diagnósticos.

      Então como mencionado anteriormente em um mesmo laboratório podem ter diversos biomédicos, mas cada profissional atuando em sua determinada especialização, levando aos diagnósticos de um mesmo tumor.

 

IMPACTOS PSICOSSOCIAIS DE PACIENTES COM CÂNCER DE MAMA

      A mastectomia acarreta um impacto psicossocial elevado, pois quando a mutilação da mama é feita a autoimagem da mulher é afetada, como a sexualidade, o sentimento de inferioridade, e a preocupação de como seu parceiro vai reagir a toda essa circunstância.

      Dessa forma o diagnóstico de câncer de mama geralmente vem acompanhado de surgimento de sintomas como medo, depressão, sofrimento, e transtornos psiquiátricos. Com base em estudos, existe o processo de negação, logo no início quando as mulheres precisam ir fazer os exames para resultar em diagnósticos, muitas adiam as datas, um mecanismo de defasa do ego, que podemos considerar a negação, automaticamente evitando esse exame, deixa de reconhecer a sua existência. Isso ocorre pelo processo de significado que o câncer tem na nossa cultura.

      Mas é valido ressaltar que o diagnóstico do câncer de mama é considerado de bom prognóstico, para iniciar o tratamento antes de agravar a situação do tumor, por isso devemos conscientizar mulheres ao nosso redor sobre a importância de prevenção. Como mostrado a cima, os diagnósticos do câncer de mama levam as mulheres sofrem desconfortos psicológicos, como a ansiedade, depressão e raiva. Mudanças no padrão de vida da mulher, no casamento, sexual e atividades no trabalho e um dos principais medos é angustia a mastectomia, o procedimento cirúrgico para remoção de uma ou ambas as mamas.

      Sabemos que ao longo do tratamento, não leva apenas a remoção da mama, no decorrer leva a perda dos cabelos, a irregularidade da menstruação e a infertilidade, assim fragilizando mais o sentimento e identidade da mulher. Mulheres acometidas pelo câncer de mama necessita de apoio, dos amigos, família, equipes medicas e psicológicas, pois é um longo período do diagnostico ao tratamento, as mulheres passam por desequilíbrio emocionais. O apoio fortalece a autoconfiança.

      O prognóstico da paciente é favorável quando busca por ajuda medica, visto que as chances de cura estão intimamente relacionadas ao diagnóstico precoce. As intervenções psicossociais auxiliam a enfrentar o câncer, o ambiente acolhedor ajuda as pacientes poderem compartilhas seus medos e inseguranças.

      A Síndrome de Damocles que seria a volta da doença, faz com que a pessoa recaia novamente por pensar que tenha fracassado no esforço e ter que vivenciar como uma nova ameaça ao seu corpo que já foi mutilado pelo tratamento.

 

A ESTÉTICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES FRENTE AOS DESAFIOS IMPOSTOS PELA MASTECTOMIA

      Como sabemos a mastectomia traz diversos medos para a autoimagem da mulher, quando há ameaça da perda desse órgão, acaba ferindo a imagem psíquica da feminilidade da mulher, e a estética veio para auxiliar nisso, com procedimentos indicados e autorizados pelos médicos, sendo não invasivos para que não ocorra nenhuma infecção ocasionando a piora da paciente.

      O profissional de estética pode orientar na reconstrução e valorização da autoimagem, sendo assim a estética pode oferecer uma melhor autoestima e mostrar a importância a auto aceitação que irá refletir na sua qualidade de vida. O ideal é que o paciente espere um tempo após o fim do tratamento para fazer procedimentos contraindicados. A drenagem linfática pode melhorar o desconforto e as dores de pacientes oncológicos causado pelos linfedemas e edemas.

      Muitos projetos sociais foram criados para ajudar essas mulheres, sendo eles o projeto “ Amigas do peito” onde a Ouseuse confecciona sutiã com modelagem para inserir uma prótese mamária, e assim trazer de volta a feminidade.

      O projeto “redesenhando vidas” criado pelo tatuador Tiago Máximo confecciona desenhos realistas de mamilos e auréolas, fazendo então a reconstituição do mamilo, deixando o mais real possível. O papel de um profissional de estética é orientar a mulher que se empenhe na recuperação, evolução ou estabilidade da sua saúde através de cuidados estéticos, como: cuidar da pele, que sofre alterações como ressecamento; cuidar das unhas que ficam enfraquecidas durante a quimioterapia; tudo isso vai colaborar para um tratamento com sucesso.

 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×