A AUSÊNCIA DE PROFESSOR ESPECIALISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SEUS BENEFÍCIOS.
RESUMO
O presente estudo foi realizado com o propósito de descrever as contribuições das aulas de educação física no processo de desenvolvimento e formação integral da criança que se encontra na educação infantil, através de uma pesquisa bibliográfica. Sabemos que o universo infantil é muito abrangente, e as possibilidades de movimento e expressão a partir da educação física são diversas, pois à mesma utiliza-se da ludicidade como uma rica ferramenta para auxiliar no desenvolvimento da criança. Por ser a primeira fase escolar na vida da criança, a Educação Infantil é a fase das descobertas, dos primeiros movimentos e contatos com o mundo social. Por ser um período de extrema importância na vida de um ser humano esta deve ser acompanhada por pessoas especializadas e preparadas para atender as necessidades da criança, daí a importância de um professor de educação física para proporcionar a essas crianças uma variedade de movimentos que colaborem com o desenvolvimento afetivo, motor, social e cognitivo das mesmas sendo de grande valia para o seu desenvolvimento global. A aquisição de hábitos saudáveis, como brincar, pular, correr entre outros, são mais fáceis de serem consolidados na infância, à medida que são incentivados desde cedo. Ou seja, a infância é a idade da brincadeira, pois a mesma faz com que a criança se torne um ser sociável. Esperamos que os conteúdos abordados neste trabalho venham contribuir de forma significativa e concreta para uma melhor compreensão sobre o universo infantil, assim como também melhorar a qualidade educativa dessas crianças, dando a importância da necessidade de inserir educadores da área da educação física.
Palavras-chave: Educação Física. Educação Infantil. Desenvolvimento.
ABSTRACT
This study was conducted in order to describe the contributions of physical education classes in development and integral education of the child is in kindergarten, through a literature search. We know that the infant universe is very comprehensive, and the possibilities of movement and expression from physical education are diverse because the same is used playfulness as a rich tool to assist in child development. As the first school stage in a child's life, early childhood education is the phase of the findings of the first movements and contacts with the social world. Because it is a period of extreme importance in the life of a human being it must be accompanied by specialized and prepared people to meet the child's needs, hence the importance of a physical education teacher to provide these children with a variety of moves to collaborate with the emotional development, motor, social and cognitive of them being very important to their overall development. The acquisition of healthy habits such as play, jump, run and others, are easier to be consolidated in childhood, as they are encouraged from an early age. In other words, childhood is the age of the game, because it causes the child to become a being sociable. We hope that the contents covered in this work will contribute significantly and concretely to a better understanding of the infant universe, as well as improve the quality of education of these children, giving the importance of the need for educators to enter the area of physical education.
Palavras-chave: Physical Education. Early Childhood Education. Develpment.
INTRODUÇÃO
A educação brasileira constitui que a Educação Básica envolve três níveis de ensino: a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. A Educação Infantil inclui as instituições que atendem crianças de 0 a 6 anos de idade, e são mais habitualmente conhecidas como creches e pré-escolas como podem ser encontrado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (BRASIL, 1996).
A educação das crianças não pode estar apenas voltada à conquista de rotinas e costumes, ou até mesmo de preparação para a Educação Fundamental. Por esse motivo, optou-se trabalhar este tema, entendendo esta fase como um período ímpar da vida, onde as potencialidades cognitivas, motoras, afetivas, sociais, devem ser inteiramente exploradas pela entidade escolar, não de forma fragmentada, mas dinâmica, onde um momento venha a interagir com o outro.
Passando por inúmeros processos de transição durante a educação infantil, a criança desenvolve seu domínio motor, físico e/ou intelectual. Estimulando esses processos durante a educação infantil, oferecendo diversificadas situações de movimento, de vivências e experiências com relação ao seu corpo e ao contexto onde estão inseridas (BASEI & MATTEX 2010).
O entendimento da infância deve perceber a criança como um ser que é, e não que poderá vir a ser, como enfatiza Oliveira (2003), “criança como sujeito de relações sociais, inserida em determinado contexto social”, não como um ser genérico, abstrato e subjetivo, que está em preparação para algo.
Diante disso, a realização deste trabalho tem como principal objetivo analisar e discutir a importância da prática do movimento na Educação Infantil através das aulas de Educação Física, no processo de desenvolvimento e formação integral da criança, além de também discutir a inserção do Professor de Educação Física na Educação Infantil, visando proporcionar de modo mais efetivo aos alunos o contato com atividades motoras que contemplem a diversidade cultural humana, através das manifestações da cultura corporal e refletir o movimento humano sob a perspectiva da formação da personalidade, da conduta ética e do respeito às regras de convivência coletiva, respeitando as individualidades (limitações) da expressão motora.
OBEJETIVO
A Educação Física exerce um papel de grande relevância na Educação Infantil, uma vez que a criança desse período está em pleno desenvolvimento de suas funções motoras, cognitivas, emocionais e sociais, passando do estágio do individualismo para o das vivências em grupo.
A aula de Educação Física é o espaço propício para o aprendizado por meio dos jogos e brincadeiras, desenvolvendo-se os aspectos cognitivos, afetivo-social, motor e emocional, conjuntamente. A brincadeira entra na vida da criança como sendo um espaço de aprendizagem onde este ser opera além do seu comportamento habitual. O ato de brincar é como se fosse algo maior do que é na realidade, fazendo com que a criança realize simbolicamente o que posteriormente irá realizar na vida real (DEHEINZELIN e LIMA, 1991).
De acordo com Passos (2006), a aprendizagem perfeita acontece por meio da motivação, estimulando a criatividade, proporcionando assim prazer em aprender. Partindo das experiências vividas em sala de aula, de leituras e depoimentos de professores envolvidos no trabalho de educação infantil é que sentimos a importância em trabalhar este tema, pois observamos que as crianças gostam do momento da brincadeira, aprendendo de forma prazerosa.
A criança, o brinquedo e o jogo são indissociáveis, o problema é que o sistema escolar na qual estamos inseridos não percebe muito isso.
Fazendo um apanhado geral sobre esse assunto, notamos que o desenvolvimento e a espontaneidade da criança, fazem com que a escola a perceba como transgressora de uma ordem pré-estabelecida. A criança quando brinca não tem muita disciplina exigida pelas escolas, nas quais à mesma busca introduzir no corpo infantil a obediência servil, aplicando suas próprias regras de conduta, interferindo esta criança de agir de acordo com o que acha que seja certo pra ela, constituindo um verdadeiro jogo de poder. Domínio esse, que não garante a manutenção da ordem e da disciplina (PASSOS, 2006).
A entidade escolar ao determinar que a criança seja um ser imóvel, oculta a necessidade que esta tem, de se expressar, de vivenciar através do corpo o ato educativo e de construir seu conhecimento a partir do próprio corpo.
É necessário que na Educação Infantil a Educação Física objetive o desenvolvimento global, em que o ato de se movimentar dê margem à criança, através de sua criatividade, de sua expressividade, de suas descobertas, de reconhecer, avaliar e transformar sua realidade.
Desde o primeiro contato com o mundo, segundo Kunz (2001), o inicial e mais importante diálogo com o mundo se realiza por intermédio do movimento, e “na sequência de nosso desenvolvimento, ainda é com movimentos e gestos que melhor conseguimos nos situar e entender o mundo e os outros ao nosso redor” (p. 28).
Considerando que essa investigação venha colaborar para um melhor conhecimento da realidade atual da Educação Infantil, e consequentemente também podendo influenciar na melhoria da qualidade do ensino neste nível de ensino é que justificamos a realização deste trabalho. Assim como também, somos favoráveis de que todas as crianças matriculadas na Educação Infantil tenham acesso às aulas de Educação Física, e que os órgãos competentes, assim como as instituições de ensino comecem a entender a real importância da participação e inclusão do professor de Educação Física na Educação Infantil.
EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
A Educação Infantil conquistou novos espaços e reconhecimento a partir do início do século XVII, momento que surgiu as primeiras preocupações com a Educação das crianças pequenas, devido à intensificação da urbanização com o surgimento da revolução industrial, possibilitando a inclusão da mulher no mercado de trabalho, causando mudanças na organização e na estrutura familiar. A sociedade brasileira passou a ter mais consciência da importância das experiências na primeira infância, impulsionando uma Educação institucional para as mesmas através da Constituição Federal de 1988, que diz no seu artigo 208, inciso IV que estabelece que “O dever do Estado com a Educação será efetivado mediante a garantia de [...] atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a cinco anos de idade” (BRASIL, 2016).
A Educação Infantil passou a ser do ponto de vista legal, um instrumento que visava possibilitar o atendimento exclusivo às crianças de baixa renda. Sendo assim, era usado como estratégias para combater a pobreza e resolver problemas ligados à sobrevivência das crianças, creches e programas pré-escolares.
De acordo com a LDB (BRASIL, 1996), esse atendimento envolve tanto as creches para crianças de zero a três anos, quanto para as pré-escolares, para crianças de quatro a cinco anos, são consideradas de fato e de direito, instituições de Educação Infantil, a diferença entre ambas é reconhecida pelo critério da faixa etária. A avaliação passou a ser um instrumento para o professor estabelecer suas propriedades na prática educativa e visa definir o que, como e quando avaliar, de acordo com os princípios e objetivos educacionais vigentes, que buscará explicitar os níveis de desenvolvimento, assim como as dificuldades, as possibilidades e as conquistas de todas as capacidades apresentadas pela criança.
Nesse contexto, as instituições de Educação Infantil tornam-se acessíveis a todas as crianças, cumprindo um papel socializador, propiciando o desenvolvimento da criança através de aprendizagens diversificadas, realizadas em situações de interação, favorecendo a inserção social. Diante disso, a Educação Infantil busca educar as crianças propiciando situações de cuidados, com brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, ligadas a atitudes básicas de aceitação, respeito, confiança e acesso aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A Educação Física foi uma expressão que surgiu no século XVIII e nas obras de alguns filósofos podia-se perceber a preocupação com a educação, que passou a ser concebida como uma educação integral, onde corpo, mente e espírito estavam integrados.
De acordo com Betti e Zuliani (2002), desde a década de 1920 a tradição educacional situou a Educação Física como uma atividade complementar e isolada dos currículos escolares, com o objetivo apenas de treinamento militar, preparação de atletas, entre outros.
Isso vem a ser confirmado por Brasil (1997) quando afirma que: “No século passado, a Educação Física esteve estreitamente vinculada às instituições militares e à classe médica”.
Mas, com o passar dos tempos, a Educação Física passou a ser integrante do currículo escolar. O enfoque da Educação Física deixou de ser a preparação militar e passou a ser o desenvolvimento psicomotor do aluno, tirando da escola a função de preparação para o esporte de alto rendimento.
Na Educação Infantil, o profissional deve primeiro conhecer a criança, deve saber que será necessário trabalhar com os três domínios de comportamento em conjunto. Deverá saber que: quando se fala em domínio motor, fala-se de
corpo-movimento. Quando se fala em domínio cognitivo, se trata de cabeça-raciocínio, ato de pensar. E quando se fala de domínio afetivo, se trata de coração-afetividade, emoções. Tendo conhecimento desses domínios será possível trabalhar com a criança como um ser único e indivisível.
Segundo Piccolo e Moreira (2012):
Uma das tarefas da Educação Infantil é propiciar às crianças diferentes formas de manifestar seu conhecimento, estimulando todas as possibilidades de elas expressarem sua criatividade, sejam elas por gestos, pela fala ou, ainda, por desenhos, pintura e escultura.
Sendo assim, a escola que trabalha com a Educação Infantil deve promover sempre novas experiências nas aulas de Educação Física, Artes, Danças e Músicas, aproximando a criança de suas possibilidades de criação.
No trabalho realizado com a Educação Infantil, deve-se ter o cuidado de proporcionar aos alunos a maior variedade de atividades que for possível. Devem ser atividades que estimulem a construção do conhecimento.
Sánchez, Martínez e Peñalver (2003) afirmam que a escola deve criar um clima de acolhimento e de segurança, principalmente na etapa da educação infantil. Mas para que isso ocorra é necessário que os profissionais que nela trabalham sejam receptivos ao momento maturativo e psicoafetivo da criança, essa capacidade de acolhimento requer uma formação que contemple a observação, a reflexão e a compreensão das necessidades afetivas e dos comportamentos emocionais dos alunos, fundamentados nos princípios que sustentam a formação de adultos na prática psicomotora.
A Educação Física na Educação Infantil deve propor uma prática prazerosa respeitando as características da criança, tratando-a como tal, por meio da instrumentalização do lúdico.
Para Piccolo e Moreira (2012) o jogo infantil é um recurso privilegiado no desenvolvimento da criança pequena. Os conteúdos devem ser ensinados por meio de jogos, porque eles facilitam a aprendizagem, também devem ser propostas atividades que permitam aos alunos se tornarem mais hábeis.
Os movimentos são de fundamental importância na vida das crianças, é através dele que ela se expressa e realiza suas atividades, brincadeiras, enfim tudo que ela faz precisa de movimento. O movimento humano não serve apenas para deslocamento do corpo no espaço, o movimento é uma linguagem que permite às crianças agirem sobre o meio físico e atuarem sobre o ambiente.
HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS POR MEIO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
“Desenvolvimento é um termo amplo que se refere a todos os processos de mudança pelos quais as potencialidades de um indivíduo se desdobram e aparecem como novas qualidades, habilidades, traços e características correlatas” (PIKUNAS, 1979).
É na fase escolar que a criança inicia a sua vivência no mundo em que está inserida. Para que as habilidades motoras sejam desenvolvidas é preciso oferecer-lhe oportunidades de executá-las. A escola é um local apropriado para recebê-las, criando um ambiente de aprendizagem de novas culturas corporais e estilos de vida ativa.
O movimento é a principal ferramenta da educação física, em função de ser o denominador comum de diversos campos sensoriais. O desenvolvimento do indivíduo ocorre através da integração entre a motricidade, a emoção e o pensamento (BONAMIGO et al, 1982).
Especificamente na área da educação física, o profissional tem o privilégio de possuir várias maneiras e artifícios para gerar estímulos que possam levar ao desenvolvimento de forma muito prazerosa.
O conhecimento do mundo da criança na infância depende das relações que ela vai estabelecendo com os outros e com as coisas. As brincadeiras e atividades que venham desenvolver habilidades nas crianças são subsídios importantes e tem como objetivo transmitir a elas confiança em si mesma.
Existem muitas habilidades como exercitar a memória, raciocinar, planejar, compreender situações, linguagens e resolver problemas que devem ser desenvolvidas.
O melhor momento para trabalhar essas competências do aprendizado (cognitivas) é na infância quando o individuo ainda está em fase de crescimento.
Porque desde muito cedo a criança libera energia para brincar, quando a criança tem oportunidade de criar a sua própria brincadeira, usando a sua imaginação, seus próprios elementos cognitivos ela descobre em si atitudes para resolução de problemas que lhe são importantes. Aí entra a recreação, que nesse sentido, pode oferecer grande contribuição à educação, como uma prática prazerosa em que as crianças participam de atividades descontraídas, criando e recriando com espontaneidade, com alegria e prazer, com diversão e satisfação. Ela pode ser uma importante estratégia de inclusão e socialização, além de desenvolver as habilidades psicomotoras das crianças.
AUSÊNCIA DE PROFESSOR ESPECIALISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
De acordo com Lima (1994), a Educação Física não é apenas uma prática de atividade física, pois se fosse assim, não seria necessário um profissional com formação superior apenas para dirigir as atividades práticas, apitar jogos, contar as repetições dos exercícios e marcar o ritmo das atividades com sinais sonoros.
É necessário destacar que, na escola, as disciplinas curriculares têm como objetivo ensinar algo que possa contribuir para o processo educativo do ser humano.
A Educação Física por ser componente obrigatório da Educação Básica, traz consigo a cultura corporal de movimento fazendo com que os alunos experimentem diversas atividades motoras atreladas à visão global do ser humano.
PESQUISA DE CAMPO
Com a ausência de professores especializados na Educação Infantil em escolas, foi feita uma pesquisa de campo em quatro escolas em que professoras pedagogas ministram aulas de educação física.
Com total de __ professoras, fizemos um questionário com a finalidade de descobrir se elas sentem-se capacitadas para ministram às aulas de Educação Física.
Escola: Escola Municipal de Educação Infantil Cora Coralina
Local: Rua Djalma Correia, 300 - V Inglesa, São Paulo, Zona Sul.
Contato: (11) 5566-3800
Quantidade de Pedagogas: Quinze (15) Pedagogas.
Escola: Escola Infantil Chave Mágica
Local: Av. Interlagos, 33 - Vila São Paulo, São Paulo - SP, 04661-000.
Contato: (11) 5521-0208
Quantidade de Pedagogas: Dez (10) Pedagogas.
Escola: CEI - Centro de Educação Infantil Maria de Lurdes Costa
Local: Rua Ângelo Dedivitis, 417 – Americanópois São Paulo - SP
Contato: (11) 5621-2260
Quantidade de Pedagogas: Dezoito (18) Pedagogas.
Contendo duas perguntas, os questionários abordavam as seguintes questões:
- Você ministra aulas de Educação Física para Educação Infantil?
Sim ( ) Não ( ) Observação:_______________________________________
- Acredita que sua especialização (Curso Superior) te capacita para ministrar aulas de Educação Física? Sim ( ) Não ( ) Por quê?______________________
RESULTADOS
PESQUISA DE CAMPO REALIZADA EM ESCOLAS MUNICIPAL E PARTICULAR DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA CIDADE DE SÃO PAULO
DISCUSÃO DOS RESULTADOS
Na Educação Infantil, a Educação Física se estabelece numa prática de importância elevada para o desenvolvimento da criança, e a escola, enquanto meio educacional deve proporcionar a oportunidade de uma ótima aprendizagem motora, pois ela é fundamental e categórica no processo de desenvolvimento total da criança.
Nos gráficos acima observa-se a quantidade de professoras pedagogas que ministram aulas de educação Física para Educação Infantil e o quanto elas sentem-se capacitadas. Entre as entrevistadas 100% das professoras ministram as aulas de Educação Física, porém apenas 4% sentem-se capacitadas por falta de especialização e vivencia. Ainda dentro dos 4% que se sentem capacitadas, foram deixados observações de que a presença do um profissional da área é indispensável.
No Art. 62. Diz “A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos 5 (cinco) primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio na modalidade normal.” (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013).
Na Educação Infantil a Educação Física não é obrigatória, porém ela não permite somente a evolução do desenvolvimento motor dos alunos, mas esta também atua como auxiliar no desenvolvimento integral das crianças, pois segundo (BASEI & MATTEX, 2010) durante a educação infantil a criança passa por inúmeros processos de transição em seu desenvolvimento motor, físico e intelectual e as aulas de educação física não se revela apenas como uma prática de atividade física, acaso fosse dessa maneira, não seria necessária a presença de um profissional com formação superior apenas para ministrar as atividades das aulas práticas.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A Educação Física não permite somente a evolução do desenvolvimento motor dos alunos, mas esta também atua como auxiliar no desenvolvimento integral das crianças, pois não se revela apenas como uma prática de atividade física, acaso fosse dessa maneira, não seria necessária a presença de um profissional com formação superior apenas para ministrar as atividades das aulas práticas.
Na Educação Infantil, a Educação Física se estabelece numa prática de importância elevada para o desenvolvimento da criança, e a escola, enquanto meio educacional deve proporcionar a oportunidade de uma ótima aprendizagem motora, pois ela é fundamental e categórica no processo de desenvolvimento total da criança.
A criança tem a capacidade de se movimentar, ela já nasce com esse estímulo. É importante que através do movimento ela possa interagir sem nenhum receio com o meio ambiente em que vive.
A criança na idade pré-escolar se encontra no estágio elementar de realização dos movimentos básicos, através de atividades bem diversificadas poderá ocorrer à descoberta de novas formas de utilização das habilidades motoras.
Nesta fase, as situações imaginárias estão muito vivas, o que contribui para a execução as atividades de uma forma mais lúdica e criativa. Com um acervo de vivências motoras e diversificadas, as crianças irão aprimorar melhor o seu repertório motor, o que é bastante significativo para o seu desenvolvimento tanto no aspecto psicomotor como no aspecto afetivo e social.
A pré-escola prossegue representando uma fase de mudança para a criança, na qual ela troca a segurança do lar e passa a conviver em um novo ambiente, repleto de desafios e novidades. Contudo, é extremamente importante que esta mudança seja cercada de cuidados e atenção.
Estimular as crianças a conhecer, criar e recriar, significar e mostrar, através de experiências com o corpo compõe o processo de aprendizagem. As crianças apresentam alegria e cumplicidade na execução das tarefas, proporcionando assim o despertar de sua criatividade.
É brincando que a criança inventa, experimenta, descobre suas limitações e habilidades, e ainda tem a curiosidade, iniciativa e a autoconfiança estimuladas. Desta forma, é essencial que as brincadeiras sejam inseridas e valorizadas dentro da escola, visto que, estas são aprendidas pelas crianças no contexto social, através da orientação do professor.
Para crescer a criança tem necessidade do brincar, para sentir prazer e alegria para crescer e como forma de equilíbrio entre ela e o mundo ela precisa do jogo. É através do lúdico que ela se desenvolve.
Neste período, é importante que a criança seja acompanhada por profissionais preparados que auxiliem em sua formação de maneira correta para que não ocorram problemas futuros na vida da criança, pois como a mesma se encontra em fase de desenvolvimento tanto físico como cognitivo é necessário que tenha um professor de Educação Física para proporcionar momentos ricos de aprendizagem através do movimento e do lúdico.
Neste trabalho, procuramos mostrar a real importância da Educação Física na Educação Infantil e de que maneira os movimentos corporais contribuem para que a criança pequena se desenvolva integralmente, assim como também discutir sobre o papel que o professor de Educação Física tem na Educação Infantil, mostrando de que maneira este profissional pode colaborar incondicionalmente para a formação da criança em todos os seus aspectos cognitivos, afetivos, motores e sociais, através do contato direto com atividades lúdicas.
A pré-escola é a primeira fase da vida de um indivíduo na Educação Básica. É a etapa mais importante para o desenvolvimento deste, que precisa ter uma infância saudável e um acompanhamento com profissionais qualificados para se desenvolver de maneira eficiente interagindo com o meio social e físico da mesma. A partir do momento em que entra no ambiente da pré-escola, ela encontra uma realidade nova, cheia de surpresas e descobertas, e iniciará a construção de conhecimentos, porque tudo que aprender ficará fixado em seu cognitivo.
O ambiente oferecido para estas crianças deve ser organizado desde sua estrutura física e material até o atendimento pedagógico oferecido pela instituição, com pessoas aptas e qualificadas para atender às mesmas.
Esta pesquisa buscou esclarecer de forma objetiva que o movimento é um importante instrumento para que o indivíduo cresça adequadamente, mesmo com limitações, mas que seu processo de amadurecimento seja realizado com um acompanhamento especializado desde quando entra na pré-escola. É a partir de atividades e movimentos dirigidos e adequados para cada idade que seu desenvolvimento será alcançado de forma mais ágil e proveitosa.
REFERÊNCIAS
BASEI, A. P.; MATTEX, M. O brincar nas aulas de Educação Física na Educação Infantil. São Paulo: Papirus, 2010.
BETTI, M., ZULIANI, L. R. Educação Física Escolar: Uma Proposta de Diretrizes Pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. São Paulo: v. 1, n. 1, p. 73-81, jan./dez. 2002.
BONAMIGO et al. Como ajudar a criança no seu desenvolvimento. Porto Alegre: Editora da Universidade UFGRS, 1982.
BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil 1988. Disponível em http://www.planalto.gov.br. Acesso em 30 mai. 2016.
______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Lei n° 9.394, de 20 de dezembro. Brasília-DF, 1996.
______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasília, 1998. 3º v.
______. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília, DF. DP&A, 1997.
DEHEINZELIN, M.; LIMA, Z. V. C. Professor da pré-escola. Vol I. Rio de Janeiro: FAE, 1991.
LIMA, J. R. P. de. Caracterização acadêmica e profissional da Educação Física. Revista Paulista de Educação Física. v. 8, n.2, jul./dez., 1994..
OLIVEIRA, N. R. C. de. Concepção da infância na Educação Física brasileira: primeiras aproximações, 2003. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade de Campinas, Campinas, 2003.
PASSOS, K. C. M. O lúdico essencial e o lúdico experimental: o jogo nas aulas de Educação Física (Dissertação de Mestrado). Rio de Janeiro: Universidade Gama Filho. Sá, C.P. Núcleo central das representações sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
PIAGET, J. A Psicologia da Criança. Rio de Janeiro: Betrand Brasil, 1998.
PICCOLO, V. L. N.; MOREIRA, W. W. Educação Física Escolar: Corpo em Movimento na Educação Infantil. São Paulo: TELOS, 2012.
PIKUNAS, J, Desenvolvimento humano. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1979.
SÁNCHEZ, P. A.; MARTÍNEZ, M. R; PEÑALVER, I. V. A Psicomotricidade na Educação Infantil: Uma Prática Preventiva e Educativa. Porto Alegre: ARTMED, 2003.
VELASCO, C. G. Brincar: o despertar psicomotor. Rio de Janeiro: Sprint, 1996.