9 graduações para quem gosta de Exatas

Se você quer fazer uma faculdade e se dá bem nas disciplinas de exatas do colégio, é muito provável que a sua lista de opções esteja repleta de graduações da área das Ciências Exatas.
São tantos cursos de Exatas que a decisão dos estudantes por qual faculdade fazer costuma ser bem difícil. Mas já ter a habilidade com a matemática e as outras disciplinas da área que envolvem números e contas pode ser o ponto de partida para escolher a carreira que pretende se formar.
Embora não se deva ignorar a importância das Ciências Humanas no ensino de engenharia, as graduações da área das Ciências Exatas têm grande parte de sua grade curricular recheada por números, fórmulas, cálculos, equações e gráficos.
Se você gosta e se dá bem com todas essas disciplinas, as graduações que listamos a seguir podem ser boas opções para a sua carreira. Conheça 9 cursos para quem gosta de Exatas.
Engenharia Civil
A Engenharia Civil é o curso de engenharia mais procurado pelos brasileiros. Segundo o Mapa do Ensino Superior no Brasil, do Instituto Semesp, existem mais de 250 mil universitários matriculados nessa graduação em todo o país.
Algumas das razões pelas quais esse curso é tão popular no país são o amplo mercado de trabalho, boas remunerações e a valorização da carreira de engenheiro civil, que é uma das mais tradicionais do país. Esse profissional é um dos principais responsáveis pelo setor de construção civil.
Engenharia da Computação
A faculdade de Engenharia da Computação pode ser o curso ideal para quem, além das Ciências Exatas, gosta também de tecnologia. O engenheiro da computação será um especialista em desenvolvimento, organização e execução de softwares e hardwares.
Com essas habilidades, a Engenharia da Computação é uma graduação que forma muitos desenvolvedores e programadores para o mercado de trabalho. São profissões que carecem de quantidade de pessoas e estão em alta em empresas que usam tecnologia no dia a dia dos negócios.
Engenharia Elétrica
Outra engenharia entre as favoritas dos estudantes brasileiros, a Engenharia Elétrica também é um dos cursos mais tradicionais da área das Ciências Exatas. Isso porque a profissão remete ao século XIX, época do desenvolvimento da eletricidade e do início da comercialização.
O engenheiro eletricista é quem trabalha com sistemas de eletricidade e eletrônica, além de estudos eletrodinâmicos.
Engenharia Mecânica
Assim como a graduação acima, a Engenharia Mecânica é muito tradicional e tem o seu desenvolvimento marcado em fatos que fazem parte da história da humanidade, como a Revolução Industrial no século XVIII. Naquela época, a máquina a vapor revolucionou marcou o surgimento da mecânica moderna.
Hoje em dia, o curso forma profissionais que atuam com a responsabilidade de coordenar todos os sistemas mecânicos. A faculdade de Engenharia Mecânica é muito procurada por quem gosta de carros e automobilismo.
Engenharia de Produção
O curso de Engenharia de Produção não se restringe aos cálculos e à parte técnica do ciclo básico. É também uma graduação que forma pessoas com noção de todo o processo de produção da indústria e das empresas.
Além de pessoas que controlam e tem noção de todas essas etapas de produção, a faculdade forma profissionais para diversas áreas, inclusive para atuação com comunicação, administração e gestão.
Ciência da Computação
Esse texto não trata apenas de engenharias, por isso agora apresentamos outro curso bastante popular por quem gosta das Ciências Exatas e quer atuar com informática. A Ciência da Computação é outro curso para quem se interessa por desenvolvimento e programação de sistemas para a internet.
Embora não forme engenheiros, o curso engloba boa parte das técnicas de tecnologia que fazem com que softwares funcionem de maneira adequada. Cientistas da computação também são especialistas em utilizar base de dados para desenvolvimento.
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
A principal diferença entre o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas para a graduação de Ciência da Computação é ser um curso superior tecnológico, que forma profissionais tecnólogos para o mercado de trabalho.
As graduações tecnológicas tem uma duração menor, que varia entre 2 e 3 anos. Por isso, o curso é mais direto, e as disciplinas, práticas. Nesse caso, os estudantes estarão preparados para se tornarem desenvolvedores de sistemas e usar as Ciências Exatas para atuar na internet.
Ciências Contábeis
A graduação de Ciências Contábeis forma profissionais para atuar nos setores financeiro e de contabilidade das empresas. O contador é responsável por fazer todo o balanço econômico de empresas ou pessoas físicas.
É uma opção para quem gosta de Ciências Exatas atuar no mundo corporativo e até trabalhar com o mercado financeiro.
Matemática e outras licenciaturas
Os cursos que também são disciplinas no ensino básico brasileiro, como a Matemática, a Física e a Química, possuem dois tipos de graduação: o bacharelado, para atuar diretamente no mercado de trabalho, e a licenciatura, que forma professores para dar aulas dessas matérias no ensino fundamental e médio.
Por isso, se você gosta de Ciências Exatas e tem interesse em ser professor, escolher uma licenciatura em Matemática, Física ou Química vai misturar as contas com a habilidade de ensinar todos esses conteúdos em sala de aula.
Além das profissões citadas aqui, há diversas outras graduações da área de exatas que podem atrair quem gosta de matemática e de fazer contas. Se você ainda está em dúvida, vale pesquisar cada um dos cursos para decidir qual faculdade mais tem a ver com você.