04/08/2022

8 dicas para manter uma boa rotina de estudos

Rotina_de_estudos

Ter uma rotina é fundamental para a vida de qualquer pessoa, pois é assim que é possível organizar todas as tarefas, cumprir todas as obrigações e alcançar os objetivos traçados.

Quem estuda precisa criar uma rotina voltada para isso, caso contrário, pode perder prazos de trabalhos, atividades e até provas. Quando se trata de vestibular e concurso público, então, esse hábito se torna ainda mais necessário.

Às vezes, não é fácil manter o foco nos estudos e isso é normal, principalmente, porque o corpo e o cérebro se cansam quando o estudante entra em um ritmo muito frenético.

Mas quem estabelece uma rotina tranquila não precisa se preocupar e nem se estressar. Isso porque ela divide todas as tarefas de maneira mais simples e ainda ajuda o cérebro a se acostumar com o dia a dia.

Aliás, o cérebro humano precisa de uma rotina, pois é assim que ele se prepara para tudo o que você precisa fazer.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, será explicada a importância de estabelecer uma rotina de estudo e serão dadas algumas dicas para colocá-la em prática.

Importância de uma rotina de estudos

A rotina de estudos é tipo um mapa em que o estudante vai basear seu aprendizado. Utiliza-se de diferentes ferramentas e técnicas, tendo como base o perfil do indivíduo, tais como:

  • Cronogramas;

  • Planilhas;

  • Painéis;

  • Aplicativos;

  • Métodos.

Tudo isso ajuda a orientar o processo de estudo, mas, para alcançar esses resultados, é necessário planejar a rotina, levando em conta suas necessidades de aprendizado, o tempo disponível, materiais necessários e o objetivo que quer alcançar.

O ambiente também deve ser pensado, por exemplo, usando um biombo para escritório para trazer mais privacidade. O fato é que essa rotina pode ser estabelecida por estudantes de diversos níveis.

Também pode ser aplicada por pessoas que vão prestar concursos e vestibular, por quem está aprendendo uma nova língua e assim por diante.

Ter um hábito estruturado é sempre a melhor forma de aprender alguma coisa nova, mas a criação de um hábito é algo que varia de uma pessoa para outra.

De acordo com pesquisas relacionadas ao assunto, um novo hábito pode ser adquirido entre vinte e noventa dias. Ações simples, como beber um copo de água todas as manhãs, são mais simples de serem implementadas.

Outras práticas são mais complexas, como praticar atividade física todos os dias, e a mesma coisa acontece com a rotina de estudos. Assim sendo, quanto antes você começar, melhor, pois ajuda a desenvolver o hábito da aprendizagem rapidamente.

Uma rotina de estudos bem estruturada faz com que o aprendizado se torne um hábito e, consequentemente, os objetivos esperados ficam mais fáceis de alcançar.

O estudante, por sua vez, tem acesso a várias vantagens, como o aumento do foco, mais autoconfiança, capacidade de concentração, maior produtividade e desempenho, além de aproveitar melhor o tempo livre.

Quem trabalha o dia inteiro, como funcionários de uma creche infantil particular, consegue se concentrar melhor na matéria e seu foco aumenta. A pessoa sabe o que precisa aprender e quanto tempo precisa para isso.

A autoconfiança aumenta porque o indivíduo acompanha o passo a passo de seu desenvolvimento, sabendo exatamente onde está e até onde precisa ir.

Da mesma forma, a concentração melhora, isso porque existem metas e prazos que estão claros. O estudante tem consciência que precisa cumprir certas tarefas e, por essa razão, não pode se distrair.

Quem tem foco e autoconfiança, automaticamente será mais produtivo nos estudos, melhorando seu desempenho em cada tarefa. É possível que você aproveite melhor as horas que tem para estudar e o tempo livre para outras atividades também será maior.

Mas, para aproveitar todos os benefícios de uma rotina de estudos, além de contar com um calendário 2021 folha a4, é necessário saber criá-la.

Como criar e manter a rotina de estudos

Criar e manter um bom hábito de estudos não é nenhum bicho de sete cabeças. Tudo o que você precisa fazer é seguir um passo a passo:

1.    Avaliar seu cotidiano

A primeira coisa que você precisa fazer é avaliar seu dia a dia. Por exemplo, algumas pessoas se dedicam aos estudos por conta própria, enquanto outras fazem cursinho. Também existem aquelas que trabalham ou que realizam outras atividades durante o dia.

Tudo o que o estudante faz durante o dia precisa ser considerado na hora de criar uma rotina de estudos. O calendário deve ser semanal e incluir todas as obrigações.

2.    Escolher o local de estudos

Depois de avaliar o cotidiano, chega o momento de escolher onde você vai estudar todos os dias. O ideal é que o espaço conte com alguns recursos, como janela sobreposta acústica, mas se não for possível, não será um empecilho.

De qualquer forma, procure um espaço que seja silencioso. Ele também precisa de uma mesa ou escrivaninha, não facilitar as distrações, ter conexão com a Internet, os materiais necessários, boa iluminação e ventilação adequada.

Caso o estudante viva com outras pessoas e o barulho seja constante, uma boa dica é estudar em uma biblioteca pública.

O certo é conversar com as pessoas que vivem com você e explicar que precisa se concentrar no que está estudando para alcançar seus objetivos.

3.    Montar um cronograma

O terceiro passo é listar todas as disciplinas que você precisa estudar para as provas e estruturar a rotina de estudos. Pegue o calendário semanal com todas as atividades do dia e acrescente as matérias que precisa estudar.

Intercale as disciplinas que possui mais facilidade com aquelas que sente mais dificuldade. Além disso, procure variar os conteúdos para auxiliar melhor seus estudos.

Se em um dia você leu mais, no outro pode pegar os livros de uma estante madeira maciça e fazer os exercícios, ou então, pode assistir a um vídeo que complete o tema estudado.

A diversidade é muito importante porque evita que o aluno desista da rotina estabelecida, ajudando a manter o foco durante todo o tempo necessário.

4.    Estabelecer horários fixos

Leva cerca de 66 dias para que uma pessoa transforme um objetivo em rotina, de acordo com o psicólogo Jeremy Dean. Ele também explica que existem algumas atividades que demandam mais esforço e tempo do que outras.

Ao levar essa informação em consideração na hora de montar uma rotina de estudos, estabeleça horários fixos para cada atividade do cronograma e seu cérebro vai se acostumar a realizá-las.

5.    Reunir todos os materiais necessários

É muito improdutivo ter de se levantar o tempo todo para pegar algum material. O ideal é ter por perto. Para organizar melhor todos os papéis necessários, procure uma gráfica de encadernação de livros.

Para que seus materiais não se tornem mais uma possível distração, o ideal é guardá-los em gavetas próximas e não deixar nada espalhado na mesa.

6.    Evitar distrações

Já mencionadas no tópico anterior, é altamente importante falar um pouco mais sobre as principais vilãs dos estudantes: as distrações.

É muito necessário que você tenha acesso à Internet enquanto estuda, mas isso não quer dizer que pode acessar as redes sociais ou outros aplicativos o tempo todo.

Se tiver televisão onde está estudando, mantenha-a sempre desligada e o celular o mais longe possível. Qualquer tipo de distração pode fazer o estudante se levantar mais cedo de sua cadeira universitária empilhável, o que prejudica o desempenho.

7.    Fazer pausas

As pausas, assim como os momentos de lazer, são fundamentais e precisam fazer parte da rotina de qualquer pessoa. Procure descansar a mente de vez em quando para poder se concentrar melhor nos estudos.

Para não se perder, saiba dosar as atividades que serão feitas e o quanto elas são benéficas durante a assimilação do conteúdo.

Para melhorar ainda mais esse momento, pratique atividades físicas durante as pausas, como alongamento, pois elas ajudam a relaxar a mente e liberam hormônios que aumentam a sensação de bem-estar e fazem você se sentir mais calmo.

8.    Usar métodos diferentes

Por fim, em uma mesa grande para escritório, procure métodos diferentes para estabelecer sua rotina de estudos.

Um deles é o método pomodoro, em que o estudante se dedica a 25 minutos de estudos e faz uma pausa de 5 minutos. Depois de pausar por quatro vezes seguidas, a pausa será de 30 minutos.

Considerações finais

Estudar faz parte da realidade de muitas pessoas, pois é por meio do estudo que se torna possível mudar a realidade atual e conquistar uma condição de vida melhor.

Mas ele precisa ser produtivo, por conta disso, nada melhor do que estabelecer uma rotina bem estruturada. Neste artigo, você conheceu algumas maneiras de criar e manter a sua, de um jeito simples, mas muito eficiente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×