8 dicas essenciais para organizar os estudos e aprender muito mais

Existem tantas técnicas para organizar os estudos que hoje quando você pensa em estudar, não sabe ao menos por onde começar. E esse é um problema sério para quem ainda não conseguiu compreender que para aprender mais é necessário levar ao cérebro informações de qualidade, concisas e bem-organizadas.
Se você quer ser bem-sucedido em todas as provas e testes que deseja realizar, leia este post até o final e veja o que nós preparamos para te ajudar.
A diferença entre estudar e aprender
Antes de te mostrar como organizar os estudos, quero fazer uma pergunta: você sabe a diferença entre estudar e aprender?
Ainda não? Então, veja o que Emilio M. Y. López (1999) diz sobre como estudar e como aprender: “estudar é concentrar recursos pessoais na captação de dados, buscando o domínio de um problema, e aprender é obter êxito no estudo.”
Em outras palavras, estudar é uma atitude voluntária em que você consegue se planejar e se organizar para haver progresso no seu aprendizado. Agora, veja como você pode fazer isso.
O que é essencial para organizar os estudos?
Feito o levantamento sobre a sua base de conhecimento e de quanto tempo disponibilizará para estudar, vamos conversar sobre o que é essencial para organizar seus estudos.
1) Comece criando um plano e uma agenda de estudos
O melhor caminho para fazer um plano e uma agenda de estudos é começar com um simulado e, assim, verificar o seu nível de conhecimento em cada disciplina. Em seguida, é fazer uma relação dos seus atuais compromissos e quanto tempo de estudo diário terá disponível.
Esse cuidado é fundamental para não cair na armadilha de não dar conta de todas as suas responsabilidades ou precisar abandonar os estudos por estresse e outros acontecimentos.
2) Estabeleça local e horário de estudo
Tendo em vista que o seu objetivo é aprender com mais facilidade, estabelecer, se possível, um único local e horário para estudar é importantíssimo. Essa cautela vai te fazer poupar tempo e energia, procurando um lugar para iniciar o seu trabalho diário.
3) Escolha e separe o material que vai usar
Outro ponto indispensável, antes mesmo de iniciar o seu aprendizado, é escolher e separar o material didático, porque esse é o ponto de dispersão mais perigoso na vida dos estudantes. Por isso, decida quais livros, cursos, canais do YouTube, entre outros, vai utilizar nos seus estudos. Sem essas informações, não comece a estudar.
4) Seja autossuficiente
Após organizar as ferramentas de estudo, trabalhe a sua mente! Para isso, antes de começar a estudar, lembre-se de que só você é responsável pelos seus resultados. O seu sucesso ou o seu fracasso, é você quem cria. Por isso, estude com dedicação.
5) Use o poder do estudo ativo
Entre os inúmeros motivos que a maioria das pessoas não consegue aprender, está a forma de estudar. Como dizia o professor Pierlougi Piazze, “ler e ouvir não é estudar”.
O estudo não pode ser passivo. Não é assim que o cérebro funciona. Existe um jeito certo para tirar as informações da memória de curto prazo e registrá-las na memória de longo prazo.
Se você deseja aproveitar cada instante dedicado aos seus estudos, escreva os conceitos, faça sínteses no seu livro didático, formule perguntas sobre o assunto e pratique a autoexplicação como se estivesse dando uma aula.
Nesse contexto, vamos imaginar que você tenha separado 50 minutos para estudar o seu material didático. Então, use os primeiros 5 minutos para se familiarizar com o assunto no caso de texto, mas se estiver estudando através de vídeos, anote os pontos que considerar importantes. Reserve os 15 minutos finais para aplicar a autoexplicação e fazer um pequeno resumo.
Esse é um exemplo de estudo ativo, ou seja, você não foca na quantidade de informação, mas na qualidade com que ela chega à sua memória.
6) Faça revisões diárias, semanais e mensais
Ao criar a sua agenda de estudos, separe os momentos para revisar o conteúdo. É por essa ação que serão impressas no seu cérebro as novas informações. Como o processo de aprendizagem é construído de maneira gradativa, as revisões são ferramentas indispensáveis na construção do conhecimento.
Esse hábito funciona por causa da repetição. Afinal, você vai reler os seus resumos, os seus questionários ou os seus mapas mentais. Por isso, revise sempre.
7) Intercale as matérias
É natural, depois de algumas horas de estudo, você se sentir cansado e começar a perder a atenção. Você pode resolver isso intercalando as matérias, por exemplo, português e matemática. E estudando 90 minutos e descansando 10 minutos. Com essas práticas, vai se sentir sempre atento e focado.
8) Resolva questões
O conhecimento que mais importa na hora da prova é a habilidade para resolver questões. Por esse motivo, resolva o maior número de questões possíveis, porque é assim que você testa o seu conhecimento.
Essa dica foi retirada de um planejamento para estudar em casa, por meio do Live, portal de conteúdos específicos do Apto, um marketplace que oferece imóveis novos, como apartamentos à venda no Rio de Janeiro.