7 dicas para desenvolver um ambiente escolar mais saudável
O ambiente escolar influencia a aprendizagem dos alunos, por isso é muito importante garantir um espaço saudável, harmonioso, em que todos se sintam confortáveis para interagir.
Aliás, é importante dizer que o ambiente escolar é importante não apenas para os alunos, mas também para os professores e todos os outros colaboradores, independentemente do cargo exercido por eles.
Mas no que tange aos alunos, o modo como a escola constrói seu ambiente é decisivo para a qualidade da aprendizagem. Sistemas muito rígidos não funcionam mais, tendo em vista todas as mudanças pelas quais a sociedade passou.
Da mesma forma, mesmo que os alunos aprendam melhor com mais liberdade de escolha e ambiente acolhedor, ainda é necessário que os professores saibam orientá-los no dia a dia.
O ambiente escolar é formado por todos os seus membros, assim ao mesmo tempo em que os alunos conseguem aprender mais e melhor, os professores conseguem desempenhar seu papel e transmitir os ensinamentos.
Mas para que seja possível construir um espaço agradável para todos, primeiro é necessário entender a importância de um bom ambiente escolar e descobrir maneiras de implementá-lo na escola.
Importância do ambiente escolar saudável
O ambiente escolar é todo e qualquer espaço dentro da instituição de ensino e representa a dinâmica que ocorre dentro dele.
Os alunos estão em constante evolução, mas se o ambiente escolar for ruim, esse processo pode ser simplesmente interrompido. O primeiro local que deve ser pensado é a sala de aula.
É fundamental que ela tenha boas carteiras, boa iluminação e circulação de ar, pois assim vai atender às necessidades dos usuários e vai criar um ambiente estimulante.
Desde o jardim de infância até o ensino médio, os professores precisam evitar comportamentos conflitantes entre os alunos para melhorar o clima dentro da sala de aula.
Não se deve tentar prender o aluno dentro de uma caixa; na verdade, quando o ambiente escolar é saudável, valoriza as habilidades de cada um.
A maior influência que o ambiente criado na sala de aula tem sobre os alunos é fazer com que o tempo seja gratificante. A escola deve ser uma parte agradável da rotina do aluno e não apenas mais um lugar em que ele precisa estar.
Ao transmitir essa imagem, os estudantes se sentem mais interessados e melhoram seu desempenho. Mas como falado anteriormente, o ambiente escolar também gera impacto sobre os professores.
Esses profissionais são vistos como a base da convivência dentro da sala de aula, e de acordo com estudos, quando os professores se sentem estressados, acabam prejudicando o desempenho dos estudantes.
Seja na hora de explicar a importância do uso de uniforme escolar personalizado, seja na hora de aplicar a matéria na sala de aula, o ambiente escolar saudável sempre vai favorecer o aprendizado.
Ele também evita os conflitos entre professores e alunos e traz mais tranquilidade para o dia a dia dos profissionais. Quando os alunos se desenvolvem e os professores trabalham, a direção se preocupa apenas com as tarefas administrativas.
O meio escolar precisa ser estimulante e fazer com que todos os seus integrantes se sintam à vontade para participar e interagir. Mas além de entender o que é o ambiente saudável dentro da escola e sua importância, é necessário saber criá-lo.
Como criar um ambiente escolar saudável
A sala de aula também deve ser vista como um ambiente de acolhimento, troca de experiências e afeto, e tendo esse pensamento sobre o espaço, fica muito mais fácil construir um ambiente saudável para todos. Outras formas de fazer isso são:
1. Criar um código de conduta
Os alunos precisam ter uma compreensão clara sobre quais são comportamentos positivos e negativos, pois só assim será possível criar um ambiente saudável.
Com base nisso, a primeira coisa que precisa ser feita é a criação de um código de conduta, considerando a opinião dos alunos sobre a maneira como gostam de ser tratados.
Isso é algo que deve estar presente tanto em escolas comuns quanto naquelas que oferecem cursos variados, como aula de saxofone iniciante.
A pergunta deve ser mediada pelos professores por meio de uma reunião em que todos possam apontar comportamentos que consideram respeitosos, apropriados, justos e gentis.
2. Aproximar a família e a escola
Deve haver um elo entre a família e a escola para criar um ambiente reparador e cuidadoso. Quando existe uma comunicação efetiva entre pais, professores e alunos, o desenvolvimento socioemocional das crianças é muito melhor.
Elas se sentem mais seguras, percebem que recebem apoio e que tem pessoas acompanhando sua jornada.
3. Criar um diálogo aberto
Se não houver um diálogo aberto, fica muito difícil criar um ambiente escolar de confiança entre a instituição de ensino e os estudantes. Mas esse diálogo também deve ocorrer entre todos os outros elementos da escola, como:
-
Pais;
-
Responsáveis;
-
Funcionários;
-
Professores;
-
Alunos.
Assim como dentro de uma empresa de entrega rápida de documentos, todos precisam sentir que sua voz é ouvida e que suas demandas são recebidas com empatia.
4. Reforçar comportamentos positivos
É indispensável reconhecer e reforçar comportamentos positivos, porque eles produzem ações respeitosas e acolhedoras entre os alunos. Também criam uma motivação intrínseca é um ambiente escolar de aprendizagem produtivo.
Uma das melhores formas de fazer isso é por meio de estratégias de gamificação, ou seja, sistemas de recompensa que incentivam e reconhecem comportamentos positivos e conquistas.
Os alunos também precisam fazer essa conexão entre o comportamento positivo e o sentimento que ele produz, assim, terá mais estímulos do que simplesmente buscar um prêmio ou elogio.
Conforme eles fazem essa conexão, se desenvolvem e entendem a importância das ações positivas. Empresas dos mais variados tipos, como uma de manutenção de notebook lenovo, também incentivam a união e o comportamento positivo entre seus colaboradores.
Dentro de uma escola, essa prática é fortalecida e vai contribuir ativamente para que o espaço seja realmente respeitoso e benéfico para todos.
5. Tornar o aluno no protagonista
O protagonismo do aluno é algo muito relevante, porque promove atividades nas quais eles podem participar ativamente, e elas melhoram seu desenvolvimento e os tornam mais engajados e preparados para os desafios.
Também são mais participativos em atividades em conjunto e sabem trabalhar suas competências emocionais e socioemocionais fundamentais para construir um ambiente escolar respeitoso, acolhedor e cuidadoso.
6. Unir escola e comunidade
A sensação de pertencimento é algo muito positivo e deve ser trabalhada desde cedo. A escola pode fazer isso ao integrar a comunidade em sua rotina, assim o aluno percebe o poder e a relevância de seu aprendizado na prática.
Até mesmo uma creche particular pode fazer isso, porque repercute de maneira positiva no ambiente escolar, fazendo com que seja mais saudável para todos.
Para promover a integração entre a escola e a sociedade, a instituição de ensino pode oferecer eventos, como festas juninas, gincanas, entre outros.
7. Conscientizar sobre a limpeza
Além das ações voltadas para o clima escolar, o espaço físico em si também merece atenção, tendo em vista que se ele não estiver em ordem, dificilmente será possível implementar as demais ações.
Nem todas as escolas possuem instalações físicas limpas e organizadas para os alunos, algo muito problemático ao mesmo tempo em que deveria ser visto como um processo simples e que inclusive enriquece a aprendizagem.
As questões relacionadas à limpeza são importantes para a disciplina na vida pessoal, é assim que um aluno vai respeitar as imposições das organizações, como uso de uniformes femininos para empresas, quando iniciar sua vida profissional.
Existem escolas que sofrem com o vandalismo dentro da sala de aula, mas para combater esse comportamento, é necessário implementar uma política de higiene e cuidado e ter muito diálogo com os alunos.
A instituição de ensino pode fazer um mutirão da limpeza e dos consertos, e convidando os alunos para participarem. Isso vai fazer com que se conscientizem sobre a importância de manter o espaço limpo, organizado e íntegro.
Ao mesmo tempo, eles vão perceber que o trabalho em comunidade é fundamental, saudável e que traz muitas melhorias para o grupo.
Considerações finais
Assim como uma empresa de locação de impressora brother precisa de um clima organizacional favorável para seus colaboradores, as escolas também precisam de um ambiente saudável para os alunos e professores.
A vida escolar é cheia de aprendizados, mas eles não estão relacionados apenas às matérias que precisam ser estudadas, muito pelo contrário. Os ensinamentos relacionados ao convívio social e respeito com o próximo também se aprendem na escola.
Melhorar o clima dentro da instituição de ensino favorece o aprendizado, o trabalho dos professores e o desempenho escolar como um todo. É muito mais agradável para os alunos aprenderem e para os professores ensinarem.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.