18/08/2021

5 profissões do futuro para fazer carreira

Profissoes-futuro-fazer-carreira

Um erro comum cometido por muitos é pensar em carreiras que estão em alta no momento, nas quais existem mais oportunidades e maior procura por demanda. Porém, o mais indicado seria se atentar às profissões do futuro, aquelas que surgirão ao terminar a graduação ou mais adiante. 

Pois, leva-se tempo e dedicação para um profissional adquirir experiência prática em seu trabalho através do learning by doing, o aprender fazendo, no dia a dia. Mesmo com as rápidas mudanças que acontecem, principalmente nas áreas tecnológicas, é importante se preparar para suprir futuras demandas que podem vir a ser criadas. As profissões do futuro visam não só capacitar o profissional no aspecto técnico, mas também no desenvolvimento das capacidades pessoais.

Além de falar mais sobre o que são as profissões do futuro e as mudanças que elas já estão provocando no campo profissional, listamos cinco opções de carreiras que podem ser tendências nos próximos anos. Quer saber mais? Leia a seguir.

O que são profissões do futuro?

Uma profissão do futuro é uma carreira que existe grande tendência de valorização nos próximos anos. 

O mundo tem passado por grandes mudanças, graças aos avanços tecnológicos, alguns se tornando fundamentais ao cotidiano de todos. Hoje, é possível usar a internet para praticamente tudo. As empresas já perceberam isso, e nossos dados já são trabalhados para nos dar diferentes experiências on-line. A tendência é que cada vez mais elas incorporem profissionais capacitados para lidar com as necessidades que surgirão.

Logo, havendo poucos profissionais com as habilidades necessárias na praça, quando essa procura começar, aqueles que já estiverem melhor preparados serão os mais requisitados, e poderão buscar por salários melhores.

Por isso, pensar nas novas profissões agora se tornará uma grande vantagem futuramente.

Quais são as 5 profissões do futuro?

Quer saber quais são as profissões do futuro? Listamos cinco que podem dar o que falar daqui a alguns anos.

Consultor para Internet das Coisas 

Um profissional que pode vir a ser muito requisitado será o Consultor para Internet das Coisas, que diz respeito à conectividade de objetos do dia a dia. Alguns exemplos: a conexão de um sistema de luz ou segurança, e aparelhos eletrodomésticos, como a máquina de lavar.

Esse profissional deve avaliar as possibilidades de otimizar o consumo de recursos através da Internet das Coisas e os objetos que atuam de forma inteligente, fornecendo um maior bem-estar e praticidade à rotina diária.

Profissional de Big Data

Hoje, cada vez que alguém usa a internet, dissemina seus dados de alguma forma. Seja acessando os sites preferidos, curtindo fotos em redes sociais, etc. O profissional de Big Data é aquele que pode organizar esses dados.

Após serem trabalhados, suas informações valiosas, que vão desde gostos até tendências dos usuários/consumidores, podem ser transformadas em material estratégico para ser usado no planejamento da empresa.

Inteligência Artificial

O profissional que decidir por lidar com a Inteligência Artificial, a capacidade de uma máquina para tomar decisões próprias, deverá trabalhar em sinergia com os de Big Data. Afinal, a IA precisa de dados robustos para que ela chegue a uma decisão.

Logo, quem quiser criar carreira com essa nova profissão deve ser capaz de projetar soluções de IA sob medida com o objetivo da empresa.

Cientista de Dados

Gostou da carreira anterior? Pois, atuando com Data Science é possível trabalhar com Machine Learning, que atua como o próximo passo da inteligência artificial, no qual a máquina passa a “aprender”, através de algoritmos.

Esses profissionais serão muito requisitados, para cada vez mais diminuir a necessidade da intervenção humana durante processos digitais.

Tecnologia da Informação

Já não é de hoje que as empresas estão se modernizando, bem como seus equipamentos e seus processos. Mas, isso não significa que elas não vão continuar esse processo, pois as mudanças acontecem rapidamente e quem quer estar na frente, precisa acompanhar esse ritmo.

Por isso o tecnólogo da Informação, o popular “TIzeiro”, será constantemente requisitado pelas empresas. Sendo capaz de conceber, implementar e gerir sistemas, se torna um profissional requisitado, assim como outros do mesmo nicho, como desenvolvedores e especialistas em segurança.

Agora que mostramos algumas opções, acha uma boa começar a pensar no futuro? Procure os melhores cursos, priorizando os que estão relacionados às carreiras. Pensar no amanhã agora é o que pode lhe dar vantagem diante da concorrência. 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×