25/03/2019

5 dicas de como elaborar um currículo profissional

Dicas-curriculo

Na hora de elaborar um currículo, muitos candidatos cometem erros considerados básicos, que diminuem e muito a chance de ser chamado para a próxima etapa do processo seletivo, geralmente a entrevista de emprego. Com esse texto vamos te passar 5 dicas simples, de como elaborar o seu currículo de maneira mais profissional.

Dica 1 – Atenção a formatação e escrita

Antes de o recrutador de fato ler o seu currículo, ele é impactado pela aparência visual ao abrir o documento pela primeira vez.

Uma boa formatação, com fonte de tipo e tamanhos adequados, espaçamento correto entre as linhas, títulos e subtítulos são essenciais para uma primeira boa impressão.

Coloque uma foto sempre que solicitado nos detalhas da vaga, mas lembre-se de anexar uma foto que poderia ser utilizada em um documento de identificação por exemplo.

Muita atenção com a escrita, erros de português são frequentes e dependendo da vaga, podem te eliminar na hora mesmo. Para evitar problemas, utilize programas como o Word ou Google Docs para redigir o seu currículo.

Dica 2 – Inicie com suas informações pessoais e contato

Isso é uma regra, todo currículo deve ser iniciado com suas informações pessoais e de contato, o recrutador não deve ter nenhuma dificuldade ao tentar falar com você.

Somente depois que você deve descrever o seu perfil profissional no currículo, onde falará em detalhes suas qualificações, experiências e como você pode agregar valor a empresa que está se candidatando, no final das contas é isso que vale.

Dica 3 – Ênfase nas suas qualidades

Como citamos acima, a empresa está preocupada em como você como profissional, pode agregar valor e ajudar de forma mais eficiente a melhorar processos, aumentar o faturamento, entre outros objetivos.

Saber “se vender” é uma habilidade importante. Gaste boa parte do seu tempo na elaboração do currículo com essa etapa. Liste de forma detalhada, todas as qualificações que você possui que tem relação com a vaga desejada. Sempre que possível cite experiências anteriores, como você ajudou antigos empregadores a ter melhores resultados.

Essa estratégia, faz com que o seu currículo chama a atenção do recrutador para o seu perfil, se você está elaborando um currículo para primeiro emprego, procure citar cursos e habilidades que você possui com mais destaque, já que não possui ainda experiência profissional.

Dica 5 – Não coloque informações falsas

Um erro na hora de tentar impressionar o recrutador, é colocar informações que não verdadeiras, por exemplo:

  • Inglês nível básico – Quando você não consegue fazer uma simples leitura
  • Excel avançado – Quando o máximo que consegue elaborar é uma planilha simples
  • Disponibilidade total de horário – Quando você só tem um horário específico disponível

Por isso, valorize o seu currículo sem mentir, na hora da entrevista você acabará sendo descoberto e lá se foram as suas chances.

Dica 5 – Sempre faça uma revisão

A quinta e última dica, é a revisão minuciosa do seu currículo. De nada adianta seguir as dicas anteriores, se algo estiver errado. Se a escrita, a uma informação, um telefone de contato.

Se possível, peça alguém para ler com você o seu currículo, assim você diminui a chance de ter cometido erros básicos, que diminuem a sua chance de conseguir um emprego.

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×