08/08/2022

4 Maneiras de ingressar num curso de gastronomia

Maneiras-ingressar-curso-gastronomia

Esse é um artigo totalmente voltado para você que está pensando em fazer o curso de gastronomia, um curso cheio de oportunidades para quem ainda está estudando e para aqueles que já se formaram. 

Então vamos lá, ao longo deste artigo vamos te dar várias explicações sobre o curso de gastronomia, você também vai saber qual é a nota necessária para entrar nas faculdades públicas, com vários processos seletivos, ou seja, oportunidades não vão faltar, você só precisa acreditar e estudar bastante.

O curso de gastronomia tem o bacharelado com duração de 4 anos e o tecnólogo com duração de 2 anos, porém, o bacharel tem muito mais aulas teóricas do que o tecnólogo. No curso você poderá contar com matérias como a História da Gastronomia, na qual você verá a sua mudança com o passar dos anos.

No tecnólogo, você vai ter mais aulas práticas, onde os estudantes vão aprender a pôr a “mão na massa” literalmente, geralmente essas aulas acontecem em cozinhas específicas nas instalações do curso e elas contam com mesas em aço inox bem grandes que é para os alunos ficarem bem à vontade e com bastante espaço para poder aprender. 

Como o bacharelado de gastronomia não é oferecido em muitas universidades públicas, acaba sendo um fator para que se torne bem concorrido entre os candidatos à vaga. Por isso, é necessária muita dedicação aos estudos diariamente.

Por ser um curso que está em grande crescimento e bem atual, quem se formar em gastronomia vai poder atuar nas seguintes áreas. 

  • Panificação e Confeitaria;

  • Personal Chef;

  • Segurança Alimentar;

  • Desenvolvendo Produtos;

  • Consultoria Gastronômica.

Essas são algumas das áreas de quem se forma no curso sendo ele bacharel ou tecnólogo, não podemos deixar de citar que tanto um, quanto o outro é entregue o certificado de conclusão de curso. 

Bom, agora que já sabemos um pouco mais sobre a gastronomia, chegou a hora de saber qual é a nota para entrar na faculdade em diversos tipos de processos seletivos. 

Sisu

Como já dissemos acima, o curso de gastronomia é bem concorrido devido às poucas vagas oferecidas pelas universidades públicas, isso porque nem todas oferecem esse curso.

Então para você conseguir ingressar na faculdade pelo Sisu a nota deve ser no mínimo de 630 pontos. No entanto, em algumas edições a pontuação mínima foi de 762, o que dificultou ainda mais a entrada dos estudantes na tão sonhada vaga na universidade. 

ProUni

No Programa Universidade para Todos (ProUni), é possível que os alunos de baixa renda tenham bolsas parciais e integrais. Para conseguir participar do ProUni, os estudantes precisam ter participado do Enem e ter pontuado no mínimo 450 e não ter zerado na redação. 

Além dessas especificações, o candidato também precisa atender todos os requisitos sobre sua renda e da família, conforme a bolsa que escolheu.

Não podemos deixar de falar que o curso é oferecido em mais de 260 instituições particulares, com isso o candidato fica mais próximo do sonho de estudar gastronomia, visto que todas as instituições são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e podem participar do ProUni.

FIES

Para aqueles que não obtiveram êxito no ProUni e nem no Sisu, o Financiamento Estudantil (FIES), pode ser uma excelente alternativa, nessa modalidade o aluno vai poder financiar toda a sua faculdade e começar a pagar somente depois de já ter terminado o curso. 

Muitos não sabem disso, mas qualquer curso que seja no modo presencial pode ser financiado pelo FIES, mas para conseguir se inscrever no programa é preciso ter realizado alguma edição do Enem, desde o ano de 2010.

A pontuação deve ter sido de pelo menos 450 e não pode ter tirado zero na redação. Algumas faculdades podem exigir uma nota mínima de 455 ou 630 pontos, vai depender muito de cada faculdade.

Faculdades particulares

As instituições particulares fazem o próprio processo seletivo para aqueles estudantes que não se enquadram nos requisitos dos programas do Governo Federal. 

Para que todos tenham a chance de estudar e garantir sua vaga em uma faculdade, as particulares oferecem esse tipo de processo, bem simples de se inscrever, basta o candidato acessar a página do site da faculdade escolhida, seguir todos os passos indicados, fazer sua inscrição, aguardar o dia da prova, executá-la e depois disso é só aguardar o resultado.

Os processos seletivos das instituições particulares são totalmente sem burocracia e não exigem nota mínima do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Se você for aprovado é só se dirigir até a faculdade, realizar sua matrícula e começar os estudos. Muitas dessas instituições particulares oferecem financiamento e também bolsas de estudos sem muitos procedimentos preestabelecidos.

Mas lembre-se antes de fazer a inscrição para um processo seletivo de faculdades particulares, os estudantes devem pesquisar muito sobre ela e saber se ela realmente é confiável e seus cursos são certificados pelo MEC. Depois de ter feito a pesquisa e ter tido a plena certeza de que são comprometidos, você pode fazer sua inscrição e realizar a prova no dia e hora marcados pela própria instituição. 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×