20/02/2020

160 candidatos alcançam nota máxima na redação da Unicamp

A prova da Unicamp para o vestibular 2020 foi aplicada no mês de janeiro e nela foram apresentadas duas propostas de redação aos candidatos. Com mais de 12,2 mil participantes, a organização divulgou nessa semana que 160 redações alcançaram nota máxima. O número é superior, por exemplo, do ENEM 2019, em que 53 participantes tiveram desempenho máximo.

As propostas de redação do vestibular 2020 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), eram:

  • uma crônica sobre micromachismos na sociedade, esta foi a opção escolhida pela grande maioria dos candidatos, 62%;

  • o segundo tema baseava-se na elaboração de um artigo para a plataforma podcast, com objetivo de relacionar biodiversidade e sociodiversidade no Brasil.

 “As duas propostas de redação são bastante atuais e importantes para quem vai ingressar numa universidade pública, trazendo os temas biodiversidade e micromachismos”, disse José Alves de Freitas Neto, diretor da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest), organização responsável pelo processo seletivo Unicamp.

Surpresa com o resultado, a candidata Marina de Mello Naresse, disse em entrevista ao G1, que tinha feito todo um preparativo pensando no desempenho da redação. “Não esperava nem passar e foi um diferencial para aprovação", explicou a jovem.

“É preciso também ter repertório cultural, não dá para estudar um dia antes. Ler notícias, estar por dentro das discussões, a Unicamp cobra um senso crítico do aluno", destaca Debora Bonvecchio de Lima, 23 anos, que também obteve nota máxima na redação da Unicamp.

A Comvest informou que a prova 2020 transcorreu sem nenhum incidente. O índice de abstenção foi de 10,2%, o menor desde 2017.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×