15 conteúdos de matemática que você deve revisar antes da prova do ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), tem se mostrado ano a ano como uma ótima oportunidade para estudantes ingressarem na vida acadêmica.
Geralmente o exame é feito em duas etapas, ocorridas em dois dias diferentes, e em que todas as disciplinas estudadas durante o Ensino Médio são incluídas.
É possível encontrar questões de ciências exatas, ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e outros temas, além de, é claro, a redação.
Contudo, além da redação e da prova de linguagens, onde “caem” questões de Língua Portuguesa, a prova de matemática do ENEM é uma das mais temidas.
E esse temor dos estudantes é justificado pelo peso dessa seção do exame, que “condena” os estudantes que não forem bem nela a não terem uma boa nota geral no ENEM.
Para ajudar aqueles que vão fazer o exame, preparamos um compilado com os 15 principais assuntos que costumam compor as questões de matemática do ENEM.
Continue lendo!
Os 15 assuntos que você tem que revisar para a prova de matemática do ENEM
Confira agora uma lista que traz os principais assuntos que caem na prova de matemática do ENEM e comece agora mesmo a estudá-los!
1 - Grandezas proporcionais
As grandezas são as medidas que podem ser observadas e calculadas em objetos, como por exemplo comprimento, largura e profundidade.
Com isso, as grandezas proporcionais nada mais são que os cálculos que são feitos a partir dessas medidas, possibilitando a medição de áreas, por exemplo.
2 - Estatística
A estatística é o ramo da matemática que possibilita a junção entre fatos, números e dados diversos para que análises profundas sobre determinados assuntos sejam feitas.
Uma das características mais fortes da estatística em provas, é a presença de gráficos, tabelas e planilhas.
3 - Aritmética
A aritmética lida com as quatro operações fundamentais: soma, subtração, divisão e multiplicação.
Incluídas no escopo da aritmética, estão regras fundamentais como o mmc (Mínimo Múltiplo Comum) e o mdc (Máximo Divisor Comum).
4 - Geometria plana
A geometria plana, ou euclidiana, é o ramo da matemática que aborda os estudos em torno de figuras geométricas que não possuem volume, como triângulos, círculos, retângulos e outras formas geométricas básicas.
5 - Geometria espacial
A geometria espacial, por sua vez, é o ramo da geometria que estuda figuras geométricas que ocupam lugar no espaço, também chamados de figuras 3D ou sólidos geométricos.
Esse ramo matemático é amplamente usado na arquitetura e engenharia.
6 - Geometria analítica
Na geometria analítica, os conceitos geométricos básicos são estudados através da álgebra, que é um outro ramo da matemática que conheceremos mais abaixo.
Com isso, pode-se dizer que essa vertente da geometria é uma junção de cálculos geométricos e algébricos.
7 - Funções
Em matemática, função é uma fórmula de cálculos que relaciona elementos que estão geralmente em dois grupos distintos.
Dessa forma, sempre há o grupo A (domínio) e B (contradomínio), e os seus elementos integrantes são relacionados em cálculos.
8 - Probabilidade
A probabilidade é o ramo da matemática onde as possibilidades de ocorrência de determinado resultado são estudadas.
Durante os cálculos, que podem ser feitos com a utilização de várias técnicas matemáticas, as variantes são examinadas, a fim de se ter um entendimento claro sobre as chances que determinada coisa tem de acontecer.
9 - Álgebra
A álgebra é um dos ramos mais conhecidos e usados da matemática e, através dele, vários problemas matemáticos, equações e outros podem ser resolvidos.
10 - Problemas de 1º e 2º graus
Os problemas, ou equações de 1º e 2º grau, são um conjunto de fórmulas criadas para resolver matematicamente uma diversidade enorme de situações cotidianas.
A classificação de 1º e 2º graus fazem referência a algumas características peculiares de cada um dos tipos de equação.
11 - Porcentagem
A porcentagem, representada pelo símbolo “%”, nada mais é que o ramo da matemática que relaciona qualquer número a 100, dando um conceito que é muito usado em probabilidade e estatística.
Há três maneiras de citar a porcentagem: forma percentual, fracionária e decimal.
12 - Conjuntos numéricos
Os conjuntos numéricos são subdivisões de numerais que tenham as mesmas características, como os números pares e ímpares, por exemplo.
13 - Análise combinatória
A análise combinatória é o assunto matemático que explica a criação de grupos de elementos relacionados com uma investigação de probabilidade.
Ali, combinações e possibilidades vão ser testadas, a fim de se chegar a um denominador comum.
14 - Matemática financeira
A matemática financeira, ramo da ciência que está em alta, é, além de um conceito matemático, uma ferramenta muito importante no mundo moderno.
Com a matemática financeira, um gama muito grande de ferramentas e elementos são usados para possibilitar a criação de uma rede de dispositivos que sejam capazes de proporcionar um melhor controle do dinheiro e de itens monetários.
15 - Matemática comercial
Dentro da matemática existe a matemática financeira e, ao lado da matemática financeira, existe a matemática comercial.
Esse conceito imprescindível consiste de um grupo de cálculos específicos que são desenvolvidos com foco no controle de operações comerciais, sendo muito usado em estabelecimentos onde há compra e venda, e na criação de softwares e aplicativos que auxiliam comerciantes, por exemplo.
Aprofundando os estudos nos ramos da matemática que apresentamos acima, certamente você fará uma ótima prova de matemática do ENEM.