25/03/2013

10ª Feira do Livro de Joinville

Presidente da Academia Catarinense de Letras abre programação

 

A presença de nomes reconhecidos da literatura nacional e de expressão latino-americana antecipa o sucesso da décima edição da Feira do Livro de Joinville, de 3 a 14 de abril. Visitação à feira e demais atividades da programação das 9 as 21 horas, com entrada de graça

 

Abrindo a programação, o presidente da Academia Catarinense de Letras Péricles Prade fala sobre “O valor da cultura na formação do homem” no dia 3, às 19 horas. Para ele, o evento em Joinville é de grande relevância para a promoção da cultura. “A literatura, em nosso Estado, ainda se encontra à deriva, no plano nacional. Aos poucos tem merecido atenção e não apenas no eixo Rio-São Paulo. Alguns poetas e contistas têm publicado em editoras de repercussão fora de nossas fronteiras”, comenta.

 

Prade acredita que não basta a atividade literária ser ativa. É preciso que o Estado – união, unidades da federação e os municípios - colabore mais. “Percebo preocupação maior, mas ainda é insuficiente a intervenção dos gestores”.

 

Jurista e escritor, ele entende que o Estado tem grande responsabilidade na promoção cultural por meio de políticas públicas, mas os produtores também devem ser incentivados pelas empresas, subsidiando projetos de repercussão. “Pena que, até hoje, não tenham sido tomadas as medias imprescindíveis para a criação de uma Secretaria de Cultura exclusiva”, lembra.

 

Advogado, jornalista e escritor, Péricles Prade reúne uma obra diversificada reunindo prosa de ficção, ensaios e poesia. Em 31 de março de 1973 foi empossado na cadeira 28 da Academia Catarinense de Letras, da qual hoje é  presidente. Também presidiu a União Brasileira de Escritores, de 1980 a 1982. Foi vice-prefeito de Florianópolis.

 

Mantém uma intensa produção: teve publicado recentemente em São Paulo novo livro de poesias, “Casa de Máscaras” (Editora Iluminuras), aguarda a publicação do livro de narrativas “Espelhos Gêmeos”, e outro de poemas com o título “Olho Gótico”. Recentemente, a respeito de obra de ficção do autor, o crítico Álvaro Cardoso Gomes publicou o livro de ensaios “Alçapão de Imagens”.  Péricles Prede também concluiu a tradução de uma antologia de Guillaume Apollinaire, sob o título “besouro que dorme no coração da rosa”, extraído de um de seus poemas.

 

Além de Péricles Prade, estão confirmados na Feira do Livro os escritores Marina Colasanti, Ignácio Loyola de Brandão, Roseana Murray, Leo Cunha, Domingos Pelegrini, Maria Antonieta Cunha, Thalita Rebouças, Monica Buonfiglio, Liliane Prata, Chris Guerra e o desenhista de quadrinhos Daniel HDR. Dois escritores internacionais - Martin Koan (Argentina) e Carlos Liscano (Uruguai), entre outros.

 

A Feira do Livro de Joinville é uma realização do Instituto da Cultura, Educação, Esporte e Turismo, com apoio do SESC, Prefeitura Municipal, Fundação Turística, Secretaria de Educação e Fundação Cultural.

 

Informações pelos telefones (47) 3422-1133 e 9972-2204 com a presidente do Instituto e idealizadora da Feira do Livro Sueli Brandão. A programação do evento está disponível em www.feiradolivrojoinville.com.br.

 

 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×