09/05/2018

10 Dicas Para Você Melhorar seu Desempenho no Vestibular e no Enem

Barbara Beyda

 

O Vestibular e o Enem são provas de enorme importância para o futuro acadêmico e profissional de milhões de brasileiros. Essas provas constituem um desafio para a maioria dos candidatos, principalmente para os que almejam uma vaga muito disputada. É fundamental, portanto, que os candidatos estudem com eficácia para otimizar o desempenho nesses exames.
Neste blog, oferecemos 10 dicas para o candidato melhorar seu desempenho no Vestibular e no Enem.

1. Decida quais exames você prestará.
Decidir quais vestibulares prestar é o primeiro passo. É importante que o aluno não postergue tal decisão. Muitas faculdades que costumavam aplicar o vestibular substituíram-no pelo Enem. Antes de iniciar os estudos para o Vestibular, é necessário o aluno saber que provas terá de prestar. Vale ressaltar que o formato do Enem é diferente do da maioria dos exames vestibulares. Portanto, o programa de estudos que o aluno deverá seguir dependerá muito de que provas fará. 
É importante lembrar que algumas faculdades que adotaram o Enem ainda aplicam a segunda fase do vestibular. Esta pode ser constituída por questões de múltipla escolha e/ou dissertativas. É imprescindível que o aluno esteja bem informado sobre todas as provas que terá de fazer para conseguir uma vaga na faculdade onde deseja estudar.

2. Consulte o Manual do Candidato das faculdades onde você deseja estudar. 
É importante que o aluno saiba que matérias e tópicos serão exigidos pelas provas que fará. Exemplificando: há vestibulares que testam matérias como Sociologia, Filosofia, Arte e Língua Estrangeira. Se o aluno pretende fazer uma prova que testará essas matérias, ele terá de estudá-las, especialmente se não fizeram parte de seu currículo escolar.
É necessário que o aluno consulte a lista de obras literárias exigidas pelos vestibulares que prestará. Recomendamos que todo aluno leia as obras exigidas pelas provas que fará. O portal de educação Educabras.com disponibiliza análises de obras literárias testadas pelo principais vestibulares.

3. Comece a estudar com bastante antecedência, especialmente se há certas matérias ou assuntos que lhe apresentam muita dificuldade.
São poucos os alunos que assimilam todas as matérias com facilidade. O fato de o aluno ter dificuldade em compreender certas matérias significa que deve dedicar mais tempo de estudo a elas. 
É normal querer estudar as matérias que você mais gosta. Para ter sucesso no Vestibular, será necessário sair de sua zona de conforto e se dedicar a assuntos difíceis, mesmo que você não goste de estudá-los.

4. Elabore um plano de estudos e o siga rigorosamente.
Você deve elaborar um plano para organizar os estudos. É aconselhável determinar quantas horas estudará por dia e como alocará o tempo de estudo entre as matérias. 

5. A elaboração de um plano de estudos deve ser personalizado. 
Não existe um plano de estudos que sirva para todos os alunos. Seu plano dependerá de quanto tempo você poderá dedicar aos estudos diária e semanalmente. Nossa recomendação é que seu plano de estudos dê prioridade às matérias que mais lhe apresentam dificuldades. Estude-as quando estiver descansado e com energia mental e física. Não tente estudar assuntos complicados quando estiver cansado.

6. Ao estudar uma aula, faça anotações e resumos. Estes são extremamente úteis, especialmente para você poder revisar o conteúdo nos dias que antecedem os exames.
É praticamente impossível estudar todo o conteúdo nos dias que antecedem as datas das provas. Mas é possível estudar resumos. Portanto, ao estudar uma aula, faça anotações e elabore resumos.
Há cursos pré-vestibular online, como o Educabras.com, que disponibilizam resumos para seus alunos. 

7. Após estudar uma aula, responda a questões. Isso é necessário para avaliar se você entendeu o que estudou. 
O fato de você ter estudado uma aula, mesmo se a memorizou, não significa que entendeu o que ela visa a transmitir. Portanto, após estudar uma aula, responda a questões que testam o conteúdo abordado por ela. Por exemplo, se você estudou uma aula sobre Geometria Plana, tente responder a questões de vestibular que testam esse tópico. 

8. Faça simulados e provas de vestibulares que foram aplicadas em anos anteriores. 
O simulado é uma das ferramentas mais eficazes para se preparar para o Vestibular e o Enem. Esse é o motivo por que muitos cursos de educação online os disponibilizam para assinantes.
É importante cronometrar simulados e provas, pois todo exame tem limite de tempo. Vale ressaltar que no dia da prova, não basta responder corretamente às questões: é necessário também conseguir fazê-lo dentro do limite de tempo. Muitos alunos consideram provas como o Enem muito longas. Para muitos deles, o maior desafio não é a dificuldade da prova, e sim, conseguir responder a todas as questões dentro do limite de tempo. Portanto, é aconselhável fazer simulados cronometrados.
O Educabras.com disponibiliza para seus assinantes um número ilimitado de simulados. Eles são cronometrados e corrigidos automaticamente.

9. Pratique elaborar redações dissertativas.
O Enem e a maioria dos vestibulares exigem que o candidato escreva uma redação dissertativa.
É necessário que o candidato entenda com clareza o que constitui um texto dissertativo. Se o exame exigir esse tipo de redação e o candidato elaborar um texto narrativo ou descritivo, será penalizado: provavelmente tirará nota zero na Redação.
Recomendamos que os alunos consultem aulas ou livros sobre como escrever uma ótima redação dissertativa para o Vestibular e o Enem. Mas ressaltamos que a forma mais eficaz de se preparar para essa área do exame é praticar: escrever o maior número de redações dissertativas. 

10. Leia artigos de jornais e revistas sobre Atualidades. 
É fundamental que os candidatos estejam bem informados sobre os eventos da atualidade. Muitos vestibulares, inclusive o Enem, testam Atualidades. Recomendamos que os alunos leiam artigos de jornais e revistas. O conhecimento adquirido por meio desses artigos os ajudarão a responder a questões sobre Atualidades. Além disso, ler artigos bem escritos constitui uma forma de melhorar a habilidade de interpretar textos e escrever redações dissertativas.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×