20/02/2018

Uma análise do perfil dos servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade Federal do Espírito Santo – Campus de Alegre

O objetivo deste estudo foi analisar o perfil dos servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade Federal do Espírito Santo – Campus de Alegre. Buscou-se também verificar as possíveis diferenças existentes entre as variáveis gênero, faixa etária, titulação acadêmica e tempo de serviço. A pesquisa caracteriza-se como quantitativa, com recorrência à abordagem qualitativa, cuja coleta de dados ocorreu por meio de um questionário encaminhado via Portal do Servidor da universidade, além da utilização de dados secundários (Inep e Enap). De acordo com os resultados obtidos, foram constatados que as proporções de gêneros entre os servidores se diferem de acordo com a categoria, sendo que, entre os docentes a maioria é do sexo masculino (61,64%), já entre os técnico-administrativos a maioria é do sexo feminino (62,22%), contudo, notou-se que em nível nacional, cada vez mais, o distanciamento quantitativo entre homens e mulheres vem se reduzindo. Com relação a faixa etária, a média de idade dos docentes foi de aproximadamente 40 anos, enquanto dos técnicos, 36 anos. A titulação acadêmica dos docentes, 86,30%, são doutores, entre os TAE’s, a maior proporção de servidores são especialistas (40%). O tempo de serviço dos docentes concentrou-se no intervalo de 3 a 10 anos (73,97%), enquanto com os TAE’s, houve uma maior participação de recém-chegados (77,78%) com tempo de serviço inferior a 7 anos. Conclui-se que a identificação do perfil dos profissionais que atuam em uma instituição deve ser prioridade para a gestão, pois é notória a importância que as atitudes e envolvimento das pessoas com o trabalho interferem no alcance dos objetivos da organização.

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Volume/Edição

Autores

  • BARBOSA, Kézya Lourenço; OLIVEIRA, Josiléia Curty; HEGEDUS, Clóvis Eduardo Nunes.

Páginas

  • 1 a 14

Áreas do conhecimento

  • Nenhuma cadastrada

Palavras chave

  • Gestão Pública; Servidores federais; Qualificação Profissional; Gestão Universitária

Dados da publicação

  • Data: 20/02/2018
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