29/02/2020

Um novo olhar sobre a avaliação no ensino de Ciências: o que dizem os discentes?

A utilização de apenas um instrumento de coleta de dados, como as provas objetivas tradicionais pode ser desastrosa do ponto de vista da avaliação da aprendizagem que nem sempre são efetivas para aferir o que o aluno aprendeu, contudo, diversos instrumentos poderão utilizados para tal. Sendo assim, uma pesquisa foi realizada buscando responder a seguinte pergunta: Será que na opinião dos alunos, apenas as provas testes, são suficientes para avaliar a sua aprendizagem? Logo, o presente artigo é resultado desta pesquisa qualitativa que foi realizada com duas turmas do ensino fundamental II na disciplina de Ciências com o intuito de verificar as opiniões dos alunos sobre os métodos de avaliação da disciplina, sendo então questionados sobre suas preferências em relação à aplicação de provas testes ou de experimentos realizados em casa. O resultado demonstrou que mais de 90% que preferem os experimentos de baixa complexidade que realizam frequentemente em casa durante o ano sobre a orientação e mediação do docente. Além do questionário aplicado aos 61 alunos pesquisados foi realizada uma breve revisão bibliográfica sobre os processos avaliativos para fundamentar e corroborar com o estudo.

Baixar artigo

Volume/Edição

Autores

  • Santos, F. R.

Páginas

  • 1 a 13

Áreas do conhecimento

  • Nenhuma cadastrada

Palavras chave

  • Avaliação; Experimentos; Provas.

Dados da publicação

  • Data: 29/02/2020
Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×