TRAJETÓRIA DO CURSO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES SOCIAIS EM PORTO ALEGRE: EDUCAÇÃO POPULAR E PEDAGOGIA FREIRIANA
Resumo
O presente texto recupera a história do primeiro curso intitulado como Formação de Educadores Sociais com perspectiva na pedagogia freiriana e na educação popular. O Curso é fruto da demanda de educadores vinculados na Associação de Educadores Populares e Porto Alegre (AEPPA) no ano de 2009 sendo executado pelo Instituto Social Brava Gente a partir de 2010. A concepção de educação crítica é advinda da trajetória dos movimentos populares gaúcho, cuja luta é por projetos de sociedade emancipatória; por isso, Paulo Freire é o autor que embasa a proposta pedagógica do Curso. A metodologia de análise é a sistematização de experiência de Oscar Jara.
Palavras-chave: Educação Popular. Educadores Sociais. Formação. Paulo Freire.
Abstract
The present text recovers the history of the first course entitled Training of Social Educators with a perspective on Freirian pedagogy and popular education. The course is the result of the demand of educators linked in the Association of Popular Educators and Porto Alegre (AEPPA) in the year 2009 being executed by Instituto Social Brava Gente as of 2010. The conception of critical education comes from the trajectory of the popular movements gaucho, whose struggle is for projects of emancipatory society; therefore, Paulo Freire is the author who bases the pedagogical proposal of the Course. The methodology of analysis is the systematization of Oscar Jara.
Keywords: Popular Education. Social Educators. Formation. Paulo Freire.