22/02/2017

Trabalho pedagógico: relatos de professores de classes multisseriadas do campo, no município de Comodoro, nas décadas de 1980 e 1990

 O presente artigo trata do trabalho pedagógico de professores que atuaram em escolas do campo, no município de Comodoro/MT, nas décadas de 1980 e de 1990. Com esse estudo buscamos entender como os professores desenvolviam o trabalho pedagógico e como lidavam com os desafios da realidade da escola do campo nos anos 80 e 90. Dessa forma, aborda, resumidamente, três temáticas fundamentais relacionadas à educação escolar no campo: formas de organização do trabalho pedagógico, metodologias e recursos didáticos utilizados no processo de ensino e aprendizagem e as dificuldades da prática docente. Com base em uma abordagem de pesquisa qualitativa, a metodologia utilizada consta de estudos bibliográficos e entrevista semiestruturada. Os resultados dessa pesquisa apontam que articulação entre esses docentes para organizar o planejamento de ensino e para fazerem trocas de experiências, contribuiu para o exercício de aprender a ser docente e principalmente, para o sucesso escolar de muitos alunos. Espera-se que este estudo possa contribuir para um melhor entendimento das questões que envolvem a educação no/do campo e que possa desencadear novas discussões que permitam uma maior percepção a respeito do processo educacional existente no espaço rural.

Baixar artigo

Volume/Edição

Autores

  • GARCIA, Luana dos Santos Nogueira; MACHADO, Ilma Ferreira.

Páginas

  • 1 a 13

Áreas do conhecimento

  • Nenhuma cadastrada

Palavras chave

  • trabalho pedagógico, educação do campo, professores

Dados da publicação

  • Data: 22/02/2017
Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×