Trabalho pedagógico: relatos de professores de classes multisseriadas do campo, no município de Comodoro, nas décadas de 1980 e 1990
O presente artigo trata do trabalho pedagógico de professores que atuaram em escolas do campo, no município de Comodoro/MT, nas décadas de 1980 e de 1990. Com esse estudo buscamos entender como os professores desenvolviam o trabalho pedagógico e como lidavam com os desafios da realidade da escola do campo nos anos 80 e 90. Dessa forma, aborda, resumidamente, três temáticas fundamentais relacionadas à educação escolar no campo: formas de organização do trabalho pedagógico, metodologias e recursos didáticos utilizados no processo de ensino e aprendizagem e as dificuldades da prática docente. Com base em uma abordagem de pesquisa qualitativa, a metodologia utilizada consta de estudos bibliográficos e entrevista semiestruturada. Os resultados dessa pesquisa apontam que articulação entre esses docentes para organizar o planejamento de ensino e para fazerem trocas de experiências, contribuiu para o exercício de aprender a ser docente e principalmente, para o sucesso escolar de muitos alunos. Espera-se que este estudo possa contribuir para um melhor entendimento das questões que envolvem a educação no/do campo e que possa desencadear novas discussões que permitam uma maior percepção a respeito do processo educacional existente no espaço rural.