Trabalho Infantil e suas Implicações no Acesso à Universidade e no Desenvolvimento em Escala Humana
Objetivamos com esse artigo demonstrar por meio de revisão bibliográfica interdisciplinar os impactos do trabalho infantil no acesso à universidade e, consequentemente, no desenvolvimento em escala humana. Sob essa senda verificamos que o trabalho infantil é um elemento de impactos extremamente negativos sobre o desenvolvimento humano da criança e do adolescente trabalhores. Nesse sentido, de acordo com o marco teórico adotado concluímos que, se entendermos o desenvolvimento como algo inerente à pessoa humana (como direito humano, inclusive), logo, devemos entender o trabalho infantil como fator de total obstaculização a tal desenvolvimento e, ainda, se dimensionarmos o desenvolvimento como “conhecimento” ou “educação” constatamos que o trabalho infantil além de obstaculiza-lo, de fato o inviabiliza, na medida em que quanto mais presente for o trabalho infantil, mais ausente é o acesso à educação (boa educação) e o aprendizado, que são elementos essenciais para a autodeterminação do ser ou “protagonismo de si mesmo” no processo sócio-histórico do desenvolvimento em escala humana. Dessa forma, tem-se que a erradicação do trabalho infantil é medida urgentemente necessária e vital para assegurar o próprio processo de desenvolvimento em escala humana.