25/05/2019

“SINAES” de alerta: da concepção aos resultados da avaliação do Ensino Superior Brasileiro

Em um cenário de globalização econômica, a atuação do Estado como assegurador da educação superior vem ao encontro de políticas de racionalização dos recursos públicos, efetividade das políticas de educação e formação do intelecto nacional, almejando o desenvolvimento e a promoção de inovações aos problemas locais (imersos no contexto internacional). A consolidação da educação de ensino superior como meio para o desenvolvimento nacional, requer não somente o aporte legal que a legitime e regularize ou a disponibilidade de recursos que atendam as demandas crescentes na área; implica na definição de sistemas de avaliação que primem pela análise do ensino oferecido, aliados ao comprometimento público de prestação de serviços de qualidade aos cidadãos. Assim, o presente artigo aborda o Sistema Nacional de Avaliação de Ensino Superior - SINAES – em um estudo pautado no desafio da regulação da educação superior e na avaliação das prerrogativas qualitativas de melhoria, à luz da Teoria Geral de Sistemas. A partir da evolução da legislação, almeja-se traçar o paralelo das partes que compõem o sistema, estabelecendo suas relações interativas e funcionalidade, de modo a associá-las e compreender seus efeitos para a elaboração de políticas públicas educacionais.

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Volume/Edição

Autores

  • COELHO, Maristela Denise; FRANCISCO, Thiago Henrique Almino; NAKAYAMA, Marina Keiko; MELO, Pedro Antônio de; ANTUNES, Bruno Cesar; SOUZA, Izabel Regina de; BACK, Isadora Maria.

Páginas

  • 1 a 11

Áreas do conhecimento

  • Nenhuma cadastrada

Palavras chave

  • SINAES, Avaliação, Ensino Superior, Teoria Geral de Sistemas

Dados da publicação

  • Data: 25/05/2019
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