Repensando a formação continuada de professores
Resumo: O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a formação continuada de professores da rede básica de ensino da região de Pelotas/RS. Possibilitando através de uma entrevista online mostrar o parecer dos professores sobre as formações que estão recebendo em suas escolas. A partir da análise dos dados se percebe uma divisão de opiniões entre os entrevistados, mostrando que a maioria dos professores consultados está descontente com a forma com que estes encontros de formação continuada estão sendo organizados pelas escolas. Muitos deles não geram mudanças nas ações pedagógicas; e outros são ofertados para cumprir as imposições externas, gerando um descontentamento por partes dos docentes, que tem que se dividirem entre seus afazeres pedagógicos e os encontros de formação continuada, que na maioria das vezes ficam somente na teoria e pouco reflete na prática em sala de aula. A intenção do artigo é contribuir para melhorar os cursos de formação continuada de professores da rede básica, para que estes cursos atinjam seus objetivos que é a ampliação da formação pedagógica e formação humana integral